Eu posso lembrar de um abuso que sofri na infância depois de beber muito?

Feita por >Starmilly · 14 abr 2022 Traumas

Eu vou esplicar mais ou menos a situação.
Bom, eu acho que fui abusada pelo meu primo quando eu era pequena, mas não contei pra ninguém pq eu tenho medo de ser coisa da minha cabeça já que não me lembro muito bem do abuso, só tenho um flash de lembrança daquilo. Minha lembrança do flash: eu estava na casa da minha vó (eu era pequena, não sei quantos anos) e meu primo me chamou pra ir no banheiro com ele (e o banheiro da casa da minha vó é MUITO MUITO quente, quase como um forno por conta do telhado que esquenta muito) e eu como era uma criança entrei no banheiro, e ele abaixou as calças, mas não me lembro de ter visto o pênis dele, só lembro do que ele falou, ele disse que eu tinha que pegar o pênis dele, que aquilo era legal e que era um brinquedo, depois disso não tenho mais lembrança nenhuma.
Mas esse final de semana eu saí pra beber com uns amigos meus e acabei ficando MUITO bêbada e acabei tendo um surto.
Eu lembro que antes de eu ter o surto tinha uma menina e um menino me cobriu com uma coberta pq eu estava MUITO mal por conta da bebida. E quando eles me cobriram eu comecei a sentir MUITO MUITO calor, como aquele calor que senti no banheiro no dia do abuso ( é como se eu tivesse voltado para aquele momento) e por conta disso tive mais uma lembrança do dia do banheiro: eu estava sem a parte da roupa de baixo e meu primo estava encostando a mão na minha parte íntima, foi só essa lembrança que tive.
No outro dia da festa eu fui falar com uma amiga minha e saber o que tinha acontecido, e ela falou que depois que a menina e o menino me cobriram eu comecei a chorar e gritar falando que não queria que meu primo entrasse no quarto em que eu estava, e isso eu falava sempre que um dos meus amigos homens entrava no quarto pra ver se eu estava bem, ela disse eu eu também falava que eu era apenas uma criança.
Bom, é só isso que me lembro, e é só isso que me falaram. Eu tentei dar o máximo de detalhes.
E nunca falei isso pra ninguém pq eu não sei se aconteceu mesmo ou é só coisa da minha cabeça.

A melhor resposta 15 ABR 2022

Olá Milly.
Sim, é bem possível que o abuso sexual tenho ocorrido. A sensação corporal de calor desencadeou a lembrança “esquecida”.
O álcool libera o cérebro pré frontal, onde ficam as pressões e conveniências sociais, por isso você lembrou.
Calor e álcool foram gatilhos e favoreceram a memória.
Sugiro que procure ajuda profissional para trabalhar o trauma.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

15 ABR 2022

Olá Starmilly,
Não! Não é coisa da sua cabeça. Se ficou registrado na sua memória, no seu emocional, aconteceu; pode não ter sido como voce está narrando, mas o fato foi registrado e o sentimento que tem é esse.
Lógico que, de nada dianta se voltar contra o teu primo e também, voltar ao passado e refazer diferente, mas precisa tratar o emocional, precisa curar a dor que sente proveniente desse fato.
Que ótimo queo calor por estar coberta te trouxe de volta a vivência, a experiência que teve na infância e como este fato foi registrado e como este pode estar interferindo na sua vida atual.
Precisa tratar isso pois, pode estar impedindo que na vida atual, no momento atual, quando estiver num relacionamento, pode se sentir impedida de se entregar ao relacionamento por causa da lembrança.
Abraços e cuide de você, trate seus medos, seus traumas, seus pânicos pela Psicoterapia.

5817 respostas

15 ABR 2022

É algo realmente muito sofrido ao ressurgir na consciência. Sobre lembrar de um abuso sofrido sob efeito do álcool, é possível que aconteça, mas como estamos em dúvida se aconteceu mesmo ou não, podemos pensar no que temos até aqui, que é o surgimento e os efeitos desses conteúdos na consciência, nesse sentido, eu vejo que eles tem um peso de realidade sobre você e é justamente por isso, por causar todo sofrimento de algo experienciado que precisamos tratá-lo como tal em uma terapia, afinal esse conteúdo de abuso pode te levar sintomas derivados, a repetir ou a projetar esse conteúdo e acabar revivendo-o cíclicamente de forma involuntária. Por isso, fica minha forte recomendação para iniciar uma terapia com um psicólogo ou um psicanalista da sua confiança.

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

15 ABR 2022

Olá Starmilly! Obrigado por escrever. O álcool é uma droga psicoativa, portanto gera um estado alterado de conscência. Essa tua hipótese precisa ser melhor avaliada. Por enquanto não se pode ter certeza o quanto isso representa uma lembrança ou a criação emocional a partir de vivência e tendências. O material para que confirme ou não esse fato está na tua história, na tua personalidade.
Estaremos a disposição para, de forma científica, ajudarmos você, no sentido de buscar esclarecimentos, desdobramentos e organizadores de vida futura melhor.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas - não se esqueça da Covid, nem da dengue.)
Sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8634 respostas

15 ABR 2022

Olá
De certa forma, é possível sim, o que não quer dizer que é uma certeza que tenha acontecido. O álcool pode ter tornado mais "flexivel" algumas barreiras que nos protegem de memórias dolorosas. Recomendo que elabore essa questão num processo de terapia para avaliar os impactos que isso poderia ter em sua vida. Independente te isso ter acontecido ou não.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha