Uma pessoa normal acha que está sendo perseguida, isso pode ser alguma doença?

Feita por >Paloma · 24 ago 2020 Problemas psicológicos

Ola,me chamo paloma e tenho um cunhado, esse cunhado é um homem muito trabalhador com amigos filhos tem um emprego otimo é uma pessoa muito calma e de uma alma maravilhosa
Porem ha alguns dias ele relatou que estava sendo seguido no caminho do serviço, e que quase todos os dias tem alguem seguindo ele tanto no bairro do emprego dele quanto no bairro da sua casa ele acredita que alguem esta seguindo ele desde o trabalho ate em casa
Mas o problema é que a historia em qie ele acredita nao ten pé nem cabeça ate porque ele vai e volta de ônibus e ele alega que a pessoa segue ele de carro e qie cada hora esta com um carro diferente e o que nos esta deixando mais assustado e que ele diz que precisa de uma arma pra se defender e que ou ele vai morrer ou vai acabar matando quem esta seguindo ele
Ele foi na delegacia fazer um B.O e os policiais disseram que ele deveria procurar um psicologo
A minha duvida é ! O meu cunhado esta ficando loko o que pode esta acontecendo com ele pq nos da familia nao conseguimos acreditar que ele esteja sendo realmente perseguido

A melhor resposta 25 AGO 2020

Olá Paloma! Grato por participar. Essa história relatada por você, precisa com urgência, ser olhada por um profissional para que se possa entender melhor a abrangência, duração e qualidade dela. O sentimento de perseguição, sentido como real, leva as pessoas a se defenderem com todas as armas, colocando a vida delas e de outras pessoas, em risco. É preciso, com urgência, contar com a análise científica de um profissional. Isso pode implicar desenvolvimento de delírio paranoide.
Isso não é questão de loucura ou não loucura, é questão de viver um estado interno que não condiz com a realidade. Em curtas durações, momentos de muito medo, acontece com a maior parte das pessoas. Quando dura tempo, sem explicação consistente, precisa ser comunicado a uma autoridade de saúde, seja ele, psicólogo ou psiquiatra.
Haja com rapidez.
Abraços virtuais Em tempos de pandemia, sejamos empáticos, serenos, éticos, mente aberta, respeitemos os saberes científicos"!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

25 AGO 2020

Oi Paloma,
Você tem razão em estar preocupada, porque a situação realmente requer cuidados.
No seu relato, ele diz que esta sendo seguido, depois fez um B.O. para se proteger, agora precisa de uma arma. Esses pensamentos estão tomando forma, e isso não é bom.
Existem alguns fatores que podem levar a esse quadro, e isso precisa ser avaliado por um profissional.
Tentem ajudá-lo o quanto antes.
Um abraço.

Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo