Não sei se devo voltar para o meu ex-namorado

Feita por >mr2715 · 16 dez 2022 Abordagem psicológica

Bom, namorava a 7 anos e alguns meses e estava noiva a quase 3 anos. Quando o conheci, era um homem maravilhoso, o homem dos meus sonhos, mas desde o início da pandemia, passamos a ter muitos problemas, muitas brigas e eu passei a ficar muito pensativa sobre o comportamento dele. Comecei a fazer terapia, mais por outros motivos, mas minha psicóloga quis saber sobre meu relacionamento e depois de várias conversas, ela pediu pra eu ficar de olho nele e pensar se ele era abusivo e depois dessa fala, fiquei muito mais pensativa, mas no fundo, com um pensamento de que ele poderia mudar, que era só uma fase. Sempre que brigavamos, ele me ignorava, me tratava mal, era agressivo com palavras comigo, ameaçava terminar comigo, fazia eu me sentir culpada por absolutamente tudo, já chegou até a me tratar mal na frente da família dele, mas eu pensava que poderia mudar. E detalhe, desde o começo do nosso relacionamento, ele tinha dificuldade para ejacular. Para terem noção, nesses 7 anos, ele deve ter ejaculado comigo umas 5 ou 6 vezes, no máximo e eu sempre me senti mal e culpada e ele até dizia que eu não ajudava ele a chegar lá.
Com o passar do tempo, eu fui perdendo algo, fui ficando infeliz mesmo e tudo que já aconteceu de ruim no nosso relacionamento, voltou com tudo na minha cabeça nesses últimos dias, inclusive conversei com a mãe dele e ela disse que entendia se eu tomasse a decisão do término, porque ela conhecia o filho que tinha, e até tinha dó de mim quando nos casassemos, aí depois desse comentário dela, eu fiquei ainda mais pensativa e e então decidi terminar. Nós terminamos na sexta-feira passada, mas ele me pediu mais uma chance pra mudar (isso nessa terça-feira), e eu dei, mas no fundo não queria. E quando foi hoje, conversei com ele novamente e disse que não podíamos continuar juntos, que eu não estava feliz e não podia seguir dessa forma. Ele chorou muito e aquilo acabou comigo, mas não podia voltar atrás. Por mais que eu ainda o ame e por mais que ele tenha me feito bem por diversos momentos, os momentos ruins e tristes, falaram mais alto.
Até sugeri a ele de fazer terapia, que estaria ao lado dele, mas ele se negou, disse que não precisa, que só precisava de amor e carinho e que eu nunca dei.
Sendo que eu sempre fui amorosa, carinhosa, já fiz diversas surpresas pra ele.
Enfim, poderiam me ajudar com conselhos? Estou tão mal, até com saudade.
Nós conversamos ainda por whatsapp e ele disse que poderíamos fazer um teste na terapia de casal, mas depois não tocou mais no assunto e só falava comigo quando eu mandava mensagem.
Eu o amo, o amo mesmo, mas todos os momentos ruins falaram e ainda estão falando mais alto, no fundo eu quero dar mais uma chance ao nosso amor, mas não quero viver numa montanha russa, pisando em ovos e ele não aceita isso, não reconhece ou não consegue ver seus erros e atitudes.

A melhor resposta 18 DEZ 2022

Oi MR
Pois, já que estão assim, aproveita para iniciar uma nova fase... aprendendo as lições de ver as causas das insatisfações, das brigas entre voces. Inclusive sobre a dificuldade sexual dele... Pode ser problema, pode ser simplesmente o desconhecimento que ambos tem de si mesmos e do outro.
Voces precisam aprender a ser verdadeiros um com o outro e consigo mesmo, assumir a responsabilidade por si mesmos e não se colocar como vítimas... qual a razão da desarmonia. De acordo que voce não tem que conviver com o mau humor dele e mau humor são problemas emocionais que precisam ser resolvidos.
Este é o momento de voces resolverem isso... se não resoverem, vão viver os problemas no casamento... e aí, é mais difícil resolver.
Com certeza ele precisa de Terapia sim, e não é de casal... é individual, mas ele precisa resolver fazer.
Se ele não demonstra vontade de fazer, se acha que não precisa... é sinal que não está disposto a mudar, ele quer que voce se adapte a ele... Não aprece o rio... antes de resolver reatar, resolvam o que tiver que ser resolvido.
Abraços.

5817 respostas

19 DEZ 2022

Olha, acho que ele pode estar projetando algo em vc.

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

18 DEZ 2022

Olá Mr2715! Obrigado por escrever. Em primeiro lugar, psicoterapia, seja de casal, familiar, individual ou outra, não se faz teste, desenvolve-se qualidade de vinculação e aprofundamento. De partida, vocês não apresentam os requisitos iguais para psicoterapia de casal. Namoro interrompido não se volta. O tempo não para, a cada segundo vamos juntando vivências e reestruturando nossa identidade, concepção de vida e expectativas, por isso não há volta, há entrada na estrada da vivência comum, em outro ponto de maturação de ambos. Também não se pode enriquecer convivência com espontaneidade e riqueza, com tantas dúvidas.
Você precisa amadurecer, e nesse momento, consigo mesma.
Abraços!