É possível uma criança abusar sexualmente de outra?

Feita por >Mary · 30 set 2020 Traumas

Com 3 anos eu era uma criança normal, feliz e muito ativa.
Algum tempo depois me tornei tímida e calada.

Lembro que com 6 anos, ao visitar o novo colégio, me senti paralisada e só passei a brincar quando fui bastante chamada e incentivada por uma coleguinha.

Me lembro disso se tornar recorrente, socializar era difícil e sofria em segredo por isso.

Hoje tenho 25 anos, sou casada e tenho uma filha pequena. Venci a depressão e ainda trato a ansiedade.
Tenho muitos problemas com sexo e falta de libido.
É algo que me traz algum bloqueio, não sei explicar muito bem.
Achei até que fosse lésbica ou assexual, mas percebi que não é o caso.

Um tempo atrás passei a me lembrar da minha vizinha, que na época tinha o dobro da minha idade (eu 4 e ela 8)
Ela se chamava Jessica, me chamava todo dia pra brincar, morava em frente à minha casa.
Tenho algumas lembranças dela sendo malvada comigo, não me deixando brincar com seus brinquedos mais legais.

Lembro muito claramente de um respectivo dia, da avó dela batendo na porta do quarto, reclamando da porta estar trancada e exigindo que ela abrisse.
Questionava o que estaríamos fazendo lá.
Ela deu uma desculpa, era algo por baixo dos lençóis que não me recordo.
Essa situação parece ter durado pouco tempo...
Nossa amizade chegou ao fim assim que uma outra menina se mudou pra nossa rua, Natália. Eu e ela passamos a ser melhores amigas (somos até hoje). Comecei a passar muito tempo com ela, o que culminou em um desentendimento entre eu e a outra menina.

Um dia a Jessica me chamou pra ir brincar na cama denovo e me recusei. Ela respondeu, de forma explosiva: “desde que você conheceu a Natália, ficou muito chata!!!”
Foi nosso último diálogo.

Lembro também de alguns comportamentos errados ao longo da minha infância, que não combinam com a idade. Lembro de machucar um gatinho (me arrependo muito, rodei ele pelo rabo) - me lembro de fazer desenhos pornográficos escondido, de homens e mulheres sem roupas e também de simular relação sexual entre Barbies (me excitava com isso)
A masturbação também era algo frequente na minha infância. Com 8 anos usava um massageador elétrico como vibrador :(

Fiz uma ligação entre todas essas memórias, quando cresci. E percebi que algo não estava certo.

Seria possível ter sofrido abuso sexual aos 3 anos e meio, por outra criança??? Uma menina de quase 8?
Me sinto confusa e não tenho coragem de levar essa situação à terapia, por ter vergonha e não ter certeza do que realmente aconteceu.

Hoje ainda tenho fobia social, e algumas crises de ansiedade (leves).
Gostaria de entender esse comportamento sexual na infância e a falta dele na vida adulta.
Era algo que mantive em segredo, meus pais nunca desconfiaram.
Obrigada, desculpe o texto enorme.

A melhor resposta 1 OUT 2020

Olá Mary! Obrigado por escrever. Todo ser humano é muito rico, complexo de vivências, fantasias, lembranças reais ou distorcidas. Precisamos ter muita responsabilidade para ajudar as pessoas a lidar com suas vivências íntimas. Você colocou muitas informações. A palavra abuso precisa ser precedida da consciência e do poder do abusador. Muitas vezes, crianças são iniciadas na sexualidade, e ao sentirem prazer, sem maior maturidade, por impulso, acabam por iniciar outras crianças. Isso não se combina com a ideia de escolha consciente, envolvendo reflexão sobre as consequências desse fato.
Não há lugar ou pessoa melhor do que teu psicólogo, para você poder falar sobre o tema, com a abrangência e profundidade que a questão requer. É preciso adquirir coragem de levar à psicoterapia, valerá muito à pena. O respeito, sigilo, compreensão, sensibilidade, saber científico de seu psicólogo, serão muito úteis.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de resistência de alta curva de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

30 SET 2020

Oi Mary,
A Fobia social, depressão, crises de ansiedade, pode estar relacionado sim a tudo que passou.
O espaço terapêutico é muito acolhedor, sem julgamentos, pode ficar tranquila e a vontade para dividir esses momentos em terapia.
É muito importante não guardar esses acontecimentos e dúvidas só para você.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo