Estou noiva ha 4 meses, mas existe muita influencia da familia do meu noivo.

Feita por >Adriana Silva · 16 jan 2024 Abordagem psicológica

Namoro ha 5 anos, estou há 4 meses noiva e a familia influencia muito em nosso relacionamento. Constantemente vejo que mesmo sendo um casal totalmente independente financeiramente e emocionalmente a mae de meu noivo tenta mostrar que não é a favor do casamento. Recentemente, pela primeira vez tivemos uma conversa por uma falha minha, fui desabafar com uma pessoa da familia e a conversa vazou :(
Nesse momento, me sinto golpeada e constrangida com os prints vazados e ele decepcionado com minha postura.
Sei que isso sera uma ferramenta usada para tentar me responsabilizar e até mesmo interferir.
Conversei com meu noivo e me responsabilizei pela palavras, enquanto a pessoa que vazou as mensagens responsabilizava a mae dele pelas ações que gerou o assunto da mensagem.

Como lidar com uma familia influenciadora nas relações?

A melhor resposta 24 JAN 2024

Olá, Adriana!

Lidar com a influência e interferência da família na vida do casal pode ser um desafio, e é algo comum que muitos casais enfrentam.

É fundamental abordar essa situação com comunicação aberta e compreensão mútua. Um diálogo honesto com seu noivo sobre como você se sente em relação à influência da família na vida do casal pode ser um importante passo para lidar com a situação.

Discutam suas expectativas individuais em relação ao papel da família na vida conjugal, compreender as perspectivas um do outro pode ajudar a encontrar um equilíbrio. Também, reflitam sobre os valores e objetivos que compartilham como casal, focar no fortalecimento da relação pode ajudar a criar uma base sólida para enfrentar influências externas.

Juntos vocês podem definir limites claros e saudáveis em relação à participação da família nas decisões do casal - isso pode ajudar a criar um espaço mais independente para a vida a dois.

Também é importante perceber que geralmente nossas famílias fazem parte das nossas vidas e naturalmente influenciamos uns aos outros. Portanto, às vezes, pode ser necessário encontrar soluções intermediárias que respeitem tanto os desejos da família quanto os desejos do casal, procurar um equilíbrio é importante.

Se mesmo assim a influência da família continuar causando tensão, considerem a possibilidade de buscar apoio psicológico. Um profissional pode oferecer orientação e estratégias para lidar com essas dinâmicas familiares.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Adriana!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

27 FEV 2024

Bom dia, Adriana! Obrigado por se colocar. Em medidas diferentes, praticamente todas as famílias são ou tentam ser influenciadoras no avança das relações de seus membros. Embora você diga totalmente independente emocionalmente, sua queixa denuncia que não é tão plena assim tua autonomia emocional. De certa forma, você precisa ser o sol da tua vida, e dessa forma, as pessoas de tua família, da família dele, inclusive ele, receberem o seu trabalho de discernimento, filtro, para separar o que deve ser ponderado do que deve ser desconsiderado, sem se abater com essa força emocional que faz com que as famílias tentem influenciar a vida dos membros que constroem novas famílias. Tua verdade interior, tua verdade interna, embora sensível para aprender, aberta para se enriquecer com as contribuições realmente enriquecedoras, precisa ser seu direcionamento. Quando temos convicção da verdade interior, os comentários, enriquecedores ou não, não abalam. Aqueles válidos, nos ensinam, os inadequados, descartamos.
Toda verdade é provisória. A verdade provisória da Ciência, é mais confiável: vem de métodos que vão sendo melhorados, controlados, verificados, de geração em geração.
Atenciosamente,

8609 respostas

21 FEV 2024

Olá, é importante dialogar com o seu noivo que vocês estão se preparando pra construir uma família e que a mãe dele não vai deixar de ser importante, porém esse é o momento de vocês saberem o que significa uma vida a dois, sem interferência externa, por que esse comportamento já está influenciando na relação do casal.
Esclarecer como você se sente em relação a tudo isso, sem fazer críticas a família dele.
Tentar entender o que de fato ele quer. Se ele quer sofrer influencia da família e se você está preparada pra participar de ambientes onde a família dele estará presente constantemente.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

5 FEV 2024

Olá, Adriana!
Lamento muito que tenha vivenciado toda essa situação desagradável.

Lidar com uma família influenciadora em um relacionamento requer diálogo aberto, estabelecimento de limites claros e priorização do casal. É importante comunicar-se honestamente com o noivo sobre suas preocupações e definir regras sobre decisões conjuntas. Ao expressar seus limites, mantenha a firmeza com respeito. Se a situação persistir, considere apoio profissional para que possa lidar melhor com essas questões. Busque construir relacionamentos positivos com a família e envolvê-los no processo, quando for viável, destacando a importância de fortalecer a base do relacionamento a dois para um futuro sólido.

Fico à disposição!
Psicóloga- Luiza França

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

2 FEV 2024

Essa é uma situação complicada, mas não impossível de lidar! O mais importante é fortalecer o vínculo entre você e o seu noivo, com um bom diálogo aberto e honesto, para deixar claro como essa situação tem te afetado emocionalmente, e para que ele também se expresse. Em seguida, é crucial estabelecer limites claros e saudáveis com a família do seu noivo. Comunicar sua necessidade de privacidade e independência pode sim ser feito de forma respeitosa, apesar de que muitos de nós sentimos dificuldades em fazer isso por diversos motivos (medo de conflito ou rejeição, crenças limitantes, experiências ruins no passado, falta de habilidade de comunicação, dependência afetiva ou a própria cultura familiar da pessoa são alguns exemplos). Aqui entra a Psicoterapia, que pode fornecer ferramentas e estratégias para lidar com essa situação.

Boa sorte!

André Mota Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

1 FEV 2024

Olá Adriana,

Entendo sua situação e pelo relato me parece que embora não haja uma dependência financeira, há uma certa dependência de outras formas.
As vezes quando tentamos construir uma vida a dois buscamos de toda forma acertar e para isso acabamos consultando muitas pessoas de fora do relacionamento e a outra pessoa também adota essa conduta, o que abre portas para que os outros se sintam confortáveis em falar sobre, dar palpite, criar hipóteses e situações que não condizem com o dia a dia do casal.
Por isso é muito importante que o casal se alinhe, conversei, feche estas portas que estão permitindo que pessoas que não vivem com vocês falem por vocês.
Busque construir a dois, errar e acertar juntos, busque uma terapia de casal. Vocês precisam se desapegar dos outros e focar em vocês, no que os une, nos planos e sonhos.
Fechar portas as vezes é necessário

Edna Marcia Moreno Silva Psicólogo em Atibaia

3 respostas

25 JAN 2024

Atraves da psicoterapia, você vai entender essas dinâmicas doentias e saber como ter as estratégias certas pra lidar. Entra em contato comigo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

23 JAN 2024

Olá, Adriana, espero encontrá-la bem.
As dinâmicas familiares, como tudo, tendem ao equilíbrio e sempre que um novo membro é incluído é gerado um movimento de busca por um novo equilíbrio. A forma que este novo equilíbrio é buscado é próprio da estruturação familiar predominante. Ou seja, a tendência é manter a estrutura vigente. Falo isso para destacar que a tendência do meio (família) é de sempre manter a atual estrutura, aquela que está em equilíbrio.
O novo membro familiar que chega inaugura a nova estrutura e a busca de um novo equilíbrio. Isso não é por regra algo que gera sofrimento, mas é sim algo que desestabiliza. Bom, é fato que a família irá encontrar um novo equilíbrio. A pergunta é se este novo equilíbrio será satisfatório para todos ou não.
A decisão (casamento) que está eminente para ti é muito importante e irá definir toda a tua vida. Se estás aqui buscando ajuda, meu conselho sincero é que encontre, seja comigo ou com algum(a) outro(a) colega.
Fico à disposição!

Lourenço Torresini
CRP 08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba