Posso ter sido abusada na infância e não me lembrar?

Feita por >Karen · 11 mai 2020 Violência sexual

Eu fui abusada na infância por um primo adolescente e por vizinhos que também eram crianças, só que mais velhos que eu. Na época entendia isso como uma brincadeira que crianças não deveriam fazer. No entanto, o que me incomoda realmente, pode ser que não tenha nada a ver com esses episódios, ou talvez sim, mas envolve meu pai.
Sempre tenho sonhos com meu pai abusando de mim. Com muita frequência. Mas não tenho lembranças de que isso tenha ocorrido. Só me lembro que, quando ele me levava na escola, pegava na minha coxa e eu não me sentia confortável. Pedi pra ele parar, e acho que ele parou com esse costume. Meu pai já faleceu. Mas a dúvida gerada por esses sonhos me incomoda. Posso ter sido abusada pelo meu pai e não me lembrar? Esses sonhos podem simplesmente não significar nada? Me ajudem, por favor.

A melhor resposta 12 MAI 2020

Olá Karen!

Respondendo sua pergunta: sim, é possível as pessoas terem sido abusadas ou mesmo sofrer algum outro tipo de trauma e não lembrar conscientemente. Isso pode acontecer por várias razões, e uma delas é que nosso psicológico muitas vezes age para suprimir lembranças que podem nos ocasionar dores insuportáveis.

Pelo seu relato, existe sim a possibilidade de você ter sido abusada pelo seu pai, como também não existe, é difícil ter certeza e saber ao certo. Para tal, você precisaria fazer um acompanhamento psicológico. Sobre esse acompanhamento, devido ao fato de você já ter sido abusada por outras pessoas, recomendo bastante que o faça para que possa trabalhar de forma mais profunda essas situações traumatizantes.

Sobre a sua última pergunta, se esses sonhos podem não significar nada: sim, podem não significar nada, mas também podem significar algo (que não exatamente seja o suposto abuso por parte do seu pai). As vezes temos, também, falsas memórias de algumas situações. Mas tudo isso pode ser investigado melhor por um psicólogo durante um acompanhamento.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina