Me sinto diferente, será que pode ser algum problema sério?

Feita por >mi Alves · 15 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 19 anos ,Agradeço muito desde já a quem poder me deixar uma resposta, a maioria das pessoas falam que essa é a melhor fase da vida , mas eu não consigo me sentir assim , na verdade me sinto paralisada no tempo. Eu como uma jovem sinto que não tenho a energia que deveria ter , desde meus 17 anos é como se eu tivesse perdido um brilho pela vida e não consigo seguir em frente e minha juventude só esta passando. Me sinto diferente porque eu nao estou sendo eu como normalmente , sempre fui uma pessoa que gostei de estudar e participava muito das aulas , aos 17 no meu ultimo ano me vi quase repetindo e nao tinha mais interesse em participar das aulas , muitas vezes eu não queria ir porque achava que não tinha mais jeito pra mim que não dava pra recuperar , sempre fui uma criança/adolescente que nao era de dormir muito eu sempre queria acordar e aproveitar meu dia , agora eu estou dormindo muito e ainda acordo cansada não consigo entender. Ando muito irritada com qualquer coisa como se eu levasse tudo pro lado pessoal e o ruim é que acabo descontando nas pessoas mais proximas e acabo prejudicando meus relacionamentos. Entre outras questoes , sera que esse comportamento é algo passageiro e emocional ou é algo mais serio? Já cheguei a pensar que estou deprimida.

A melhor resposta 16 MAR 2021

Olá Mi Alves! Grato por citar. Não ficou consistente a sua definição de diferente. Precisaremos entender melhor. Precisaremos ver mais detalhadamente a tua história, tuas motivações e rotina de vida, para que possamos emitir um raciocínio embasado. Lembre-se, normalmente com dezessete anos estamos terminando ensino médio, ponderando autonomia de vida, imaginando preparação mais específica para o trabalho, etc.
Não partamos das ideias de medicação ou depressão. Partamos da ideia de que precisamos fazer uma análise científica mais aprofundada e detalhada, para construir caminhos de aprimoramento.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós e entre em contato, para uma análise com critérios científicos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 MAR 2021

Olá Mi.
O ano que passou, foi bem diferente, mantendo as pessoas mais em casa e diminuindo os encontros presenciais, além disso as pessoas praticaram pouco exercício, pois se movimentaram bem menos, Tudo isso pode diminuir alguns hormônios como os da felicidade, por exemplo, há hormônios que provocam o bem estar e são acionados com exercícios físicos, portanto não se movimentar diminui a produção destes hormônios. Na sua idade, estar em contato com outras pessoas, ou planejar passeios, costuma trazer maior motivação para as pessoas, mas fomos prejudicados também neste sentido.
Os atendimentos psicológicos podem te ajudar a melhorar sua motivação, tanto nos estudos como na vida social.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAR 2021

Olá Mi, primeiro gostaria de te dizer que não se apegue ao que as pessoas esperam de você, quem vai dizer qual é a melhor fase da sua vida é você, ninguém mais pode saber disso. Porém alguns pontos do teu relato me preocupam, como dormir muito e acordar cansada, sempre gostar de estudar e de repente perder o interesse, a irritabilidade, são sintomas depressivos sim, mas não o suficiente para um diagnóstico, sugiro que procure profissionais para que possas entender o que está realmente acontecendo. Espero que fiques bem e se tiveres interesse podemos conversar mais.

Abraços.

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

16 MAR 2021

Olá, ao que parece sim, você pode estar deprimida. Penso que você deveria buscar ajuda especializada de um psicólogo. Na terapia, você irá conseguir entender melhor o que está ocorrendo e caso necessário, paralelo a isso, talvez precise também se consultar com um médico para fazer uso de alguma medicação. Não existe buscar ajuda, você é jovem e merece viver com toda sua plenitude. Depressão é uma doença e precisa ser tratada.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul