Venho ultimamente percebendo que minto muito

Feita por >Beatriz · 24 nov 2017 Problemas psicológicos

Então, venho ultimamente percebendo que minto muito sobre qualquer fator para as pessoas para mostrar algo que possa deixá-las mais interessadas em mim, mas não apenas isso...mentir já virou algo tão natural que mesmo quando nao quero mentir eu já estou mentindo, também notei que eu não sinto muitos sentimentos pelas pessoas e não me importo com o que acontece com elas, mas ai já não sei se eu realmente não me importo ou se eu estou apenas na defensiva para não me magoar com pessoas. Não tenho amigos íntimos (digamos que apenas uma...talvez), pois não consigo me expressar adequadamente e sempre sinto tudo de uma vez então eu acho que isso assusta algumas pessoas e já sou até mesmo conhecida como "louca" pq eu em 1 minuto posso ser a pessoa mais feliz do mundo e no outro eu estou completamente pra baixo ou como já mencionei não estou sentindo nada...nao consigo prestar atenção em nada por mais de um determinado tempo, não consigo dormir ou durmo demais, as vezes eu olho para um ponto e não sinto nada apenas fico observando e nem percebo...as vezes passo mais de 10 minutos assim, minhas notas estão péssimas por isso então eu ja até mesmo estou sem estudar para provas desde o início do ano pois como já disse eu não consigo focar em algo que eu já começo a "viajar"....tambem não consigo comer adequadamente, pois sempre como demais ou quase nada...eu não sei quem eu sou eu apenas "formo" uma pessoa de características aleatórias que eu vejo em algo para não me sentir sozinha então eu vejo como determinada pessoa com quem vou falar se comporta e vejo como que eu tenho que agir, pois eu faço qualquer coisa para a pessoa gostar de mim para eu não me sentir sozinha...também faço de tudo para chamar atenção de qualquer maneira...por favor eu sei que não é adequado, mas se puderem fazer hipóteses do que eu posso ter me ajudaria bastante, pois eu já fui em diversas psicólogas, mas nunca consegui falar sobre o que sinto.

A melhor resposta 25 NOV 2017

Ola Beatriz!
Esta compulsão por mentiras se chama mitomania. Os demais sintomas que você traz (labilidade emocional, insônia, dificuldades para se concentrar, perturbações alimentares, etc) podem estar ligadas a quadros de ansiedade ou depressão.
Tais sintomas, em especial a compulsão por mentiras, pode estar ligada a traumas fazendo com que a vítima encontre na mentira uma forma de fugir da realidade.
É indicado que agende tanto uma avaliação psiquiátrica quanto psicológica.
Por se tratar de psicossomática o tratamento indicado é multidisciplinar.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 NOV 2017

Um psicólogo e um profissional treinado e especializado para ouvir e ajudar aqueles que o procuram. Um processo terapêutico é longo e demanda investimento e comprometimento daqueles que o procuram. Diferente do que o leigo acredita. O psicólogo trabalha com o material que o paciente traz e elabora na terapia. Portanto, ele não poderá jamais trabalhar sem esse material . Seria como pedir a um cirurgião que fizesse umacirurgia sem entrar no corpo do paciente. Um diagnóstico leva tempo e depende desse contato, paciente x terapeuta. Procure um terapeuta que lhe inspire confiança é de a este às ferramentas para poder ajudá-la pois o método consiste na cura pela conversa. Abracos

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

26 NOV 2017

Olá Beatriz, para um correto psicodiagnóstico são necessárias algumas sessões com uma correta coleta de informações relacionadas a cada um dos sintomas. Portanto, o mais indicado é procurar um psicólogo(a) e, se necessário for, um psiquiatra para primeiramente buscar uma estabilização desse quadro. Entretanto, enquanto você procura esse auxílio especializado, gostaria que pensasse sobre os fatores que você acredita que te levem a buscar a aceitação e aprovação das pessoas e porque você não conseguiu explorar esse assunto com os(as) psicólogos(as) pelos quais passou.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

25 NOV 2017

Boa tarde, Beatriz você relata que já foi em "diversas psicologas", mas não disse se já fez uma consulta com um Psiquiatra, pois as informações que você descreve de sinais e sintomas necessita de uma avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade de medicação e, também deve procurar uma psicoterapia onde você deve falar tudo o que sente, fale das suas emoções, fale livremente o que vier no momento, apenas chegue no consultório e comece a falar sem se preocupar, a partir dai a psicologa poderá te ajudar, mas não se pode esquecer que terapia sem medicação não funciona e, medicação sem terapia não funciona, você precisa dos dois para o seu tratamento e melhora do seu estado atual. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

25 NOV 2017

Olá Beatriz!
Sentimento de ausência de orientação, de não saber o que se passa com a gente, nos causa grande incômodo, nos deixando, aparentemente, sem caminho a seguir. Limitação social pode nos favorecer condições não pensadas e reflexões inapropriadas. Necessidade de agir diferente do próprio princípio, para alcançar um bem estar, a todo custo, pode ser cansativo e desgastante. Acaba vivendo uma vida não saudável, causando transtorno. Por mais que esteve em diversas psicólogas, o profissional mais indicado, de acordo com suas descrições, é esse mesmo, principalmente. Não conseguindo se expressar na frente deste profissional, leve este relato, e com o desenvolvimento ao longo da psicoterapia conseguirás progredir diante do seu desafio.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

25 NOV 2017

Oi Beatriz, realmente é complicado elaborar hipóteses a partir de um relato assim. Muitas vezes, o psicólogo precisa de algumas sessões para elaborar uma hipótese diagnóstica. Além de conversar horas com o paciente para conhecer seus histórico de vida, comportamentos e problemas, ainda conversa com familiares e pessoas próximas para entender melhor o caso. Você falou que foi a várias psicólogas e o que ficou claro é que você desistiu da terapia. Não desista. Eu sei que é difícil, mas aquele profissional está ali para tentar ajudar você, não somente a se compreender melhor, mas a lidar com suas emoções e atitudes. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza