Não sei se devo seguir adiante com namoro

Feita por >Cíntia · 31 out 2016 Terapia de casal

Namoro há 5 anos e apesar dele ter 26 anos e eu também o acho com o um espírito de "criança". Ele é do tipo que procura muita brincadeira, fala besteira, é muito carismático e risonho. Mas tem momentos que ele muda completamente e passas vários dias sem me procurar. Muitas vezes me critica, diz que sou chata, me ofende com bobagens e por esse motivo tenho evitado falar com frequência com ele. Já perguntei porque ele não termina, já que parece insatisfeito, mas aí ele diz que me ama, para de agir assim, vem me abraçar e eu acho ser fingimento. Tenho me feito mais ausente quando estamos longe, mas perto o trato de modo caloroso e atencioso. Nos vemos 1 dia por semana por conta do trabalho e distância.

Na verdade sinto que ele não é tão verdadeiro com o amor que diz sentir por mim. Na mesma hora que me elogia, me crítica pelo meu corpo, sinto frieza em seu olhar. Ele trabalha, mas eu estou afastada do emprego e o fato de eu não ter dinheiro parece um agravante, porque raramente ele aceita sair para bancar com tudo. A típica frase dele é "você vai pagar também ?", sendo que ele sabe da minha dificuldade e por isso também evito chama-ló para sair.

Não somos um casal que briga com frequência, mas certas atitudes dele têm me afastado de alguma forma. Não quero mais conversar para não bancar a chata. Ele não tem desejo em casar, mas quando falamos do futuro ele sempre se refere a mim como fazendo parte da vida dele por muitos anos. Mas temo que meu sentimento acabe apesar de amá-lo imensamente. Gostaria de um auxílio.

A melhor resposta 31 OUT 2016

Olá, Cíntia.
O namoro é justamente para isso também: para conhecer a pessoa melhor, avaliar se há compatibilidades, construção do amor, afetos, compartilhar a vida a dois, a amizade, enfim. Relacionamento não é fácil. Envolve diálogo, respeito. Se você chegou a este ponto, em se questionar sobre esse relacionamento de 5 anos que não é mais como antes, claro, porque nós somos seres dinâmicos; mudamos, o outro também muda. É esse ajuste constante que movimenta a vida, a relação. Então, tudo isso que você está percebendo, sentindo está incomodando você e de alguma forma te deixando infeliz, insatisfeita. O bom é ser quem somos, termos liberdade para nos expressarmos como nos sentimos e melhor também, é se sentir compreendida, valorizada e não diminuída, seja em qualquer relação. Reflita sobre estes pontos, busque um diálogo aberto com ele e exponha tudo. Não deixe somente para ele decidir; você também tem voz. Avalie esta relação. Pode trabalhar estas demandas em terapia também, juntamente a um profissional.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

13 ABR 2017

O processo de Psicoterapia Analítica tem como objetivo auxiliar pessoas com dificuldades ou em sofrimentos e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a Terapia, o analisando é convidado a acessar seus afetos, pensa,netos, comportamentos e fantasias que compõem o cenário de sofrimento. Saber lidar com os sintomas e permitir a fluidez de vida são consequências da empatia do analisando consigo.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

7 MAR 2017

Cintia.
Olha, vou te dizer uma coisa do fundo do meu coração.
A pior coisa que tem é estar num relacionamento com alguém que nos dá informações contraditórias.
Acho que você poderia primeiro começar a ouvir mais suas intuições, o seu desejo, os planos que você tem pro futuro.
Não dê para o outro a chave da sua felicidade.
Boa sorte e um grande beijo
Erica Taylor Psi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

2 NOV 2016

Cíntia,
Gostaria de propor uma reflexão referente a relacionamento:
1- A sua relação é uma via de mão dupla, ou seja, cada um cumpre os 50% de responsabilidade por este relacionamento que lhe cabem?
2 - O que você espera dessa relação?
3 - O que tem de bom e o que tem de ruim nessa relação. Escreva num papel. Compare as listas. Veja o que pode ser ajustado. Ajuste.
4 - O que você busca em uma relação?
5 - Qual é a sua responsabilidade sobre o que está acontecendo nesse relacionamento?
Boas reflexões! Beijos Erica Taylor

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

1 NOV 2016

Cíntia, você já matou a charada com a frase "não sei se devo seguir com o namoro", mas sente-se dependente dele ainda, e pensa que é amor. Com a terapia você se fortalecerá e encontrará outras saídas e tudo ficará mais claro para você. Boa sorte

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

1 NOV 2016

Ola Cíntia primeiro é preciso você se responder se esta situação está confortável para você e qual a relação de ganho que você tem nesta relação. Se você está em sofrimento o que te impede de tomar as rédeas de sua vida e optar por uma situação mais sadia na sua vida. Claro nada disso que falei é fácil, mas toda mudança de comportamento é preciso mas primeiro é preciso trabalhar os pensamento e se fortalecer para tal decisão porque toda ação tem consequência e as vezes é preciso se preparar para tal ação. Procure ajuda psicológica para te ajudar.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

31 OUT 2016

Cíntia, o melhor auxílio que posso te dar é que você procure um psicanalista. Percebo que você não sabe o que quer. Você fala muito dele e pouco de ti; então, o primeiro passo é procurar e agendar uma consulta com um psicanalista. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

31 OUT 2016

Oi Cíntia, depois de 5 anos de namoro muita coisa aconteceu, né?! Você mudou e ele, provavelmente, também mudou. Acho legal vcs conversarem sobre isso... sobre as mudanças, sobre o que está te causando infelicidade. Por que que ao invés de vc perguntar pq ele não termina, vc não tenta mostrar pra ele que determinadas atitudes estão fazendo te mal?! Tem que pesar se está valendo a pena esse relacionamento. Tenta lembrar o porquê de vcs estarem juntos e ver se o motivo de 5 anos atrás bate com hoje. Coloca num papel... os prós e os contras, já tentou?! É difícil te ajudar sem saber o caso inteiro... sua história... te aconselho procurar um psicólogo pra te auxiliar nessas questões. Espero ter ajudado.

Thais Baère Psicólogo em Brasília