Estou noivo, mas MUITO indeciso

Feita por >Anônimo · 26 set 2019 Terapia de casal

O problema vai muito além da indecisão. Eu namoro a 9 anos, noivei a pouco mais de 3 meses (por insistência dela!!). Sempre discutimos qdo o assunto é planos para o futuro pq eu não tenho atitude pra isso, eu literalmente não penso nisso (casar, ter filhos...) e ela sim. O problema é que durante o namoro ja me envolvi com outras pessoas e a muito tempo tenho vontade de terminar mas não tenho coragem. Ela é sensacional, a familia dela me adora e todos torcem pela gente, mas eu ja percebi que aquele fogo de começo de namoro (eu tinha 17 anos) não existe mais. Eu tenho muito carinho por ela, não suporto ver ela sofrer, mas eu tenho muitas vontades reprimidas dentro de mim, vontade de sair, de flertar, de viver minha vida, mas temo pelo que pode acontecer com ela se eu falar que quero terminar. E pra piorar, me envolvi a uns dias atrás com uma pessoa, não aconteceu nada, mas o contato visual que praticamos me abalou demais e to em completa indecisão, com vontade de viver uma loucura com essa pessoa mas travado nesse noivado. Preciso de ajuda!!!!

A melhor resposta 4 OUT 2019

Percebo que você já sabe o que quer. Já têm a resposta para esta pergunta e espera apenas que alguém de um ok para você, te apoie nesta sua decisão. Em seu relato percebo que seu relacionamento com sua noiva é de muito carinho e respeito, porém, o amor acabou. Quando a gente ama alguém, não têm dúvidas de querer estar ao lado daquela pessoa para sempre, de querer construir uma relação mais sólida, de querer se unir, ter um lar, uma família. Você não possui estes planos. Terminar este relacionamento não é algo fácil, mas acredito que seja necessário, para que você possa viver seus flerts, curtir sua vida, e para que ela possa também seguir a vida dela, e quem sabe encontrar alguém que queira o mesmo que ela.
Talvez você precise de uma ajuda terapeutica que te apoie, que valide seus desejos, que mostre para você que você possui este direito de ser Feliz, que você têm direito de não ter desejo, amar esta pessoa como ela merece e deseja, mesmo que após 9 anos de relacionamento.
Nas condições atuais ambos sofrem. Ela por querer algo mais que você não quer e não esta disposto a dar. E você por querer uma vida de solteiro que estando em um relacionamento de tanto tempo, não lhe dá o direito de ter. Quando você se envolve em outros relacionamentos ainda estando com ela, não é somente a ela que esta enganando, esta se enganando e enganando a esta terceira pessoa com a qual se envolveu. Isso não é um relacionamento sádio para nenhum dos lados.
Vai ser Feliz, termine algo que não esta te trazendo a Felicidade que você acredita ter em outro lugar. Ela vai sofrer, pois, parece que gosta de ti, mas é preferivel sofre agora do que ser infeliz o resto da vida em um relacionamento onde o outro (no caso você) não esta disposto a viver os meus sonhos que o dela. Liberte ela e se liberte destas amarras que não se fazem necessárias.

Ana Cristina de Melo Rodrigues Psicóloga Psicólogo em São Paulo

11 respostas

3 OUT 2019

Antonio, quando estamos na dúvida melhor repensarmos em todas as possibilidades, creio que você procurar uma terapia para se conhecer melhor e um profissional qualificado te orientar em questões de pontos - cegos irá te ajudar muito!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 SET 2019

A indecisão em um relacionamento longo e que se encaminha para um outro patamar muitas vezes pode gerar dúvidas, sim. Você já indica no início da sua postagem que "vai além da indecisão". Com essa afirmação entendo que existe muitos pontos que você precisa debater com certa urgência com a sua noiva. Antes disso porém você precisa colocar as suas ideias, pensamentos e principalmente o seu projeto de vida em foco para saber se a sua noiva fará parte ou não dá sua vida daqui para frente. Busque ajuda profissional. Para reforçar essa ideia finalizo com a metáfora do barco a deriva no mar..."se não tiveres direção, certamente o teu barco, levado pelas ondas, sem destino, se quebrará no primeiro rochedo que avistar!"

Pensare Psicologia Psicólogo em Criciúma

10 respostas

28 SET 2019

Olá Antônio, tudo bem?
Imagino pois estamos falando de 9 anos de relacionamento, coloque na balança e veja o que é prioridade para sua vida:
Quais são seus desejos? Quais são seus sonhos? O que estou fazendo com o meu tempo?
As nossa vivências são feita de ciclos: começo, meio e fim, mas será que vale a pena permanecer em algo, em que ambas as pessoas estão em sintonias diferentes?
Até onde você consegue ir? Quais são seus limites? Onde fica a nossa pessoa nessa trajetória? Isso tudo vale a pena?

Procure um psicólogo para que possa analisar melhor essas questões!
Permite descansar dê uma pausa para refletir a respeito disso!

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco

10 respostas

27 SET 2019

Olá Antônio, terminar uma relação, ainda mais de tantos anos não é fácil. É necessário avaliar bem a situação e ver o quanto e o que é mais importante p vc. Tomar decisões importantes como casa ou não casar com alguém refletem para nossa vida inteira, é uma grande mudança e é bom se tivermos certeza do que estamos fazendo. As escolhas importantes da vida tem q ser bem avaliadas. Seria bom vc ter alguma ajuda para decidir em fazer ou nao. Espero ter ajudado! QQ coisa estou à disposição.

Maria Virgínia Campos Rocha Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

27 SET 2019

Caro amigo Anônimo Indeciso!!! Voce namoram a tanto tempo e não descobriram, não criaram intimidade entre voces ainda... espera ter intimidade quando? depois de casar? O que é intimidade? É voce falar o que cala e ela falar o que cala. Porque voces fingem um para o outro? Este é o tempo (namoro) de voces criarem esta junção (tu + ela) formarem o nós. E para se sentirem NÓS, um não pode esconder nada para o outro. Porque voce não fala das tuas fantasias e desejos para ela? Ela também pode ter e com certeza tem as delas. Ou ela realiza e não te conta ou ela está idealizando e guardando dentro... não é bom isso. Tudo aquilo que voce deseja pode ser compartilhado com ela, sem medo, sem ressalvas. Esvazia a tua alma com ela. Não pode fazer esta sacanagem com ela, esconder a verdade dela e ainda depois, terminar com ela. Aí sim estarás demonstrando que és um crápula.

5817 respostas

27 SET 2019

Desde já agradeço o contato.
O que levantamos nesses pontos:
O gráfico do relacionamento ( alguns pontos ) positivos e negativos. Com base nessas informações trabalhos algumas técnicas que possivelmente o levarão a escolher de que lado ficar.
Espero de certa forma ter ajudado.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo