Reencontrei meu ex que não via a 7 anos e despertou algo em mim

Feita por >Sarah · 15 out 2022 Abordagem psicológica

Sou casada. Um casamento feliz e satisfatório. Tenho um marido que me ama e faz tudo por mim. A recíproca é verdadeira. Ele tem 20 anos a mais que eu.
Sempre conversei com meu ex. Fui sua primeira namorada. Tenho um filho do meu primeiro relacionamento e que este ex tratava como filho próprio. Tanto que em nosso término, sofreu muito por não ter mais por perto meu filho, que tanto amava e cuidava.
Nos separamos pois eu queria casar e ele não achava que era o momento certo… (hoje vejo que ele tinha razão, éramos muuuuito imaturos) porém, depois que terminei, ele mudou de ideia e pediu pra voltar. Mas sou decidida (ou teimosa, não sei) e não voltei. Sempre nos amamos, mas cada um seguiu seu rumo…
Segui minha vida. Me casei. E atualmente estou focada na minha carreira pois fui mãe muito nova e abri mão dos estudos para criar meu filho.
Ele seguiu a vida dele e se mudou de país e hoje mora com uma pessoa. Sempre mantivemos contato…
Depois de 7 anos que não nos víamos, ele voltou pra nossa e pediu para me ver. Tive medo, mas fui. Um encontro de dia num açaí. Rimos, papeamos muito e percebemos o quando ainda nos amamos…que tarde deliciosa! Como amadurecemos e cada um, a sua maneira, tirou o melhor de tudo que viveu até então… e agora eu não consigo parar de pensar nele e de tudo que podíamos viver juntos… ele diz a mesma coisa e quer me ver mais vezes… Ele é apenas 2 anos mais velho que eu e o sonho da vida dele é ter filhos. Sempre “brincou” que queria ter comigo, mas nunca levei a sério… e sempre deixou claro o sentimento que tem por mim, amor. Mas ao mesmo tempo, diz que o que vivemos foi muito bom mas que hoje cada um tem sua vida… falamos de casamento, eu falei que meu marido não quer casar na igreja e ele disse como eu ficaria linda de noiva… enfim… confuso, não? Penso que pode ser uma defesa pois quem terminou fui eu e ele sofreu demais na época para superar…
O que faço? Isso é apenas paixão? Ou é amor mesmo? Eu tenho um sentimento muito forte por ele que nem mesmo 7 anos de distância física pôde mudar 1%.
Eu tenho estabilidade na minha relação atual e ele mora do outro lado do planeta. Queria uma opinião externa.

A melhor resposta 17 OUT 2022

Sarah
Penso que esteja diante de um desafio que está sendo dado à tua inteligência. Se decidir e escolher inteligentemente, a vida se abre em muitas conquistas, prazer e alegria. Caso contrário, tudo pode lhe ser tirado!
Com o teu atual companheiro, que não quer se casar, embora seja um sonho teu... precisam conversar... dialogar os prós e os contra de cada decisão. Os dois podem estar fixos em crenças, um quer e o outro não, casar na igreja.
Com o teu "namorado" primeiro, a história foi construida de outra forma; tanto voce como ele, estão comprometidos pelas decisões e escolhas que cada um fez; contudo, sempre podem mudar a história e dar um novo fim.
Quais os resultados? Quais as consequências?
Quanto mais autêntica voce for, de acordo com as coordenadas da tua inteligência, mais podes dar respostas satisfatórias à tua vida.
A Psicoterapia de Autenticação pode te ajudar a discernir e esclarecer.
Abraços

5820 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 OUT 2022

Olá Sarah,
Que bom que chegou aqui!
Que história de vida, de amor não?! Parece aquelas que vemos em filmes! Mas.... a vida é muito mais que isso, a realidade nos chama para outras responsalibidades. Pelo que percebi, me parece que é justamente esse o conflito ai dentro.

Um caminho seria refletir sobre o que você quer para sua vida? O que essa relação significa para você (a atual e o amor do passado)? Seus sonhos pessoais, objetivos, projetos... como as duas se encaixariam? De novo, o que você quer para si, seu filho, sua história, seu futuro? Parecem reflexões simplórias... mas a construção de uma realidade precisa inicialmente ser mapeada em sua mente, em seu sentir. Qual o sentido de você escolher o que escolhe?
O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, ou até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações que demandamos no nosso dia a dia.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito nesse processo! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima!

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

16 OUT 2022

Olá Sarah! Que bom que você escreveu. Lá vai uma "opinião": Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, durante anos, é muito diferente de encontros. Sendo verdade que você vive um casamento feliz e satisfatório, não alimente esse tipo de coisa. As coisas de perto são muito diferentes das mesmas coisas de longo. Casamentos felizes e satisfatórios, precisam ser preservados. Direcione sua mente para aperfeiçoar a si mesma, aos seus próximos e tuas interações com os mesmos.
Se precisar, explico mais profundamente.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.