Um tio me tocava quando eu era criança, mas eu não achava ruim. Como lidar?

Feita por >BASZ · 6 fev 2023 Abordagem psicológica

Quando criancinha, lembro de um tio me tocar com os dedos, boca, quando meus pais saiam. Mas diferente de outros relatos de abuso, eu não via como algo torturante e sofrido, pelo contrário, o meu eu criança gostava. Hoje, tenho 27 anos e entendo que o erro é dele mas não deixo de pensar que também tive um pouco de culpa. Neste ano fui diagnosticada com vaginismo, após perceber que toda relação era uma tortura. Será que meu vaginismo tem relação com esse "abuso", apesar de que quando criança eu gostasse?

A melhor resposta 10 FEV 2023

Oi BASZ
Foram experiências, não sei a idade que tinha teu tio... e também não se caracteriou como abuso.... o erro pode ter sido dele; também não pode caracterizar como culpa sua... não houve sofrimento.
O vaginismo nada tem a ver com esta experiência; é resultado de outras circunstâncias: educação recebida e a forma como voce lida hoje com a tua sexualidade, como a compreende, se reprime e como deixa os parceiros se relacionarem contigo.
A Psicoterapia te leva a resolver este problema.
Busque se conhecer.

Abraços

5817 respostas

9 FEV 2023

Boa tarde BASZ!
Sinto muito pela sua experiência tão difícil como essa. O fato de que os abusos dele não te incomodavam "diretamente", isso não anula a culpa dele, nem significa que a culpa seja sua. O abuso na criança pode implicar em várias consequências, que são diferentes para cada vítima, algumas pessoas desenvolvem inclusive hipersexualização. Acredito muito que o caso que você relatou, de vaginismo, esteja ligado com o que ocorreu sim.
Embora isso seja um trauma muito profundo e difícil de ser esquecido, é importante (fundamental) que você faça psicoterapia, para ressignificar essas experiências traumáticas, e ajustar a sua percepção em relação à você mesma, ao mundo e reestabelecer a sua confiança.
Um abraço, me coloco à disposição caso precise de ajuda.

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

8 FEV 2023

Olá Basz,
Que bom que chegou aqui! Sinta-se confirmada em suas sensações.
Antes de entendermos o hoje, te convido a pensar um pouco nessa criança que você um dia foi. Seu relato sugere culpa pelo que aconteceu. Hoje, com 27 anos, você consegue olhar para uma criança e pensar sobre ela ter ou não ter maturidade mental e emocional para lidar e entender esse tipo de situação? Adultos, em teoria, tem responsabilidade e desenvolvimento mental e cognitivo para entender o que deve ou não fazer. Uma criança está ainda em desenvolvimento, aprendendo a lidar com suas emoções, sejam prazerosas ou não, a reconhecer e lidar com os estímulos sensórios de seu corpo. É natural que sinta prazer quando estilado, é físico e automático. Agora o que fazer com isso, o que aceitar ou não, é mental e emocional, é aprendido e desenvolvido. O que uma criança ainda não tem o desenvolvimento suficiente para tal. Do mesmo modo, como adulto companheiro, a criança tem a inocência de confiar sem conseguir elaborar ou pensar ao certo se isso é ou não bom para si.

Pode ser que mentalmente você tenha criado maneiras internas de pensar sobre isso para enfrentar tudo o que sente. Pode ser que tenha relação ao que vive hoje. Entretanto, é preciso autoconhecimento para entender, elaborar, ressignificar e amadurecer essa relação consigo mesma e com o mundo.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

7 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2023

Olá.
Existe vários tipos de abuso sexual.
As consequências são observadas, quase sempre, na vida adulta.
Não importa se foi "consensual", crianças são induzidas, coagidas ou obrigadas por pedófilos.
O vaginismo é uma das consequências de abusos sexuais.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

7 FEV 2023

Olá BASZ! Obrigado por escrever. Precaução! É preciso cuidado para entender essas situações. Não se pode ou dever precipitar em uma direção, nem em outra. Primeiro é informação que, dada sua intimidade e potenciais desdobramentos, somente devem ser faladas no lugar certo, para o profissional certo, com estrema garantia de uso adequado. Segundo, a frequência que isso acontece, infelizmente, é muito maior do que as que tomamos conhecimento. A maior parte das pessoas, não relacionam sequelas ou prejuízos decorrentes dessas inadequadas vivências.
Será preciso analisar esse aspecto, conectado com a maior abrangência possível de outros fatores que perpassam tua história e identidade.
Estaremos a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocráticos, bárbaro, se faz um deles.

8602 respostas

7 FEV 2023

Ola
Eu sinto muito que você tenha sofrido esse abuso, querida
É comum que casos de vaginismo estejam relacionados a uma questão psicológica, uma vez que as relações sexuais possuem esse caráter também. É importante entender de que forma esse abuso te impactou, assim podemos entender as possibilidades que temos no momento presente. para isso, te sugiro buscar um processo de terapia que te ajude a lidar melhor com esse momento complicado e com esse passado doloroso. Pode te ser muito útil.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição, ok?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

7 FEV 2023

Olá BASZ!
Obrigada por escrever...
É importante você conseguir dizer que sentia prazer, isso não minimiza o abuso de um adulto em relação a criança.
A criança pode sentir um certo prazer, mas é inocente, como um carinho, como um toque de alguém a quem a princípio, gosta e admira, por isso muitas pessoas não se queixam, pela culpa de gostar, as crianças também sentem prazer e não somente nas zonas genitais, que são sensíveis a toques, mas no corpo todo, desde o bebezinho que é acariciado para dormir, no banho, ou em qualquer movimento de troca, de experimentar... porém é inocente do que realmente esses gestos de um adulto que molesta uma criança faz por perversão.
A criança não tem condições de discernir se é um abuso ou um carinho. A criança não tem culpa. E não faz ideia do que esses atos perversos podem acarretar na fase adolescente e adulta.
Sugiro que procure ajuda psicológica, seu vaginismo pode sim ter causa emocional, mas precisaria de mais informações sobre a sua história de vida e outras relações familiares, afetivas e sociais.
Me coloco à disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba