Não consigo sentir emoções, será que tenho algum problema sério?

Feita por >Phelipe · 30 nov 2017 Psicologia clínica

Durante muito tenho percebido que nao consigo sentir as emoçoes,sentimentos.Observo e vejo que nas pessoas ao meu redor riem,falam que estão felizes demonstram sentimentos mas eu nao consigo entender isso.

Teve algumas situações onde pessoas ficaram doentes ou até mesmo se feriram e percebi que os meus conhecidos na escola e em outros lugares demonstravam tristeza mas eu nao sinto nada que eles sentem não consigo me preocupar.As vezes em conversas com minha familia eu demonstro isso sem perceber e quando acabo me tocando sou chamado de insensível,frio,até meus próprios pais falaram isso para mim mas nao senti nada nem um pouco de arrependimento por ser dessa maneira.

Eu escrevo no caderno todos os dias meus pensamentos pois sei que nao vou ser julgado como um estranho por isso,no meu dia a dia tento forçar um sorriso para nao perceberem e falarem de mim,algumas pessoas tentaram ser meus amigos e me consideram mas eu nao consigo sentir o que eles sentem por mim,parece que tem uma forma de vazio em mim

Vim fazer está pergunta:Se possuo alguma doença ou se sou um estranho.

A melhor resposta 2 DEZ 2017

É preciso avaliar melhor o que você está descrevendo, é importante conhecer seu histórico familiar, a relação com sua família desde a infância. Além disso saber se há histórico de transtorno mental na sua família (depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, etc). É possível que o que você relata seja algum sintoma, mas só será possível saber a partir de um acompanhamento mais sistemático. Sugiro que busque um psicólogo o quanto antes.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 NOV 2022

As formas de vida no mundo atual estão cada vez mais individualizadas, estamos numa configuração de sociedade onde criar relações de confiança é cada vez mais difícil. Algo pode ter acontecido na sua capacidade de sociabilidade o que pode ter prejudicado sua capacidade de se afetar. Buscar acompanhamento psicológico é sempre indicado.

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

5 DEZ 2017

Muitas das pessoas chamadas frias ou racionais sofrem de alexitimia, uma espécie de analfabetismo emocional.
São pessoas com dificuldades para identificar e descrever os próprios sentimentos . Essas pessoas não aprenderam , na infância , a nomear os sentimentos e identifica-los em si mesmos e nas outra pessoas e quando perguntado respondem apenas que estão bem ou mal. Recomendo terapia focada nesse aprendizado de identificacao de emoções e sentimentos .

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

1 DEZ 2017

Olá, Phelipe.
No seu relato você disse que mantém um diário para que não seja julgado, então existe o sentimento do medo, do medo de ser julgado.
Acredito que você tenha emoções, Só precisa desenvolver e aprender a conviver com elas.
Cada pessoa é única e sente diferente de outras pessoas. Sugiro que inicie por terapia imediatamente.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo