Ultimamente eu venho sentindo um sentimento de culpa tão grande

Feita por >Prii · 5 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá queridos psicólogos!

Ultimamente eu venho sentindo um sentimento de culpa Tão Grande, e tudo isso está relacionado a minha irmã gêmea.
Somos gêmeas bivitelinos.
Sempre tive uma grande união com as minhas duas irmãs, somos muito unidas mesmo, e até hoje, mesmo depois de mulheres casadas, nos mantivemos unidas e posso dizer que até mais unidas do que nunca.

Minha irmã gêmea se encontra desempregada a mais de dois anos e pra ajudar, um marido acomodado com a vida que vive e com um emprego +/- e não coloca minha irmã para cima.
Eu sou do tipo de pessoa que sempre tive a personalidade forte e sempre fui muito ambiciosa, mesmo não crescendo com muito conforto, sempre tive a vontade de crescer na vida e me proporcionar o melhor.
Por outro lado, hoje eu vejo a minha irmã muito para atrás, ela é bem ''amoada'' em certas situações, e quando tenta iniciar em um emprego novo e acontece alguma situação de pressão, ou alguma bronca de chefe, ela se sente extremamente afetada e acaba desistindo, é como se ela buscasse o emprego perfeito com chefes perfeitos.
Eu sempre dei muito ''minha cara a tapa'' e nunca tive medo de trabalhar, independente de humilhação, cara feia ou chefe insuportável, eu penso que o dinheiro na minha conta faz valer a pena no final.
Hoje eu vejo minha irmã numa situação tão ruim, e muita das vezes eu não posso disponibilizar de ajuda financeira, ai vem a culpa.
Já conversei com ela, já tentei mostrar que ela pode trabalhar em alguma área paralela até sair um emprego melhor, somente uma porta de escape para ela sair da situação em que se encontra e se reerguer financeiramente, mas ela insiste em falar que vai esperar sair uma vaga na área dela e que ela sabe o que é melhor para ela.

Quando eu compro alguma coisa para mim, ou quando meu esposo faz a despesa do mês e eu vejo o meu armário cheio e minha geladeira cheia, logo vem o sentimento de culpa que eu não sou merecedora daquilo, é como se fosse um sentimento de que eu devo algo a ela, e que enquanto a vida dela não melhorar, eu não posso estar feliz com o que tenho, sendo que eu tenho uma irmã passando necessidade.

Nunca senti isso na minha vida, e isso está me afetando demais.
Eu já me peguei chorando de soluçar, querendo que ela Acorde pra vida e veja que tudo tem uma saída, basta querer e se esforçar um pouco mais, moramos em São Paulo, e nesta cidade o emprego está difícil, mas não impossível.
É como se eu quisesse tomar as dores dela e passar para mim, mas isso não possível.
Quero que minhas irmãs vivam o melhor dessa terra, que sejam felizes e que nada de ruim aconteça com elas, isso me afeta de uma maneira muito forte e eu não quero mais sentir Culpa.

A melhor resposta 8 AGO 2023

Olá Prii! Obrigado por escrever! Em que grau, efetivamente tua irmã está com força e disposição para se modificar nessa busca? Em que grau, concretamente você pode e quer ajudá-la. Não sabemos qual é a especialização dela. Trabalho não envolve apenas questão simples do chefe ser agradável ou não, envolve também as questões do trabalhador, do momento dos dois, do tipo de trabalho que se faz, das necessidades da empresa, da existência efetiva de alguns abusos e explorações.
Por exemplo: tua irmã está atenta aos possíveis concursos, que voltaram para democratizar o acesso aos trabalhos públicos? Há situações que você poderá ser companheira dela para organizar currículo, para apoiar em busca por trabalho.
Será que uma orientação ocupacional a ser realizada por ela, com um psicólogo especializado, não ajudará a dar nitidez e firmeza nas buscas dela?
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá, Prii.
Você fez suas escolhas e sua irmã fez as dela, simples assim. Isto não impede que você possa ajudá-la para que se sinta melhor. Independente do marido que sua irmã tenha, se pode fazer algo por ela, como levar alguns mantimento, se pode e sente no coração que deve fazer, siga esta vontade, independente se há outras pessoas que poderiam fazer mais. Não julgue ela, nem o marido dela, as pessoas tem suas limitações, você percebeu que pode ser mais do que era, mas nem todas as pessoas tem o mesmo discernimento.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 AGO 2023

Olá Prii
O problema todo está em voce não se conhecer... não sabe que é, não sabe do teu objetivo de vida.
Voce tem uma irmã gêmea, ambas com personalidades diferentes, tiveram a mesma gestação, tudo o que a mãe sentia, as duas recebiam a mesma mensagem, a mesma informação, mas a mente de cada uma registrou diferente e agora o desafio pode ser maior.
Voce, como sua irmã) apenas nasceu através dos seus pais, mas não é deles; e. nasceu para se realizar, para ser feliz.
Sempre recebeu estímulos do meio familiar para que cada uma cuidasse da outra, uma não podia ter mais coisas do que a outra.
Contudo a mente de cada uma registrou diferente, você sempre foi à luta e a sua irmã era mais "folgada" sempre ficou esperando ser ajudada, sempre se colocando como "coitadinha" e a educação recebida era de ambas terem as mesmas condições, porém, enquanto você se esforçava e fazia por merecer, ela esperava por ajuda.
Agora, o desafio para você: como superar a culpa, se sentir merecedora e usufruir da realidade que você construiu.
Culpa e medo são mecanismos do sistema, não são da vida, para poder te manipular.
A vida deu a cada uma a liberdade e o poder de escolha: cada uma usou de maneira diferente e os resultados são diferentes.
Cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais é responsável.
Ao invés de sua irmã fazer novas escolhas para poder ter resultados melhores e diferentes, fica esperando e suplicando ajuda e praticando outras chantagens emocionais.
Você escolheu, você ousou e os resultados são estes que está colhendo: você é merecedora sim.
O meio é o eterno útero onde cada um gestiona a si mesmo. A realização é resultado do investimento feito.
Faça Psicoterapia, se quiser ser auxiliada nesta questão da culpa.
Precisa curar teu emocional.
Abraços

5817 respostas

6 AGO 2023

Ola Prii, entendo que você quer que todos a sua volta estejam com uma vida melhor. Contudo, cada um tem uma forma de pensar e agir diferente da sua. É preciso respeitar o jeito do outro. Você pode até não aceitar como sua irmã, mas a forma como você vive é a melhor para você. Sua irmã precisa descobrir a melhor forma para ela. Sugiro você realizar terapia para lidar melhor com a sua culpa, pois realmente você não tem culpa de está melhor financeiramente do que sua irmã e tem o direito de desfrutar o que sua independência financeira te permite. Sua irmã está vivendo das escolhas delas e lembre-se que você não pode escolher por ela!
Esperto ter te ajudado.
Abraços,
Marisa

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia