Não amo meu ex como casal, mas ainda sinto algo forte

Feita por >Rezinha31 · 29 nov 2020 Terapia de casal

Fui casada por 7 anos com meu ex. Um casamento que na época só aconteceu pq eu insisti, pq ele não queria nem namorar comigo. Logo no primeiro mês em que estávamos morando juntos ele disse que ainda amava outra pessoa e isso me quebrou por dentro. Mas continuamos a relação.
Ele por sua vez era sempre estranho comigo, apesar de nos darmos muito bem e sempre parecermos mais amigos que casal. Eu nunca sentia da parte dele que era amor (não apenas o amor romântico) mas apenas amor. Sempre senti que ele com o tempo começou a nutrir carinho por mim. E eu? Eu o amava demais, mas com o tempo as coisas foram ficando mais ruins no relacionamento, o sexo foi ficando inexistente e só acontecia por muita insistência minha ou brigas minha cm ele por ele sempre ter desculpas para não fazer sexo ou simplesmente me acompanhar ao médico.
Por minha vez, passei a não me importar com nada, nem casa e nem ele, comecei a trai-lo. Até que conheci outra pessoa que mostrou realmente me amar e a quem eu tbm amo. E eu decidi por me separar do meu marido.
Só que na época por motivos pessoais eu não pude ir morar com este namorado e precisei voltar a ficar na casa do ex marido por uns meses, que claro ele até aceitou. E neste período em que precisei de certa forma "reviver" o casamento, botei o quanto o meu ex mudou para melhor, e o quanto parece que se voltássemos daria certo desta vez. Só que, eu não o amo mais, e nem sinto prazer nele.
Porém, agora que já me organizei e me estabilizou para sair da casa do meu ex, sinto uma dor terrível, não de amor, mas por estar abandonando ele de novo, por mesmo não o amando, não querer que ele se afaste da minha vida.
Ah, e não eu não quero que ele fique a minha disposição ou coisas do tipo, tudo que eu mais quero é que ele encontre alguém e seja muito mais feliz do se um dia foi comigo.
Tentei resumir, o que seria este sentimento pelo meu ex? Eu amo meu atual relacionamento.
Seria normal eu visitar meu ex as vezes? E o que eu poderia fazer para ele não sofrer?

A melhor resposta 30 NOV 2020

Olá Rezinha,
Então, ficou claro no seu relato que há sim uma preocupação com o ex, mas essa preocupação vem do sentimento "culpa", como você mesma trouxe no início do relato, você insistiu neste relacionamento, mas cansou, e agora carrega uma culpa que não é sua; por que ele também quis morar com você, não foi obrigado; sugiro que você se desligue do ex; já passou, vida que segue; também pode estar relacionado ao Ego, tem vários gatilhos ativos;
Fico a disposição se quiseres conhecer mais meu trabalho como psicóloga Clinica
Abraço carinho
Leni

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

3 DEZ 2020

Olá Rezinha31! Grato por escrever. Normal ou anormal são conceitos relativos. O que precisamos ponderar é se estamos sendo éticos, respeitosos conosco e com os outros. A cabeça humana é muito complexa e dinâmica. O centro da solução está nas pessoas conviverem com harmonia interior e harmonia de troca, integrados a valores saudáveis e socialmente legitimados. Pelo relato, parece que a conquista e o poder (algo próprio do ser humano) precisam estar sob controle. Uma analogia para ficar um pouco mais claro: muitas vezes um gatinho brinca de pegar um objeto em movimento, quando pega, solta o objeto e espera que se movimento novamente, e quer pegá-lo novamente. Em certa medida, de maneira mais complexa e abrangente, o ser humano, para satisfazer necessidade de conquista, poder e controle, vive experiências assemelhadas.
Amor e sofrimento precisam estar com predomínio do controle no amante, não no amado, sofrimento precisa ser dominado pelo sofredor e não pelo causador do sofrimento.
Parece que você precisa amadurecer alguns conceitos.
Que tal passar por conduta científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 DEZ 2020

Oi Rezinha,
É preciso fazer psicoterapia para trabalhar os sentimentos de abandono. Me parece que em algum momento da sua vida, a sensação de abandono/tristeza, possa ter gerado algum trauma.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

30 NOV 2020

Rezinha. Pelo q entendi vc fez sua escolha. A questão é pq vc não se sente confortável com essa decisão a ponto de pensar nesse ex. Se ele ficou pra traz o tempo vai fazer ele se refazer. Quanto mais vc procurar mais dará esperança e estará confundindo sentimentos.
Me parece que vc é confusa p suas decisões e tem uma dependência de ter alguém ao seu lado. Pense em fazer terapia para se entender melhor.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro