Não tenho muito interesse por minha família, isso pode ser algum problema?

Feita por >Christopher · 8 out 2020 Terapia familiar

Olá, tenho 22 anos, moro com os meus pais - de modo intermitente, hora na casa de um, hora na de outro. Sou filho único e atualmente só estudo.

As vezes sinto certo desconforto por não dar atenção aos meus pais. Eu não me interesso pelo que eles fazem, quais são os seus planos, e nem se estão com problemas. Vendo eles fazerem o possível por mim, sinto que as vezes sou ingrato (essa sensação é maior com o meu pai).

Com os meus pais pouco converso, se em um mês falarmos um texto de 20 páginas, incluindo as vocalizações, eu diria que isso é um record. Com os tios e primos isso é ainda menor.

Quando há reuniões familiares, tendo a estar longe das rodas de conversas e ficar brincando com os meus primos mais novos (que tem por volta de 4 a 10 anos), quando não estou fazendo isso, fico no celular jogando ou falando com colegas da faculdade. Na hora de almoçar, ou sou o último a pegar o prato, ou o pego e saio para um cômodo mais reservado.

Percebo que a minha interação com a família é muito pequena, sei pouca coisa sobre os meus pais e vice versa. Nunca me abri com eles, e tenho muita dificuldade em fazer isso (até questiono as há necessidade disso). Não me incomodo pelo fato de não saber coisas deles ou nunca ter feito algo, mas sim em achar que deveria estar fazendo isso.

Com minha mãe fico um pouco mais tranquilo em relação a isso, pois ela me procura poucas vezes. Já com o meu pai o desconforto é maior. Nas vezes em que ele quer falar alguma coisa, sobre algum assunto ou história dele, acabo "tentando me livrar dessa situação". Por mais que eu estivesse ocioso no momento em que ele tentou conversar, procuro rapidamente algo para fazer. Fico mal por o chatear e frustrar. Algumas vezes cheguei a ouvir dele a frase "só vou te incomodar por mais um tempinho" - o que me gera culpa.

A melhor resposta 14 OUT 2020

É necessário investigar essa situacao, se houve um evento traumatico que causou esse afastamento, ou eventos que foram te trazendo desconfortos ao ponto de voce construir essa indiferença.... estou aqui pra ajudar...

Naara Simões de Melo Psicólogo em Manaus