Noivo não percebe abusos dos pais e estraga nossa relação

Feita por >Laura · 29 mai 2023 Terapia de casal

Moro com meu noivo há pouco mais de 2 anos e desde sempre percebo que existe uma dependência emocional muito grande entre eles e se torna bem desgastante pro nosso relacionamento pq ele quer justificar como se eu n gostasse dos pais dele, mas eu gosto, só não gosto dos abusos e ele prefere se segurar na tese de que n gosto mesmo. Os pais dele tem uma relação onde não existe diversão ou tempo de qualidade do casal, vivem a vida para trabalhar, reclamar e se meter nas escolhas do filho. Ligações por vídeo o tempo inteiro (ate quando ele esta no sanitário), roteiros de conversas iguais todos os dias, a todo momento como se n tivesse nada para fazer. Eu sempre gostei de cozinhar, gostava de fazer coisa pra gente, mas os pais tornaram regra virem almoçar aqui todo domingo e perguntando o que teria para comer no dia, etc. dai parei de cozinhar assim. Temos comercio hoje em dia e só temos um dia de folga, os pais sempre inventam uma demanda inadiável justamente no nosso único dia de folga (sinto q é de propósito para sermos infelizes como eles são), nós n temos vida de casal jovem, mas sim vida de casal infeliz casado há mais de 20 anos. Já falei para termos nosso dia de casal e ele sempre fica "ah, mas e se..", dai n temos e ponto. Os pais inventam até doença para que ele saia correndo daqui e vá para perto deles. Ele n tem muita malemolência para resolver os problemas e sempre recorre a eles, eles também empurram demandas desnecessárias para ele puramente por dependência, isso me irrita demais pq sempre fui independente. Eles agem como idosos com demência, mas estão na casa dos 50 e super capazes de tudo. Para ir a qualquer médico meu noivo precisa levar, estou refletindo se quero realmente construir uma família no meio disso tudo, sinto que seria mãe solo estando casada. Fora o lance de ele se encher com as demandas dos pais e as nossas ficarem nas minhas costas, muito desgastante. Não falo mais nada com ele sobre isso pq ele reverte me fazendo como uma vilã que quer afastá-lo dos pais, sendo que eu mudei de cidade para ficar com ele e vejo meus familiares muito raramente, mas ele tem que largar tudo pra dar um comprimido ao papai idoso "incapaz" de 50.

A melhor resposta 1 JUN 2023

Laura
Ainda bem que é apenas noiva, tem tempo para refletir e decidir sobre se quer isso para si mesma.
Ele, teu noivo, precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua família.
Ele continua dependente deles, é defensor deles e possivelmente não vai mudar!
Se não mudar, ele torna impossível o nascimento dele mesmo, vai continuar sendo dependente deles e voce sempre será a segunda no coração dele porque a primeira, será sempre seus pais.
Isso torna impossível a construção da tua família.
Ele precisa se responsabilizar pelas suas escolhas e decisões e se quer construir família contigo, ele deverá ser protetor de voce, defensor dos teus intereses e deixar que os pais vivam a sua vida.
Vai enfrentar problemas e se precisar de ajuda, solicite.
Abraços

5817 respostas

30 MAI 2023

Olá Laura! Obrigado por escrever. Vocês, segundo seus escritos, parecem representar aquele casal com colocou o carro na frente dos bois. Como ficar noiva e morar junto, antes de ter esses conhecimentos? Namoro é para conhecer antes, esses aspectos, ver se os componentes positivos preponderam sobre os negativos. Dependência emocional é uma inadequação. Dá a impressão de que o outro controla das emoções. Emoções acontecem, vão desenvolvendo padrões, mas não são controláveis. A juventude precisa e deve ser vivida, com saúde, ética, respeito, reciprocidade, sabedoria e discernimento. Casamento após vinte anos, não precisa e não deve ser previsto com fadado a desenvolver-se infeliz.
Pelo descrito dá a impressão de que prevalecem aspectos e possibilidades negativas sobre as positivas. Sendo isso, não há futuro razoável. Famílias de cada qual são diferentes, mas precisam conviver, interagir, ofertar contribuições para o aprimoramento do novo casal.
Pode ser que você tenha outros elementos a colocar em sua avaliação. Por enquanto, você sugere preponderância, de componentes inadequados, ao seu ver, na cultura deles.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.