Não sei se devo dar mais uma chance a meu namorado

Feita por >Nai · 7 jul 2020 Terapia de casal

Tenho um namorado a 3 anos mas semana passada decidi terminar com ele por desgaste na relação, ele é um cara um pouco machista, ele nao era machista comigo mas ele sempre tentava menosprezar outras mulheres, tirando o fato de que no começo da relação ele era muito grosseiro e indiferente comigo, terminamos um vez e voltamos depois de 3 meses e ele amenizou um pouco sua grosseria e tava mais carinhoso mas descobri a uns 10 meses que ele estava conversando com uma menina sem me contar e quando o questionei ele disse ser só uma amiga e que não tava me traindo, eu perdoei mas a mágoa ficou e agora ele está super amoroso e querendo pensar no futuro mas eu já estou muito triste e cansada de insistir tanto por erros pequenos e atitudes repetitivas bobas. Agora que eu terminei ele disse que vai mudar e vai ser maravilhoso, mas eu tenho medo de dar mais uma chance e ele voltar a ser a mesma pessoa, sinto q ele pode estar falando isso por que foi eu que tomei a iniciativa e terminamos de verdade. Ele também me disse que a paixão dele por mim não é uma coisa absurda Igual no começo mas que ele gostaria de ter um futuro por que sou uma garota legal e “correta” e que me ama. Estou indecisa entre aceitar que tomei minha decisão e seguir em frente ou dar mais uma chance, sinto que ele apenas está querendo voltar comigo pra não se sentir sozinho e ter que começar outro relacionamento, e que apenas quer continuar pq gosta de mim e do nosso companheirismo, mas acho que não deveria ser só isso uma relação. Enfim, procuro ajuda para entender melhor o que estou sentindo, obrigada.

A melhor resposta 8 JUL 2020

Olá Nai! Grato por participar. Término para valer, envolve rompimento total por pelo menos três anos. Isso ocorreu? Outro dado: uma pessoa, somente namora a outra, se na essência, ela conseguir primeiro, namorar a si mesma. Mais dados: namoro é exercício de conhecimento e exploração do qual se espera, na maior parte das vezes, não dê certo. Isto é: uma pessoa namora a outra para conhecer melhor. Em média, é fácil perceber que as pessoas namoram três, quatro ou mais, antes de assumir noivado, namoram até decidir noivado, cinco ou seis, antes de assumir casamento. É preciso conhecer. Sem contar que para a pessoa namorar a si mesma - condição necessária para poder namorar ao outro - precisa ter a sua turma, que viaje, que estude, pratique esportes, tenha metas e objetivos autônomos.
Pondere: não será o caso de amadurecer mais na construção da própria vida (o namoro a si mesma?)
Será interessante você enriquecer essas reflexões com a condução técnico-científica de um psicólogo.
Estamos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

17 JUL 2020

Ola Nai! Seja muito bem vinda! Acredito que se estivesse no seu lugar também estaria cheia de medos e duvidas sobre o futuro com essa pessoa. Estiveram juntos por um bom tempo , romperam, voltaram e em vários momentos ele teve atitudes grosseiras ,foi indiferente depois melhorou, enfim esta complicado de acreditar que algo possa vir a ser diferente.
Querida vejo sua indecisão e seus questionamentos como saudáveis e coerentes ,fazem refletir se quer ou não seguir com o relacionamento...te considerar uma garota legal e correta certamente não é suficiente para construir uma historia juntos.
Aproveite este período de afastamento para encontrar um psicoterapeuta que possa te ajudar .
Sigo a disposição!
Eliani
CRP07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre