Seria possível uma criança abusar de outra?

Feita por >Anônimo · 10 jan 2023 Abordagem psicológica

Desbloqueei uma memória de que quando eu tinha 6/7 anos, beijei minha irmã de 1 ano por curiosidade, lembro de pensar que um bebê não falaria nada. Eu abusei dela? O que posso fazer hoje em dia a respeito disso? Me senti muito mal

A melhor resposta 11 JAN 2023

Oi Thalita
Isso são coisas naturais. Nesta idade, mesmo sentindo prazer em beijar, não é prazer sexual, a criança não tem maldades.
Amaldade é colocada pelos adultos, pela cultura, pelos princípios morais que o ambiente imprime.
Na criança, a sexualidade começa por volta dos 4/5 anos, ela sente sensações diferentes quando toca seus genitais e qquando toca outras partes do corpo. Sente sensações diferentes, mas não interpreta isso como sexo.
Não sei quantos anos voce tem agora, mas o que pode estar ocorrendo é uma pressão social, educacional, uma doutrinação sobre sexo, abuso, e outras tantas...
Se o sentimento de culpa continuar, é bom fazer terapia para curar, sanear seu emocional.
Abraços

5826 respostas

19 JAN 2023

Olá Thalita.
É possível que uma criança abuse sexualmente de outra. Mas não me parece configurar abuso o que você relata. Entendi que foi uma situação isolada de um beijo (provavelmente na boca), e, importante, você reconhece um sentimento de curiosidade (o que e muito comum entre as crianças). E não querer que outros saibam tem relação com o tabu da sexualidade.
Por outro lado, seria importante explorar um pouco mais esta sua lembrança, associada a sua história de vida, e para compreender porque a impactou, o motivo de ter vindo a você esta dúvida (de ter abusado).
Procure um psicólogo.
Forte abraço!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

11 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém