Ex namorado. Não paro de pensar que o problema pode ser comigo.

Feita por >maytê · 6 ago 2023 Abordagem psicológica

Oi gente, boa noite. Vou contar um pouco da minha história, tive um relacionamento de 3 anos com uma pessoa que eu gostava muito, porém me tratava com indiferença, era muito machista, e quando ele passou pra faculdade terminou comigo porque queria focar nos estudos (bem mentira porque depois que terminou só ia em festas), foi um namoro que eu doei muito e não recebi nada. Já passou uns 2 anos que terminamos mas sem querer vi uma postagem da atual dele e fiquei um pouco impressionada, vi os story's dela que ele levou ela pra viajar em vários lugares (comigo ele sempre reclamava dizendo que preferia assistir futebol), deu uma aliança pra ela (quando eu pedi uma aliança de namoro ele terminou comigo), e deu vários presentes, tirava várias fotos, o que não fazia comigo, eu sempre pedia pra ele postar (e olha que ele é do tipo que posta muito em rede social), fiquei um pouco triste, será que o problema sou eu? será que não sou tão bonita assim ou tão legal assim? Fiquei bem triste e não paro de pensar que o problema pode ser comigo..

A melhor resposta 7 AGO 2023

Olá Maytê.
O importante é você sair deste lugar, não esperar que ele volte ou te reconheça. então procure buscar novos relacionamentos que te faça bem.
O problema pode ser dele que não soube valorizar a pessoa linda que você foi nesta relação.
Fica aqui a dica, ao se relacionar com uma pessoa, não anule suas vontades e necessidades, seja verdadeira com seus sentimentos, pois se você não se valorizar o outro dificilmente o fará.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 AGO 2023

Olá Maytê, acredito que você pode ter um olhar diferente nessa situação. Acho que vc não precisa fazer comparação entre vc e a atual, mas sim focar mais em vc, Ver suas qualidades, seus pontos fortes, ver seu talento, ou seja ter mais autoconhecimento sobre vc.
saia desse lugar de comparação, pois sua história é única.

Caso queria conversar, me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

7 AGO 2023

Olá Maytê! Obrigado por escrever. Há uma enorme quantidade de possibilidades. Momentos de vida, personalidade, história, rotinas. Muitas coisas podem explicar modificações nas pessoas. O problema ser você, te dá, ao mesmo tempo um poder de centralizar as coisas, assim como retira qualquer responsabilidade, modificação de buscas, motivações e interesses, ao logo da vida das outras pessoas.
Ninguém é o dono da perfeição inquestionável ao tomar suas decisões.
Você precisa amadurecer, colocar o centro da tua importância em si mesmo. Precisa viver turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, precisa praticar esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura, dentre outras questões. Precisa séria e profundamente cuidar de teus estudos, de teu trabalho. Quem vivencia sua rotina de vida organizada, temperada, a cada momento, pensará e sentirá a atividade a ser feita naquele momento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá Maitê, obrigado por trazer sua dúvida. Bem, cada relação é única, logo os sentimentos e comportamentos podem variar de um para o outro. A pessoa pode se sentir mais à vontade numa relação com A do que na relação com B. Creio que no caso que nos trouxe é mais uma questão de identificação. Provavelmente seu ex se identificou mais com a moça com quem ele está agora, o sentimento para com ela é diferente do sentimento que ele tinha contigo e isso não é algo que controlamos, faz parte das relações humanas essa diferença. E por haver talvez mais intensidade, segurança, ele quis fazer com ela essas coisas que ele não fez com você e você tem que buscar enxergar isso com naturalidade porque não tem a ver com você. Tenha cuidado para não personalizar as coisas, isto é tomar para si. Nessa distorção (personalização), a pessoa tende a atribuir culpa a si mesma nas mais diversas situações que vive. É comum que quem está nessa condição peça desculpas constantemente, ainda que não tenha toda a responsabilidade ou que o fato não seja diretamente com ela. Então cuidado com esse tipo de pensamento. Você tem que enxergar o fato objetivo: você e seu ex não aprofundaram e fortaleceram o vínculo afetivo o suficiente para algumas coisas acontecerem. Você mesma iniciar o relato se queixando de como ele te tratava. Então evite ficar com esse pensamento de atribuir culpa a si, lembre-se do que eu expliquei sobre esse pensamento de personalização. Você é capaz de encontrar um rapaz legal que te valorize e te trate com o respeito e afeto que você merece. Reflita e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá Maytê.
Grata por sua participação aqui.
Três anos foi um tempo muito bom para vocês se conhecerem e observarem as afinidades. Porém se no namoro alguém precisa "mendigar"carinho, atenção, disponibilidade, algo está errado. Pois esses fatores devem estar equilibrados para que cada um sinta-se respeitado e amado. Nesse caso você doou muito e sente que não recebeu nada e no momento em que pediu a aliança ele terminou. Aceite que é normal os namoros se acabarem. Não podemos obrigar ninguém a ficar ao nosso lado. O importante agora é você evitar ao máximo qualquer aproximação com ele e tirá-lo das suas redes sociais para que você possa se focar em amizades saudáveis, esportes, trabalho, leituras, viagens, lazer, estudos, cursos de aperfeiçoamentos, espiritualidade, família, cuidados com a saúde mental. Faça metas nessas áreas e siga-as com muita intenção. Fico à disposição para desenvolver os assuntos abordados aqui em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 AGO 2023

Querida,
Maytê

Não temos controle dos sentimentos das outras pessoas. E não significa q haja algo errado com vc não. Vc fez o seu melhor. Devemos estar em relacionamentos nos quais somos valorizados. Espero que vc se permita a ter isso um dia com alguém q te mereça de vdd.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo