Afinal, por que demorei tanto tempo para saber identificar meus sentimentos?

Feita por >Melissa · 28 out 2020 Terapia de casal

Essa é minha história. Aos 13 anos conheci um rapaz na igreja, nos apaixonamos imediatamente, porém tinhamos uma diferença de 14 anos de Idade.
Na minha cabeça, os meus pais nunca permitiriam esse namoro, por essa questão da idade. O tempo foi passando, e namoramos escondidos por quase um ano. ( Nunca houve relação sexual), ele tinha muito medo de descobrirem, pois eu era de menor e ele muito mais velho, mas era um amor tão bonito. Então decidimos romper e seguir nossas vidas, nossa, como sofremos. Ele dizia que o sonho dele era se casar comigo e formar uma família. O tempo passou, e aos 17 anos me casei, com um rapaz de 22anos, esse namoro foi muito conturbado, ele vivia dizendo que não tinha certeza que me amava, e por esse motivo eu terminei com ele quando tínhamos 6 meses de namoro, pois ele falava tudo isso pra mim mas não terminava, quando eu estava solteira, meu primeiro amor chegou de surpresa na minha casa um belo dia, me roubou um beijo daqueles, mas eu estava muito confusa na época, pois ainda gostava do rapaz que dizia não ter certeza que me amava. Enfim, mandei meu primeiro amor ir embora, e chorei horrores sem entender o pq, hoje sei que foi pq eu o amava. Hoje eu entendo isso, mas no dia, eu chorei de desespero, pois eu não sabia identificar o que eu sentia.
6 meses se passaram e reatei meu namoro, pois o rapaz começou a me ver conversando com outros meninos na igreja e ficou com ciúmes, eu gostava dele, então voltei e casei com ele.
Fiquei muito assustada quando depois de casada, eu ainda sonhava com meu primeiro amor, eu pensava que tinha o esquecido. Durante meu namoro até hoje que já estou com 4 anos de casada, meu marido vive nessa, uma hora diz q ama, outra hora diz que não sabe, esses dias ele disse que não amava mesmo, e depois se arrependeu e disse que me ama sim e pediu perdão por me fazer sofrer.
Porque aceito isso? Porque agora, com 21 anos de idade é que estou aprendendo a me valorizar, e enxergar as coisas com clareza, o fato de eu ser envagelica e fazer parte da orquestra, me seguram muito de tomar uma decisão, por causa do escândalo, se eu me separar perco o cargo na igreja.
Depois de alguns anos fui descobrindo mentira do meu esposo, ele me ocultou que tinha o diagnóstico que não poderia ter filhos, eu descobri isso com 1 ano de casada, perdoei ele e disse que nós correriamos atrás de tratamento.
O fato é que por morar na mesma cidade do meu primeiro Amor, as vezes me esbarro com ele, um certo dia eu estava chegando em uma escola para dar aula, e escutei um grande estrondo, quando sai para ver, um acidente, uma batida feia, quando vi quem era, " meu primeiro amor" parece que o destino queria que nós encontrássemos aquele dia, e fez uma menina furar o sinal e bater no carro dele, só para possibilitar nosso reencontro.
Para resumir a história, um belo dia voltamos a nos falar por mensagem, ele confessou que ainda me amava e que tinha um grande arrependimento por não ter lutado por mim, eu também disse a ele o que sentia, meu amor ainda era vivo.
Mas ele disse que nunca faria nada para atrapalhar meu casamento, e que queria que eu fosse feliz independente se fosse com ele ou não.
Minha mãe sempre foi uma grande amiga minha, contei a ela, tudo que eu estava passando, e ela disse que não conseguia ver eu separada, mas se eu não era feliz que eu deveria tomar uma decisão.
Eu sempre fui fiel, sempre respeitei e sempre fui honesta com meu marido. Mas essa semana aconteceu algo, meu primeiro amor me disse que queria me ver, só para dar um abraço, pq não aguentava de saudades, eu relutei e neguei no início. Depois aceitei encontra -lo só para dar um abraço. Foi a noite, debaixo de uma árvore, que nós abraçamos, e quando demos por conta estávamos nos beijando, carinhosamente, e o abraço dele me envolvia de uma forma Inexplicável.
Ele nunca se casou, pois disse que nunca conseguiu amar ninguém como me amou, e ama.
Depois de tanto tempo, minha mãe me disse que se na época ele tivesse pedido, ela e meu pai não impediriam. Eu fiquei chocada quando ouvi isso, eu me enganei feio, perdi o amor da minha vida por um simples engano meu, contei isso a ele, esperando que ele fosse ficar magoado comigo, mas ao contrário disso, ele disse que se tinha algum culpado era ele, que não tomou atitude na época.
Enfim, descobri depois de 4 anos de casada que nunca amei meu marido, e sim senti um carinho por ele, mas amor não.
Como pode isso? Sou uma pessoa mal caráter por isso?
Sempre estudei muito, ralei para entrar numa faculdade pública, estou me formando agora, sempre trabalhei duro. E hoje meu marido me dá uma vida confortável, mas não sou feliz.
E detalhe, não consigo mentir, contei a meu marido sobre meus sentimentos por meu ex e dos sentimentos dele por mim.
Ele sabe de tudo, menos do beijo que rolou, mas decidimos em lutar pelo casamento.

Agora depois de uns meses, depois dele ter passado por uma cirurgia e finalmente poder me dá filhos, eu não quero. Com ele não. Então percebi que nem todo conforto do mundo vale a pena se não existe amor, decidi me divorciar e me arriscar nesse grande amor, que por sinal, nunca houve dúvidas que meu coração sempre pertenceu a ele.

Acredito que isso não é uma paixão passageira, pois 7 anos se passaram e nunca deixei de amar me primeiro amor. Ele não me dará uma vida tão confortável igual a que tenho hoje, mas quer saber? Eu sempre ralei desde muito nova, desde os 12 anos já fazia faxina para os outros, entregava panfletos, trabalhava de recepcionista, de pesquisadora para o IBGE, de atendente, de professora de alunos especiais e com dificuldade de aprendizado. Enfim, vida confortável posso lutar e conquistar denovooooo, ao lado do meu amor verdadeiro.
Posso quebrar a cara? Posso, mas na vida só vale a pena aquilo te faz sentir.

Volto depois para atualizar vocês.

A melhor resposta 30 OUT 2020

Olá Melissa...
História impressionante a sua...Lutar por um grande amor..
Se essa foi sua decisão, espero que sejas muito feliz, pois dinheiro não compra felicidade, apenas ajuda a ter uma vida mais confortável e menos sofrida.
Te oriento da mesma forma a procurar uma ajuda psicológica para desabafar e compreender todos esses sentimentos, e para que não fiquem mágoas ou ressentimentos de outas pessoas.
A terapia irá te fazer bem, auxiliando você a se fortalecer emocionalmente e te deixar mais segura sobre suas decisões.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste