HOCD pode ser desenvolvido por algum tipo de experiência desagradável?

Feita por >Maria Eduarda · 26 jun 2022 Orientação sexual

A alguns meses atrás eu fui para a casa da família no interior. Nesse dia, quando fomos dormir, e uma das meninas que lá estava me beijou. Até então, eu não tinha dado impressão, mas depois começaram a vir pensamentos na possibilidade de ser lésbica ou de virar lésbica no futuro. E não para por aí, às vezes esses pensamentos se alongam, pois teve momentos de eu achar que meu namorado poderia ser gay no futuro. Tenho muitas crises com isso pois não tenho atração por mulheres. antes eu não tinha problema nenhum em dizer que uma menina era bonita, agora, qualquer coisa dá gatilho. eu só quero ter a minha vida de volta!

A melhor resposta 27 JUN 2022

Olá, Maria Eduarda
Acho que preciso começar a pontuar teu relato de que não vi nada nele que remeta a hocd, mas é claro que também não ouvimos tua história por completo, apenas um recorte dela.
Mas sim, o hocd pode estar relacionado a uma experiência desagradável no passado, assim bolamos mecanismos de sobrevivência diante daquilo.
Sobre teus pensamentos de dúvida com relação a própria sexualidade, acho que temos um conjunto de informações interessantes a serem avaliadas com um profissional. Que tipo de experiências você possui com esse assunto? Como vê isso em outras pessoas?
Entendo que mudar tua percepção sobre a ideia, ou até abrir espaço para que ela seja melhor compreendida, pode gerar muito medo. Entretanto, enquanto esse sentimento desagradável não for acolhido e compreendido, jamais poderá ser substituído por uma vivência mais saudável.
Por isso recomendo que explore esse momento com um psicólogo num processo de terapia. Assim é possível que você consiga ter esse espaço de acolhimento.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

28 JUN 2022

Maria pense em fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUN 2022

Oi Maria Eduarda,
A experiência do beijo te deixou perturbada, talvez tenha assoprado numa chama que estava acesa dentro de ti e tu não tinha percebido... Não tem nada de errado em gostar de pessoas do mesmo sexo; não tem nada de errado em ser lésbica, nem em ser gay, trans ou outras formas. O que te deixa incomodada talvez seja o forte juízo de valor que coloca nas relações... os preconceitos, a formação ou o adestramento cultural que te deixa inflexível.
Não julgue e saboreie as experiências que tiver, seja com homens ou com mulheres... curta mais a vida e deixe-se levar pelo prazer e não pelo julgamento.
Uma Psicoterapia te faria bem, te dava mais esclarecimento e pacificava teu emocional!
Abraços

5830 respostas

27 JUN 2022

Olá Maria! Obrigado por escrever. Pelo descrito, você está muito imatura, extremamente imatura. Uma experiência de beijo dessa natureza é algo proporcional a um grão de areia na praia. Certamente você está vivendo poucas interações reais, com pessoas adequadas e alimentando muito sua mente em trocas sociais e leituras distorcidas pelo consumismo de internet. Outro dado que fortalece essa hipótese é que, quando as pessoas vivem rotina de vida saudável, envolvendo turma de colegas e conhecidos, esporte coletivo de contato, grupos de teatro, serviços, estudos sérios, trabalho ou preparação séria para o trabalho, cooperação nos afazeres domésticos, não há força nem tempo para se fixar nessas ideias sem fundamentação.
Estaremos a disposição para te ajudar a organizar rotina de vida mais realistas a ativa.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.