É possível sofrer abuso sexual na infância e não se lembrar?

Feita por >Vivian · 29 set 2021 Traumas

Bom dia, gostaria muito que alguém me respondesse, e respondesse todos os pontos desta pergunta. Com 8 anos desenvolvi emetofobia, e num grupo de apoio vi que esta fobia esta ligada ao abuso sexual. Além disso, me lembro que com 3 anos eu tinha um comportamento sexual inadequado pra minha idade, sendo que todos os dias ficava imaginando uma cena porno entre bonecos (acredito que nunca tenha visto nenhum filme, novela, ou desenho inapropriado, pois só assistia canais infantis da cultura e disso lembro com clareza, além de sempre meus pais me supervisionavam na TV, na época nem tinha internet ou computador em casa). Depois, com 9 anos comecei a me masturbar com frequencia, e depois de um tempo isso sumiu. Hoje tenho 21 anos, ja tive relações sexuais mas a última relação sexual foi um pouco traumática, por isso faz dois anos que nao me relaciono com homens e tenho "nojo" de homens. Será possível que sofri um abuso na infancia e nao me recordo?

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Vivian!
É possível sim!
Experiências muito traumáticas tendem a ser bloqueadas por nosso inconsciente mas a postura sexualizada tão nova indica a possibilidade de abuso. A de masturbação aos 9 anos não, compreendo como uma fase do desenvolvimento e descobrimento do corpo.
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, compreendendo melhor a questão do possível abuso e entender essa ultima relação traumática que viveu, a qual está impedindo novos relacionamentos.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 OUT 2021

Oi Vivian,
Sim é possível sim ter vivido um abuso na infância ou em outras existências e não se recordar; A maior parte dos nossos abusos e traumas estão no inconsciente, não nos lembramos deles e por isso precisamos enfrantar um processo de Psicoterapia para trazer à consciência e tratar.
Um trauma pode ter sido um caso real ou foi gerado pela sua mente. Ex.: Voce acordou, não viu a mãe contigo, uma outra pessoa te cuidou mas tu não viu a mãe (porque ela foi trabalhar) Na sua cabeça voce criou uma imagem que a mãe te abandonou. Na realidade ela deixou outra pessoa te cuidando, mas voce queria a mãe e ela não estava. Este pode ser um trauma que depois aparece em determiandas situações da tua vida real.
Voce pode sim ter tido este trauma na sua infância ou ser uma imagem nos teus registros de memória, de outra existência e que te aparece agora para ser resolvido, clarificado, curado.
Não foi a tua experiência aos 9 anos com a masturbação, nada de errado com isso.
Mas o fato de uma experiência aos 21 anos com um homem e ter ficado com nojo, pode sim ter sido uma revivência do trauma.
Agora precisa ser resolvido, curado.
Espero ter conseguido te explicar um pouco.
Se precisar, e vai precisar, disponha.
Abraços

5864 respostas

1 OUT 2021

Boa noite, Vivian
Viver com uma fobia é algo muito difícil de lidar sozinha porque você precisa de alguém habilitado que possa levá-la até a origem desse conflito.
Como psicanalista, digo que a sexualidade vivida na infância é o que leva o ser humano ao desenvolvimento saudável de sua personalidade ,ou não, quando as fases da infância são conturbadas. Você associa a emetofobia ao abuso sexual e parece que em seu caso há um grande sentimento de repulsa e culpa. Qualquer abuso, desde uma violência vivida ou sexual pode levar a traumas que ficam reprimidos no inconsciente e se você não tem acesso à esse material reprimido, o que desencadeou esta fobia, dificilmente você será livre do medo, da culpa e de seu sofrimento.
Infelizmente, você sozinha não saberá encontrar uma saída e uma ajuda, mas precisará da uma mão estendida de alguem habilitado que caminhará junto com você nesta jornada. Parabéns por buscar uma ajuda. Abs.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

30 SET 2021

Olá Vivian! Grato por escrever. Ocorre muito de as pessoas sofrerem e encontrarem uma forma mental de esquecer do sofrimento. Isso vale também para situações sexuais. Será prudente, no entanto, que você possa passar por uma análise cuidadosa, cientificamente organizada por um psicólogo, para que se possa resgatar a relação dessa hipótese com a história e com suas posições atuais.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.