Posso ter sido abusada na infância?

Feita por >Catharina1020 · 6 dez 2020 Traumas

Boa noite!
Tenho 25 anos e desde muito nova, entre os 4, 5 anos mais ou menos, me lembro de ter o costume de me masturbar. Quando criança me lembro de usar bichinhos de pelúcia, cobertor, qualquer coisa. Lembro também que sabia que era algo errado e portanto só fazia escondida. Ainda não sabia o que era sexo porém algumas vezes já havia visto meus pais transando pela fechadura e na minha cabeça aquilo era chamado de “uoi” e não sexo, porém não sei de onde veio essa informação.
Desde então, até hoje tenho esse costume de me masturbar pois cresci com esse costume.
Me lembro também que quando era criança tinha o costume de querer me “mostrar”, usar shorts apertados, roupas apertadas também.
E sempre com amiguinhos as minhas brincadeiras era de querer beijar, fingir ser papai e mamãe.
Eu não tenho nenhuma recordacao de abuso, porém será que é normal uma atitude tão precoce para uma criança de 4 anos?

A melhor resposta 7 DEZ 2020

Olá, Catharina.
Ao contrário do que muitos pensam, toda criança, na sua inocência e espontaneidade, é capaz de sentir prazer sexual. Trata-se de um prazer atrelado ao próprio corpo, MUITO DIFERENTE de uma relação sexual adulta. É completamente natural e desprovido de malícia. A censura provocada pelos pais, nesta fase, é muito comum afim de preservar a criança de uma possível exposição e é um processo importante para a internalização da cultura, ou seja, das regras de conduta de uma sociedade.
Pensar que sofreu abuso por conta de um impulso infantil pode estar ligado a essa internalização de culpa, por ter feito algo não aceito, "imoral". De todo modo, seria interessante ler a respeito deste assunto.. Freud revolucionou o pensamento de sua época quando criou a Psicanálise, cuja libido era tema central e que inclusive embasou sua teoria do Complexo de Édipo.
De todo modo, um processo psicoterápico pode te ajudar a olhar para sua história e entendê-la.

Espero ter ajudado.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

11 OUT 2021

Oi, Catharina, tudo bom?

Como a colega pontuou, é natural no desenvolvimento infantil a criança tocar o próprio corpo e sentir uma sensação diferente (e prazerosa) na região genital. Essa sensação prazerosa é diferente da sensação do adulto (que acompanha desejos sexuais). A criança não tem isso, ela está apenas explorando o corpo dela e não tem nada de errado nisso. Se você entendeu que isso era algo errado foi porque algum adulto não te orientou da melhor forma. O correto é o adulto distrair a criança propondo outra atividade e explicar o que são partes íntimas e porque elas não podem ser tocadas em público (explicando conceito de privacidade).

Apenas se isso for um comportamento compulsivo que se torna preocupante, pois a masturbação compulsiva na infância é uma forma da criança mostrar que não está tendo prazer em outras atividades, ou que está sofrendo alguma angusta, e faz aquilo para se aliviar. O fato de você ter visto os seus pais transando pode ter sido angustiante para você, para a maioria das crianças é. E pode ser algo importante para você trabalhar em terapia.

No mais, as brincadeiras que você citou também são normais na infância.

O abuso sexual infantil deixa consequências mais graves como: desenvolvimento cognitivo prejudicado, distúrbios de sono, fobias, depressão, automutilação, autoestima baixa, sentimentos fortes de culpa, início precoce da vida sexual, comportamento sexualizado, masturbação compulsiva etc.

Essas consequências podem ter como origem outros problemas, se você tem algum desses sintomas não significa que sofreu abuso. Mas é importante investigar o que está causando esse sofrimento.

Psicóloga Luisa de Carvalho Psicólogo em Brasília

2 respostas

7 DEZ 2020

Olá Catharina1020! Obrigado por escrever. Todas as hipóteses podem ser. Acontece muito de crianças terem esse tipo de hábito e encontrarmos dificuldades para explicar a partir dos registros históricos da criança e de seus próximos. Cabe sempre lembrar que já nascemos sexuados. A maturação e desenvolvimento sexual é que vai adquirindo novos alcances, entendimentos, significados e trocas.
Parece, pelo seu relato, que será muito mais importante te ajudar a compreender tua rotina atual, personalidade, potencialidades, tua caminhada histórica, as metas, formas de aproveitamento do tempo em troca significativa com pessoas e objetivos a atingir. Isso será feito via conduta científica de um psicólogo que possa contar com tua persistência, mente aberta e disciplina. Com isso, provavelmente a resposta para a sua pergunta, tanto poderá ser respondida, quanto poderá adquirir um significado mais construtivo.
Espero ter ajudado.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais realistas: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.