O que pode ser esses problemas?

Feita por >Roddy · 2 set 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 19 anos, eu não estou bem, no final de 2021 tinha começado uma tristeza, uma vontade de chorar e um desânimo onde não consegui ver o motivo, achei que seria passageira, porém continuou no Natal e no ano novo, então como eu poderia comemorar um ano novo?
Isso persistiu por semanas em 2022, não sei se foi seguidos exatamente, onde foi piorando, veio os pensamentos suicidas, nunca tentei nada por falta de coragem, com isso eu me arranhava para aliviar, não sei se isso conta como automutilação, mas sinto que alivia um pouco, como a opção anterior, nunca me cortei por falta de coragem, mas já pensei, pois eu preferiria que fosse qualquer dor física, pois saberia o que fazer, mas enfim... O tempo foi passando, tentei não desistir, fazia algumas coisas para ocupar a mente, ajudou um pouco porém sempre voltava, esse ano tinha voltado no começo do ano e ficado meses sem sentir essas coisas, porém mês passado voltou novamente, mas sinto que está um pouco pior pois tenho umas responsabilidades que não tinha antes, me sinto culpado por estar fazendo tudo errado, nesses momentos eu me isolo no quarto, tenho vontade de sumir, talvez dormir e não acordar mais, minha família não sabe dessas coisas, prefiro que continue assim, pois não entenderiam e acho que só iria piorar, algumas pessoas específicas estavam perguntando porque sumi, aí tomei coragem para contar, senti que foi bom pra mim, porém esse pensamento me persegue, nunca fui ao psicólogo, talvez eu não consiga ir nem tão cedo, tem algo que eu possa fazer?
Geralmente quando isso vem com tudo eu sinto: Tristeza, angústia, desânimo, vontade de chorar, vontade de morrer/pensamentos suicidas, vontade de sumir, me arranho, algumas vezes nao consigo focar (fico pensando em outras coisas, porem isso eu ja tenho desde criança), desmotivação, perco a vontade de fazer as coisas, ou seja, (ex: se eu pegar um livro para ler, eu paro por falta de ânimo e vontade, isso acontece com outras coisas também) geralmente fico deitado por horas no quarto mexendo no celular, tentando ocupar a mente, mas nao funciona e deixo de fazer algumas coisas simples (eu de fato não sou muito disciplinado, porém meu desânimo me atrapalha em fazer as coisas.) Se tem mais coisas eu esqueci, minha memória está bem ruim.
Umas duas semanas atrás isso durou por 7 dias mais ou menos, não sei quanto tem irei aguentar isso sem surtar, estou tentando evitar fazer algo que eu me arrependa depois, mas não sei quanto tempo irei conseguir segurar, por que é tão difícil?

A melhor resposta 5 SET 2023

Olá Rody, que bom que você foi capaz de se abrir conosco e compartilhar o que sente, isso demanda muita coragem. E coragem você tem para enfrentar a vida sim, mas nesse momento você está precisando de ajuda profissional. Por todos os comportamentos e sintomas que você citou aqui está evidente que você precisa buscar um psicólogo ou psiquiatra para ser avaliado. Não existe outra forma de melhorar o que você sente. Não ficou claro a sua dificuldade em buscar um profissional. Se for financeira, você pode tentar o CAPS da sua cidade, existem ONGS e projetos específicos que muitas vezes atendem de forma gratuita, tem as clínicas escolas das faculdades de psicologia então é só procurar aí na sua cidade. O fato é que sim, é um sofrimento muito ruim o qual você está passando mas isso que você sente tem jeito e tem tratamento, mas é preciso procurar. Força para você e espero que consiga.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 SET 2023

Olá Roddy,
Embora você tenha relatado que não tem coragem de procurar ajuda de um profissional, sugiro que vá sem coragem mesmo, pois ele irá te ajudar a lidar com essas questões. Você não precisa passar por tudo isso sozinha, os profissionais estão capacitados a te ouvir e ressignificar toda essa angústia e tristeza. É preciso aliviar essa dor interna para que você não pense em se machucar. Fico a disposição para um encontro on-line onde irei te falar como a psicoterapia pode te ajudar neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

4 SET 2023

Olá, Roddy!

Lamento pelo que está sentindo e pelo seu sofrimento. Pelo seu relato podemos observar que já tem um bom tempo que esse sentimento de humor mais rebaixado se mantém. Se arranhar para aliviar a dor emocional não é a forma mais funcional então em terapia podemos trabalhar juntos através de técnicas específicas para aliviá-la de outras formas.
Acho fundamental buscar um psicólogo para te acompanhar nesse processo e para que seja não somente um momento seguro no qual possa botar para fora tudo o que está sentindo e pensando, mas também para que possamos te ajudar a sair desse processo e elevar o seu humor.
Caso tenha interesse me chama no privado ;-) Melhoras!

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

4 SET 2023

Acho que vc deveria sair dessa pelo menos de vez em quando como nas datas especiais?

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

3 SET 2023

Roddy
Voce está em Crise Existencial: não sabe quem é, não sabe da sua verdadeira identidade, não sabe do seu objetivo nesta existência e percebe que tudo o que recebeu do meio (familiar, escolar, social, religioso) não te serviu para, praticamente, nada!

Por isso sente tristeza, angústia, desânimo, vontade de chorar, vontade de morrer, tem pensamentos suicidas, vontade de sumir, se arranhar, não tem foco, dispersivo, se sente desmotivado, perde a vontade de fazer as coisas. É disciplinado, mas daqui a pouco vai entrar em estrese porque não está conseguindo resultados.

Precisa agora resgatar a tua inteligência vital, a mesma que você a substituiu quando criança pelos ensinamentos, em nome de ser educado, amado, dócil.

Precisa fazer Psicoterapia para poder resgatar a ti mesmo e iniciar o teu caminho pois, enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
E que ótimo que esta crise tenha acontecido agora... está no início da tua caminhada...
Corte o cordão umbilical psicológico com a família, seja de hoje em diante, pai e mãe de si mesmo, responsabilizando-se pelas tuas escolhas e decisões... inicie a conquista de ser dono da sua vida.
Fico à disposição
Abraços... esta é uma crise que te leva pra frente.

5817 respostas

3 SET 2023

Olá Roddy! Obrigado por escrever. Nossa mente vê exatamente aquelas coisas, para as quais a direcionamos. O olhar, pensamento, audição e demais ferramentas que nos compõem, veem o que nós permitimos a elas. Vamos lá. Pessoas precisam de pessoas, não de celulares, corpos precisam de espaço: sol árvores, nuvens, sombras, borboletas, passarinhos, gatos, cachorros, flores, plantas. O espaço de vida não é o quarto. Você estou colhendo o que está plantando. Precisa mudar hábitos, rotina de vida.
Você precisa de amadurecimento, de disciplina, planejamento, clareza de objetivos, estratégias e técnicas.
Embora você tenha escrito que não conseguirá vir a um de nós, psicólogos, você escreveu em um espaço de psicólogo. Será recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo. Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.