É possível que eu tenha sofrido um abuso na infância e não me lembro?

Feita por >Laura · 5 fev 2022 Traumas

olá, tenho ansiedade e depressão e comportamento agressivo as vezes, meu namorado reclama q eu não quero mais ter relação sexual com ele, mas a verdade é q nunca liguei pra fazer sexo! não gosto de contato físico e nem q me toquem tenho receio q fui abusada na infância mas não tenho memória pra concluir isso! será q sofri um abuso e não me lembro? e tenho trauma?

A melhor resposta 6 FEV 2022

Olá, Laura
São necessárias mais informações para opinar isso. Inclusive seria bem desrespeitoso concluir algo dessa forma. Entretanto, podemos pensar sobre o desejo sexual em si. Existem pessoas que não se relacionam de forma sexual com outras pessoas. Por isso seria legal buscar um profissional que te forneça um contexto apropriado para conhecer melhor os seus desejos e vontade, afim de expressá-los melhor em suas relações.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

8 FEV 2022

Olá, Laura,
Não temos informações suficientes para falar sobre abuso sexual, mas podemos pensar nas coisas que você reconhece que tem, como a ansiedade e a depressão. Você passa em alguma psicóloga? Seria bom fazer acompanhamento para lidar com essas questões que já demandam tanto de você.
Sobre as suas relações sexuais, podemos dizer que há várias maneiras de alcançar o prazer sexual, preferências a serem exploradas e cada pessoa é única. Infelizmente nossa sociedade às vezes levanta barreiras que nos reprime, contudo você pode conversar com uma psicóloga, caso isso seja uma questão.

Roana Braga Psicóloga Psicólogo em São Paulo

3 respostas

6 FEV 2022

Olá Laura. É muito bom que você tenha consciência de suas fragilidades porque isso te move para buscar suas fortalezas; e quanto mais você evoluir neste processo de se conhecer menor será sua necessidade de se proteger com atitudes defensivas. Ou seja, sua análise numa Psicoterapia e um atendimento especializado para depressão com certeza serão úteis para reciclar suas memórias, lembranças e desejos. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

6 FEV 2022

Oi Laura,
Isto não caracteriza necessariamente que houve abuso, claro que podemos investigar, mas há pessoas sim que não gostam de conato físico, que toquem nela e é perfeitamente normal isso. É a forma como a sua mente se organizou para existir e sobreviver ao que estava enfrentando no seio materno. Se é esta a tua forma de funcionar, respeite iso e se faça respeitar... voce não tem que ser como os outros querem. Tem que ser o que voce é.
Mas pode ser também que as pessoas não saibam como te tocar... cada um prefere ser tocado de uma forma, só o diálogo resolve isso.
Pode também ser coisas que voce tenha gravado no teu emocional, reminiscências de outras existências e que agora precisam ser compreendidas e resolvidas, curadas. Isso voce consegue por Terapia de Regressão.
Abraços

5817 respostas

6 FEV 2022

Olá Laura! Grato por colocar a questão. É possível isso, mas também é possível que você tenha organizado uma concepção de sexo que seja desagradável, assim como é possível que você tenha desenvolvimento essa fantasia.
Certamente será muito importante você, com abertura mental, disciplina, persistência, pesquise nossos perfis cuidadosamente, escolha um de nós, e venha passar por uma caminhada científica, revisitando tua história, recompondo tua identidade com a inclusão da sexualidade harmônica.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

6 FEV 2022

Bom dia Laura.
Essas respostas podem ser obtidas através do trabalho terapêutico com profissionais especializados em Sexualidade Humana.
Pode ter sido abuso ou toques agressivos ocorridos na infância, motivo da rejeição e indiferença.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

6 FEV 2022

Boa noite Laura.
Não necessariamente tu sofreu abuso na infância, algumas vezes são outros significados importantes que precisa descobrir, entender.
Te aconselho a fazer uma terapia para que possa identificar esses pensamentos e comportamentos para viver de forma saudável.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

6 FEV 2022

As vezes acontecem fatos que nosso cérebro esconde traumas por ser uma memória dolorosa. Restando apenas a memória física, comportamentos automáticos ou emoções inexplicáveis. A abordagem Emdr trabalha com memórias implícitas e tem oferecido um bom resultado.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

6 FEV 2022

Laura. O fato de n querer sexo c seu namorado pode ser porque vc n gosta dele. É isso não deve ter nada a ver c sua desconfiança de um abuso .
Acho q vc deve fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro