Meu ex pediu para voltar várias vezes e eu não quis e agora está namorando outra

Feita por >Luz · 4 set 2020 Dependência emocional

Ele terminou cmg a uns dois anos, nós tínhamos pensamentos diferentes, eu queria casar e ele não, eu queria ter esse compromisso com ele e ele era muito imaturo, quando eu o pressionei para tomar uma decisão, ele terminou cmg, além disso, essa pressão que eu dei foi também para ele se despertar para a vida, procurar emprego e essas coisas. Além disso, nosso relacionamento estava muito desgastado, brigas e mais brigas, descaso da parte dele, eu implorava atenção, e ele mentia, as vezes eu sentia q eu estava sendo manipulada pelo fato de brigar por algo e ele virar o jogo e fazer com que eu me sentisse culpada.
Dessa forma, ficamos indo e voltando durante dois anos, ficamos com outras pessoas e ele ficou com uma pessoa conhecida, do mesmo círculo social e o ex dessa menina pediu pra ficar cmg, mas eu não quis, pois saberia que isso afetaria ele, e apesar de termos terminado, passamos muito tempo juntos -5 anos - então eu queria respeitar e queria respeito.
Recentemente ele veio em casa e pediu pra voltar, dizendo que mudou, que faria tudo por nós, que me ama muito, que noivariamos até no mesmo dia se eu quisesse, mas eu não quis, e eu preferir esperar, pois estava receosa com tudo, e algumas pessoas me falaram que estavam vendo ele com essa menina que eu comentei.
E agora ele está namorando com ela. E eu não sei o que fazer, é um sentimento de perda, com saudades, em saber que agora ele fará tudo por ela, em quanto mentia pra mim.
E eu fico pensando, será que ele deixou de me amar realmente? Mas eu estou sendo egoísta, pq eu n posso impedir ngm de seguir a vida.
Eu realmente nem sei o que eu estou sentindo.

A melhor resposta 5 SET 2020

Olá Luz! Grato por participar. Parabéns! Você está começando a perceber que esse negócio de amor precisa ter o centro dele, dentro de cada um de nós. Que amamos a pessoa que temos dentro da nossa cabeça, mas que depositamos no ser palpável da outra. Antes, muito antes de namorar outra pessoa, é preciso cuidar do amor próprio, do entendimento dos tempos das coisas, do tempo para amadurecer, tempo para manter o centro da administração da convivência em si mesma.
É hora de conhecer pessoas (conhecidos, colegas, amigos), estudar, viajar, trabalhar, aprimorar carreira profissional, divertir-se com ética e respeito a si mesma.
Os namoros vão em vem; são exercícios de melhor conhecimento. A construção do namoro com esforço dos dois, por conduzir convivência construtiva, é um caminho quem nem sempre dá certo, mas precisa ser tentado, nunca deixando de ter a si mesma como maior e mais importante namorada.
Sendo possível será interessante enriquecer e consolidar essas reflexões através da conduta científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: amor próprio, ética, empatia, solidariedade, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.