Como me reconectar a mim mesmo?

Feita por >Lucas Aurich · 19 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Queria contextualizar que já busco atendimento, mas nunca tive a oportunidade de passar uma visão total do que houve.

Boa tarde, tenho 18 anos, e no momento acabei de sair de uma relação que era no passado uma amizade de mais de 4 anos.
Eu falhei algumas vezes na relação, houve um episódio onde estávamos juntos mais uma amiga dela em comum, e os três ficaram juntos, mas minha ex (na época éramos ficantes) dormiu por termos misturado alguns remédios e bebida alcoólica. Eu e a minha amiga tivemos relações sexuais.
No dia seguinte eu mal lembrava do que tinha acontecido, mas veio um flash na minha mente e eu lembrei do que tinha feito então resolvi contar.
Ela ficou muito mal na época, disse que iria terminar mas na mesma semana nos encontramos e ela resolveu me perdoar (mesmo que ela tenha participado de certa forma, bom, não era a intenção ir até o final e ter relações sexuais. No fim, foi a primeira vez que ela disse que me amava.
Ela começou e me tratar um pouco diferente, ela não era rude mas o coração dela parecia fechado, fiquei mal durante o ano inteiro por causa do arrependimento, e aconteceu um episódio ontem tentei me matar. Fui internado, e sobrevivi por sorte.
Escrevi isso pra contextualizar nossa relação, apesar dela fechar-se emocionalmente ela me tratava bem.
Depois disso pouco tempo depois, ela me traiu com uma garota e resolveu e me contou no mesmo dia, houveram muitas discussões e eu me fechei, decidi que queria terminar apesar dela querer se desculpar e resolver isso, talvez de certa forma essa foi a solução dela pra se livrar dessa carga que foi eu ter traído ela.
Na época não pensei nisso, então terminei, foi questão de dois meses ou menos, e o arrependimento começou a me deprimir, eu queria estender a mão e perdoar assim como ela fez comigo, mas já era tarde demais.
Começamos a retomar contato, eu receio que seja tarde demais mas apesar disso temos uma conexão boa, mas eu tenho receio de que ela não queira nada, ou sabe que ainda gosto dela e está tentando se vingar pelo término.
Eu deixei bem fácil de compreender em um momento, de que eu estava disposto a perdoar e que ainda gostava, mas não deixei claro, a resposta dela foi evasiva, disse que tinha seguido em frente mesmo não tendo feito tanto tempo, mas mesmo assim sempre está por perto, conversando.
Até nos encontramos recentemente, e meu medo se resume a estar sendo manipulado ou se realmente ela seguiu em frente e não há chances de voltar atrás.

As consequências disso são:
Estou tomando metilfenidato todo dia, minto pra mim mesmo que é pra me ajudar a seguir meu dia, mas a dor diminui bastante com o uso, e me dá forças pra tentar voltar atrás com a situação e pelo menos ter a amizade dela de volta
Toda a minha vida mudou muito, ficou estranha, irreal, e parece ser uma reação fingir que isso não me afeta, mas eu não tenho certeza se de fato me afeta ou ainda não tive coragem pra encarar e testar.

Eu sei o que devo fazer, mas antes eu preciso resolver essa questão com ela primeiro, meu medo é voltar a depressão caso ela esteja me enganando, uma mera resposta de sim ou não seria o suficiente pra me sentir aliviado, mas como isso é meio que um processo de reconquista não posso perguntar diretamente.

Me sinto outra pessoa, como se o meu eu tivesse morrido, esse relacionamento me marcou muito, e esse arrependimento, quase me fez ser internado novamente.

Ultimamente tenho estado bem estável graças as medicações, mas me sinto sendo menos eu a cada dia por medo, gostaria de saber de qual forma eu posso abordar essas questões sem reprimir o que eu sinto pra eu mesmo, e da mesma forma tentar resolver a situação com ela (independente se der certo ou não) sem ser enganado.

Quero parar de me enganar porque é mais fácil, mas em sua maioria eu só percebo depois de já feito.

Me perdoe o texto longo, eram vários contextos pra definir o que passo agora, qualquer luz, seja sobre o que perguntei ou algum conselho ajudaria, agradeço.

A melhor resposta 19 NOV 2020

Lucas. Que bom está procurando ajuda. Vc oscila entre períodos de dependência emocional e períodos de depressão. Quanto a tentativa de suicídio vc quis se livrar do problema de uma forma muito perigosa e ainda bem que vc sobreviveu.
Vc precisa urgentemente de ajuda terapêutica.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 NOV 2020

Olá Lucas! Grato por escrever. Seu texto indica imaturidade, precocidade para as experiências com o outro, antes de organizar suficientemente a conexão com a cultura. Dos quatorze aos vinte e poucos anos, deve ser prioridade na vida das pessoas, a turma de amigos, o estudo, os esportes, o aprendizado do trabalho, a construção dos alicerces para a vida adulta. Isso sim é problema que você tem que lidar. Pereceba que você quer lançar mão dos avanços da cultura, para poder viver a agradável sensação de estar gostando de alguém. A cultura é complexa e acontece de maneiras diferentes, longe de diferentes olhares. Certamente você precisará organizar rotina saudável de vida, contemplando as várias áreas básicas da vida. O tempo não pára e é igual para todos. Você pensando muito nela, explicando muito a partir dela, não tem atenção e tempo para viver suas habilidades, possibilidades e potencialidades, ficando, por consequência pobre, aos olhos dela, quanto a realizações autônomas.
Será importante você, com mente aberta, persistência, disciplina, passar por conduta científica para redimensionar o namoro consigo mesmo, de forma saudável e construtiva.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento fisico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.