Não sei se continuo casada ou vivo minha vida sozinha pra sempre. O que fazer?

Feita por >Cláudia Luz · 13 mar 2023 Abordagem psicológica

Eu, Cláudia Luz novamente. É a 3° vez que escrevo. Vocês sempre estiveram certos nos conselhos que me deram. Mas só fui pelo caminho errado. Não consegui resistir a tentação de ficar com o homem 21 anos mais velho. Separei do marido. Ficamos 3 meses separados. Até que ele me perdoou pela traição e disse que eu precisava decidir se voltava pra ele ou não. Então decidi voltar.
Estou fazendo psicoterapia. Mas mesmo assim continuo sofrendo porque mesmo voltando com meu marido não consigo tirar o senhor de 66 anos agora, da minha cabeça. Ele era colega de trabalho. Saí de férias este mês. Antes de eu sair ele me deu um abraço de despedida.
Não falei mais com ele. Mas eu soube que ele pediu demissão do trabalho.
Fiquei arrasada, como se tivesse de luto.
Não sei se vou conseguir superar isso.
Se deixo meu marido de uma vez por todas, me sinto muito culpada pelo que fiz.
Mas sei que se eu largar dele, nem o outro vou ter comigo, porque ele não tem coragem de largar a esposa, a vida dele por minha causa, já que ele resolveu se despedir de mim. Mas ainda penso como seria se ele fizesse isso. Se largasse tudo pra ficar comigo.
Não sei o que é melhor pra minha vida.

A melhor resposta 15 MAR 2023

Oi Claudia Luz
Depende do que voce quer com o teu marido; depende do tipo de relacionamento que consegue ter com ele...
Se realmente ama teu marido, por que não consegue manter um diálogo verdadeiro com ele como mantinha com teu "namorado"?
Namoro ou casamento existem para fazer crescer... E se voce escolhesse viver 100% compartilhando sentimentos entre voces dois? voce e seu marido? As dificuldades, os medos, as vergonhas não são problemas... são desafios, são possibilidades de crescer e trabalhar internamente as limitações, destruir as travas mentais que voces dois tem.
É isso que impede manter.
Em vez de enfrentar os medos, voce foge mantendo um relacionamento proibido, escondido.
Isso é covardia que faz com a tua vida, com a vida do teu marido e com a esposa do teu "namorado".
Voce é livre, pode escolher, mas cada escolha gera seus resultados, suas consequências.
Tenha consciencia delas.

5817 respostas

14 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 MAR 2023

Oi Cláudia! Obrigado por escrever. Embora você diga que é a terceira vez que escreve, embora eu comumente lembre que pessoas que reeditam escritos, do seu caso, não me lembro. Pelo atual texto entendi que você tinha uma pessoa de sessenta e seis anos que te largou, que pediu a conta do trabalho, mas que tem e tinha uma esposa, que estava com ele ao mesmo tempo que você. Será isso?
Você está fazendo trabalho com psicólogo em consulta minimamente semanal de cinquenta minutos, e certamente tratará isso com seu/sua psicóloga.
Parece, pelo escrito, pelo que posso imaginar das vezes, anterior, que as duas alternativas que você apresentou são radicais: continuar casada ou viver sozinha. Por detrás dessas duas alternativas radicais, integradas com a forma como você organizou o raciocínio, você precisa, antes de estar com outra pessoa, resgatar o estar consigo mesma. O atual casamento, segundo seu relato, não parece satisfatório, ficar sozinha, muito menos. O resto da vida é uma radicalização.
Você precisa amadurecer, resgatar a autonomia, a autoestima, o respeito para consigo mesma.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.