Problemas com a família do meu noivo

Feita por >Marcela Trajano · 22 ago 2023 Abordagem psicológica

No início do meu namoro, as coisas eram relativamente boas com a família do meu namorado. Tive uma rejeição logo de cara pela minha cunhada - ela é 1 ano e meio mais nova - mas sempre tentei ao máximo me esforçar para manter as coisas boas. Com pouco tempo ela melhorou e pediu desculpas pra mim e minha família - pois houve uma situem que ela foi extremamente mal educada - e eu falei que não tinha problema pois entendia que ela estava tendo muita pressão com os estudos (vestibular para medicina). Com o tempo, as coisas pareceram ficar bem, mas depois senti uma mudança brusca de tratamento do meu sogro comigo, e logo em seguida com a minha cunhada. Meu namorado chegou a perguntar o que eles tinham contra mim, e sempre falavam que não tinha nada a ver e que gostavam de mim, mas era nítido a forma como eu era destratada. Uma época, fui orientada pelo meu noivo e minha sogra que eu não precisava falar com a minha cunhada, já que ela não olhava nem na minha cara, e quando o meu sogro percebeu que não estávamos nos falando, ele me chamou e falou: “ ela é minha princesinha, e você está na casa dela, não é para tratá-la dessa forma, você entrou na família agora”. Fiquei em choque, e aquilo mexeu muito comigo. Meu sogro já não falava mais comigo e nem conseguia olhar pra mim. Em Maio desse ano, eu tive uma discussão com a minha sogra, não por minha vontade. No dia das mães, fui em uma pizzaria com minha família, e de última hora a família do meu noivo também foi. Eu e ele tínhamos acabado de brigar por uma coisa super besta por telefone, a caminho da pizzaria, mas que não tinha nada a ver com essa reunião. Quando estávamos na pizzaria, minha sobre já chegou com a cara fechada e nao queria falar com ninguém, ela ia sentar ao lado do meu irmão e quando percebeu, mudou de lugar. Eu e meu noivo nao estávamos nos falando, ficamos chateados e eu nem consegui comer. Minha família, principalmente meu pai, fez um esforço descomunal pra integra-los em algum assunto, mas era perceptível a falta de vontade deles de de entrosar (meu sogro e sogra). Fomos embora, e 2 dias depois o meu noivo pediu para eu ir a casa dele para nos reconciliar-mos, eu disse que iria e fui me encontrar com ele no trabalho para voltarmos juntos. A discussão com minha sogra ocorreu na hora que eu coloquei o pé dentro da casa dela, ela me xingou, disse que eu tinha muita cara de pau de ir na casa dela depois do que eu fiz na pizzaria (?????), e falou muita besteira pra mim. Isso me machucou muito, minha ansiedade ficou no pico durante 1 mês, e acarretou em muitas outras questões. Hoje está “tudo bem”, na medida do possível, mas eu sei que essas situações que desde o início que vem ocorrendo, não vão melhorar só porque eu quero, mas tem que ser trabalhado pelos dois lados.
Eu desde o início tentei de tudo, mas a consideração é nítida que só vem do meu lado e do da minha família. Eu faço de tudo pelo meu noivo, ajudo inclusive financeiramente os projetos, pois queremos nos casar, mas os pais dele acham que eu fico extorquindo o menino, sendo que muitas vezes, principalmente no último ano, todas as nossas saídas foram pagas por mim, e eu nunca cobrei algo dele, pois sei que ele está tentando de todas as formas, eu vejo isso e eu o ajudo, porque os pais dele não querem saber e acham que ela tá gastando o dinheiro dele comigo.
Desde o início eu tentei, presenteei em datas festivas, estava lá quando precisavam, emprestei dinheiro quando podia, emprestei cartão - mas pra eles, era o meu noivo que fazia - e em quase 3 anos de relacionamento, em nenhum momento foi recíproco, nem a consideração. Eu vim realmente começar a contar as coisas pra mim mesa, ontem, quando fiz uma reorganização mental da minha vida e de coisas que acontecem comigo.
Eu nao consigo detalhar aqui tudo, mas é tanta coisa…
Eu sempre pensei que tinha algo errado comigo, que nao gostavam do meu jeito ou algo do tipo, mas será que sou eu mesmo o problema? Eu nao quero ter que mudar o que sou pra ser aceita, a nao ser que eu faça mal a eles.
Eu não sei o que fazer sobre isso…
Sei que preciso curar machucados dentro de mim, e superar problemas, mas o que eu venho sentindo é medo, aflição, angústia. Eu vou casar com meu noivo, a família dele estará para sempre ao meu redor. Eu o amo demais, e faço tudo por ele, tudo. Venho aguentando tudo por ele, e não gosto de ter que ficar falando doa família dele, por justamente ser a família dele, não quero incitar uma rivalidade ou colocá-lo contra eles, pois família deve se manter unida. Eu precisava de uma solução, mas não consigo enxergar.

A melhor resposta 24 AGO 2023

Oi Marcela Trajano
Voce precisa superar suas carências, sua dependência.
Isto te torna fraca, faz demais para teu noivo e não está voltando como pontos positivos.
Tem que parar de bancar a provedora... isto é tarefa do homem, não da mulher.
Quanto mais voce ajuda financeiramente, mais as coisas não dão certo para voces. Por mais que voce ganhe, ele é o provedor.
Ele sente que voce está bancando tudo e ainda, sem a familia dele saber... mais mal fica seu noivo. É uma questão de equilíbrio de energia.
Quem está te deixando frágil é tua dependência emocional, tuas carências... é uma questão contigo mesma.
Faça Psicoterapia para compreender melhor isso e mudar esta situação.
Abraços

5817 respostas

23 AGO 2023

Olá Mah, compreendo suas dúvidas e incertezas. Ter um diálogo claro e respeitoso com o noivo é importante, mesmo que seja para falar como se sente com o comportamento da família dele. Vocês precisam ter noção do quanto as atitudes deles influenciam na relação de vocês. Buscar ajuda do psicólogo vai ser importante para você se autodescobrir, pois querer mudar para agradar os outros não é o caminho e você foi clara nesse ponto.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

23 AGO 2023

Olá Mah! Obrigado por escrever. Estou sensível ao conteúdo que você apresentou, mas você está apresentando certezas incompatíveis. Problemas com a família do noivo, medo angústia, incerteza ao mesmo tempo que o imperativo: "eu vou casar com meu noivo".
O conteúdo indica que vocês não estão maduros para isso. A grande parte do nosso casamento é, na verdade conosco mesmo, a grande parte do nosso namoro, é conosco mesmo. Com dúvida, incerteza, medo, isso não está acontecendo.
Não há ex pai, não há ex sogra, ex sogro, quando se está casado com o filho deles. É preciso ponderar com maturidade, pensar a longo prazo.
Soluções são construções. Elas sempre passam pelo amadurecimento e pela centralidade no amor próprio, na identidade pessoal, na troca sem abrir mãe da essência pessoal.
Você precisa consolidar esses aspectos antes de se casar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.