Tenha iniciativa para os outros, mas não para mim

Feita por >Gabriela Silva Gomes · 30 jan 2019 Desenvolvimento pessoal

Tinha concordado com minha mãe de acordar cedo para poder procurar alguns médicos na cidade nova que estou morando, inclusive um psicólogo, mas quando foi a hora, não quis acordar porque queria dormi mais. Quando fui conversar com ela para poder ver um dia para ir de novo, ela disse q não tinha outro dia para ir e que se eu realmente quisesse aquilo, eu teria feito. Isso me machucou muito, não é a primeira vez que meu pai e minha mãe falam que sou desinteressada pelas coisas, meu pai já chegou a falar que sou muito apática e faço as coisas com má vontade.
Não os culpo de achar isso, eu sei sim o que quero, e sei que aquilo vai me fazer bem, mas não sei o por que não faço, e até o que eu começo, não consigo terminar, por exemplo quando entrei na academia. Sei que isso me faz muito bem, eu gosto de me exercitar, mas depois que mudei de cidade, mesmo quando entro, não tenho motivação para ir.
Mas isso não acontece quando é em relação ao outro, estou na faculdade, e tenho demonstrado muita iniciativa e proativa, mesmo depois de descobrir que o curso não tem nada haver com que quero trabalhar, isso não me tem abalado de ajudar meus colegas e fazer meus trabalhos. Até quando um amigo precisava de companhia para ir anadar pela cidade, mesmo eu sem conhecer, aceitava ir junto.
Não sei se faço isso para agradar, mas eu realmente gosto de dar assistência aos outros, não é algo que faço para aumentar meu ego, porque realmente sinto isso, sinto que seja algo mais natural, quando vejo que posso ajudar alguém, eu automaticamente faço.
Meus pais já falaram da possibilidade de eu ter depressão, mas eu discordo, eles acham que eu sou uma pessoa triste e desanimada, mas eu só fico assim perto deles, desde pequena a imagem deles é de repressão e autoridade, eles sempre fizeram tudo por mim, até falavam por mim, mesmo que não fosse o que eu realmente pensava, por isso não me sinto a vontade com eles, mas sou uma pessoa bem humorada e animada, tenho uma paixão enorme pela arte, principalmente a dança , coisas que eu me apego muito por trazer. O que deixa triste são coisas como porque vivo me questionando de minha personalidade e sobre a realidade, e também sobre o porquê não tenho iniciativa. Essas coisas me deixam muito triste, confusas e desanimadas.

A melhor resposta 31 JAN 2019

Olá Gabriela
obrigada por compartilhar conosco sua história.
No seu caso, é importante se conhecer melhor e verificar porque essas diferenças no seu comportamento.
Sugiro procurar um psicólogo ou psicóloga, vai te ajudar a te entender e direcionar sua vida para aquilo que você quer e não o que seus pais querem.

Insista com sua mãe para marcar outro psicólogo, tente um horário que seja mais confortável para você, converse com amigas sobre seu problema, não se entregue.
Estou à disposição se precisar.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

5 FEV 2019

Ola Gabriela, geralmente quando agimos dessa forma é porque temos baixa auto-estima e não conseguimos nos enxergar como deveríamos, sendo assim vamos distorcendo a realidade e só enxergando os outros, fazer um trabalho de análise irá te ajudar muito
Abraços
Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo