Como lidar com um pai conservador?

Feita por >Renata · 13 jan 2021 Terapia familiar

Já tem bastante tempo, acho que anos, que atitudes do meu pai não me agradam, ele demonstra ser um homem que tem a cabeça dura, várias opiniões dele são machistas, ele vive muito com pensamentos do passado... Parece até que ele vive amargurado, que algo o incomoda, é um pai e marido que ultimamente vive estressado por conta do trabalho (ele é serralheiro, trabalha para ele mesmo) e que infelizmente acaba descontando dentro de casa com chateações (graças a Deus que jamais teve agressão aqui em casa). Ele que praticamente sustenta a casa, minha mãe na maioria das vezes depende dele financeiramente, ela já chegou a trabalhar, mas agora está só em casa cuidando da mãe dela, minha avó, que é acamada. Minha mãe não tem ensino médio, então acaba que é difícil para ela arrumar um trabalho que receba bem e meu pai não ajuda ela como deveria. Meu pai até que ganha bem, mas ele sempre murmura que não tem dinheiro e que só trabalha para pagar contas (eu sempre ouvi isso desde pequena), ele reclama até quando tem que ir para o supermercado. Mas o que me deixou muito preocupada foi a forma como ele lidou quando a irmã dele caçula de 28 anos apareceu com namorado, ela já tem até mestrado e ele não gostou de saber que ela estava saindo e viajando com esse namorado, ela morava com minha avó na Bahia e meu pai assim como minha mãe, meu irmão e eu moramos no Goiás, pertinho do DF, minha vó acabou contando isso e ele não gostou. Quando chegou o fim do ano (2019 para 2020) ele resolveu viajar para lá, eu fiquei com minha mãe, meu irmão e minha avó materna aqui em casa mesmo, chegando lá com certeza ele ficou observando o que ela fazia, ele até comentou com minha mãe que não tinha ido para a feira com a mãe dele (minha avó paterna) porque o namorado da minha tia estava por lá e não iriam deixar eles sozinhos, eles tem aquelas coisas de antigamente de que o povo vai ficar falando... Um dia ele quis dar lição de moral nela e ela não gostou, disse que ela tinha família e que não era legal está chegando de madrugada em casa. Enfim, eu fiquei sabendo disso porque minha mãe me contou, achei muito estranho e exagerado essas reações dele, só porque meu avô já faleceu e ele é filho mais velho, parece que ele acha que deve ter essas atitudes com a irmã que já é uma mulher de 28 anos. Acabou que rapidamente ela resolveu casar e saiu da casa da minha avó, aí percebi que meu pai ficou mais quieto, hoje ela já tem um bebê e está muito feliz e o esposo dela é um homem de bem e responsável, e que se importa com ela. Mesmo assim já percebi que meu pai ainda tem uma preocupação com o que ela faz ou deixa de fazer e fica sabendo de algumas coisas por conta da minha avó que acaba fofocando. A partir disso comecei a conhecer como meu pai reage a certas coisas, como é a forma dele pensar e isso me deixou angustiada, ele já demostrou que é super protetor e tenho medo de isso acontecer comigo, eu tenho 21 anos, já irei fazer 22 e nunca tive nenhum namorado, faço faculdade, tenho medo de quando chegar minha vez ele não me deixar ir com o rapaz nem no cinema, isso me torna muito insegura na vida. Eu nunca fui uma filha rebelde, nunca discuti com meu pai, nunca fui de responder, eu até tolero muitas coisas negativas dele, respeito muito ele e não quero discutir nem brigar. Porque eu escrevi isso tudo? Porque já refleti que o melhor seria futuramente eu sair de casa, para evitar certos tipos de coisa, mas aí eu teria que trabalhar como enfermeira, mas tudo que eu queria era já engatar na medicina quando sair da enfermagem, mas pelo contesto de vida que eu vivo percebo que tenho que ter minha independência financeira e como já estudo enfermagem seria o caminho mais viável. Na maioria das vezes quem tem que mudar é a gente e não o outro e eu já percebi que meu pai não vai mudar. A verdade é que eu não me vejo como enfermeira, vou continuar o curso porque é conhecimento. Já até perguntei para Deus várias vezes qual o caminho que ele quer para mim. Não estou conseguindo ter discernimento para tomar a decisão sábia e nem para aceitar o que é melhor para mim. Eu sei que meu pai não quer meu mal, mas as atitudes dele me deixam muito deprimida e angustiada, eu venho orando por ele e por mim também. Está sendo desgastante lidar com esse jeito dele.

A melhor resposta 14 JAN 2021

Oi Renata,
Cada um está aqui para se realizar e ser feliz. Cada um veio através dos seus pais, mas não é de seus pais. A vida te deu liberdade e livre arbítrio para te conduzir. Tem dentro de ti o poder de realizar e construir a vida que tu quiser.
Mas o meio (família, religião, sistema, crenças, valores) te limitam e não te deixam viver a vida que Deus te deu....
A quem prefere ser fiel? A ti mesma (à vida, a Deus) ou aos sistema? Aos outros?
Assim como não se faz uma omelete sem quebrar os ovos, não constrói a tua vida sem defender a tua vida, sem entrar em choque com outros. Use de estratégia para realizar os teus sonhos, mas nunca desista por causa de problemas e conflitos familiares.
Pelo que colocou, está se conduzindo brilhantemente, até agora.
Demonstre a ti mesma a capacidade de fazer a tua vida do jeito que voce quer e não temas os possíveis conflitos com teu pai... ele precisa entrar em conflito para também curar suas ideias, ampliar sua consciência, também precisa crescer, e ele só vai crescer quando pressionado.
Basta que voce percorra o teu caminho e não o caminho dele.

5817 respostas

14 JAN 2021

Olá Renata, compreendo sua angústia e medo de que toda esse repressão acabe acontecendo com você e te afetando. Mas neste momento, feche os olhos, respire bem fundo e solte todo o seu ar, bem devagar. Agora observe o hoje, o que a forma de seu pai pensar te afeta hoje? Se tiver algo acontecendo, você vai precisar ver as possibilidades que você tem pra isso não te afetar. Se a resposta for não, então continue seu caminhar, seus planos, seus sonhos, seus objetivos, não pare, siga em frente. Você precisa se fortalecer, se precisar esclarecer quaisquer dúvidas estou a disposição.
Abraços
Psicóloga Elisângela Alcarria

Elisângela Bispo da Silva Alcarria Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul