Não sei se quero continuar casado.

Feita por >EVS · 19 set 2023 Terapia de casal

Comecei a namorar bem jovem, eu com 16 e minha esposa com 14, namoramos 3 anos e nos casamos, eu não levava ela muito a sério, saia para festas, deixava ela me esperando, e sempre que tinha oportunidade traia ela, isso até quase a gente se casar, eu amava ela, ou pelo menos sempre achei que amava, nos casamos e eu sempre gostei do nosso casamento, a gente sempre foi muito parceiros, aquele casal exemplo que todo mundo fica elogiando, quando a gente se casou, nos três primeiros meses de casados, a irmã dela acabou vindo morar com a gente, e eu acabei me envolvendo com ela, nunca transei com ela, nem com nenhuma pessoa sem ser minha esposa, depois de casado, mas tinha essa pegação, isso durou uns 3 anos, até que resolvi parar. então quando eu estava de boa, minha esposa resolveu que precisa de um tempo, e depois de muito conversar ela resolveu ficar, más quando estava ficando tudo bem, acabei descobrindo que ela tinha beijado um cara do trabalho dela, eu fiquei muito mau, fiquei no fundo do poço, pelo fato de colocar ela em um pedestal, sempre imaginei que só eu era capaz de fazer isso, então foi um choque muito grande, sei que é até egoísmo da minha parte, porque eu sempre sacaniei com ela, más mesmo assim eu fiquei muito triste. então decidimos ter um filho, na gravidez dela, eu acabei ficando com uma pessoa, porque me achei no direito, e depois de algum tempo, acabei contando pra ela, o que eu fiz, ela ficou chateada, mas a gente seguiu, aos trancos e barrancos, e nesse meio, da gente sempre falando de se separar, e não se separava, ela acabou ficando com outra pessoa, ela realmente estava gostando dele, mas não tinha coragem de me largar pra ficar com ele, eles se beijaram duas vezes e ela não quis mais, más também não conseguia parar de falar com ele, até que eu descobri, e quis ir embora, más ela implorou para eu não ir, e disse que entre ele e eu, ela queria eu, e a gente tá tentando de novo, más eu já não sei se amo ela mais, (ou se amei um dia) não sei se quero continuar, não só pelo fato dela ter feito o que fez, más pelo fato de ter começado errado, eu nunca respeitei ela, talvez nunca a amei de verdade, só gostava dela porque ela é bonita, trabalhadeira, boa mãe, e tenho medo de perder isso. na mesma hora que quero ficar, já penso que seria melhor eu ir, tanto para o bem dela quanto para o meu. e tem a questão do meu filho, não sei o que fazer.

A melhor resposta 10 OUT 2023

Olá, EVS
Vocês tem uma história de vida juntos, problemas acontecem em qualquer relacionamento, sair deste relacionamento é buscar outros problemas para sua vida que podem ser iguais ou diferentes, mas com um ingrediente novo, você não sabe como reage uma outra pessoa que por ventura venha a se relacionar. Mas você também pode pensar em ficar sozinho, seria uma outra opção para que você decida se é valida ou não para você.
Uma terapia de casal, pode ser um caminho antes de pensar em sair desta relação. Valorizar o que construíram juntos, será que não vale a pena?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2023

EVS
Vejaque está famtando objetivos na tua vida...
O que realmente voce quer? Quem é você?
Sem isso claro e definido, viver de qualquer jeito ao sabor das ondas, está bem.
Tu não veio aqui para namorar, para casar, para ter sexo, para ter filhos...
Embora possa fazer isso tudo, primariamente veio aqui para se corrigir, aprender, resolver teus conflitos, se realizar e ser feliz.
Ela também veio para realizar a si mesma.
Contudo pode ser que nenhum dos dois estejam conscientes desta realidade e por isso, as relações não tem profundidade e sem sentido. Pense nisso e se quiser compreender melhor a vida, faça Psicoterapia, pois o modo como estão vivendo é o mais superficial de todos.
Abraços

5830 respostas

20 SET 2023

Olá EVS, pelo seu relato seria saudável iniciar uma terapia de casal, para vocês entenderem o casamento, o que vocês querem e esperam como casal.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

20 SET 2023

Olá EVS!
Pelo seu relato acredito que vocês dois precisam amadurecer o relacionamento de vocês para entenderem o que está acontecendo e assim responderem as dúvidas que têm. Busquem a terapia de casal para juntos com o profissional analisarem os pontos cegos que ainda precisam de ajustes antes de tomarem decisões tão importantes na sua vida, da sua esposa e filho. A terapia vai facilitar as reflexões através da escuta ativa e das estratégias psicológicas de forma ética e científica. Fico a disposição para desenvolver com profundidade essa ajuda.
Maria Nair
Psicóloga Clínica
TCC - Terapia Cognitiva Comportamental
Hipnoterapeuta

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

20 SET 2023

Olá EVS! Obrigado por escrever. Sua história reflete profunda imaturidade e baixo grau de reflexão sobre as consequências. Diante disso, pode-se pensar que habitualmente tuas certezas tem prazo curto de validade. Há uma criança para cuidar, educar, orientar. Será prudente, muito prudente, que você amadureça reflexão, com validade de longo prazo, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos. A vida, após os quatro anos de idade, não pode ser baseada no quero ou não quero. Precisa refletir, integrar o alcance da necessidade, adequação, ética e desdobramento.
Conte com um de nós, psicólogos, mas venha com mente aberta e disposto a aprofundamento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.