Não sei se devo continuar ou não

Feita por >Babi · 27 jul 2023 Terapia de casal

Namoro vai fazer quase 5 anos. Estamos em uma fase que estamos distantes um do outro, percebo que não temos mais os mesmo objetivos, eu por exemplo estou em busca de conquistar minhas coisas e ele é muito acomodado, ganha pouco e o que ganha é só para ele, nunca gasta 1 real comigo, tudo que fazemos eu quem tenho que bancar, desde pedir um lanche em casa até sair para balada. Já conversei, incentivei a fazer cursos para tentar melhorar as coisas, mas no fim fez os cursos e nunca exerceu as profissões. Por conta disso perdi até o desejo sexual por ele (isso é um dos motivos pelo qual gera conflito diariamente). Esses motivos acima me incomodam, mas também sei que ele é uma pessoa boa, me trata bem, tudo que eu peço faz, então fico em dúvida se devo ou não continuar nessa relação.

A melhor resposta 28 JUL 2023

Oi Babi! Na Gestalt Terapia, que é uma das abordagens com a qual eu trabalho, temos o conceito de atualização que eu acho que encaixa bem com o seu relato.
Como já dizia o poeta, "nada do que foi será do jeito que já foi um dia", quer dizer, as coisas e pessoas tem potencialmente a capacidade de se atualizar. Aquilo que foi bom pra gente em um determinado momento pode não ser mais em um outro. E está tudo bem.... Me parece que vc sente que está em um momento de vida diferente do dele; vc se atualizou de uma forma ou num tempo diferente do dele. Normal... Isso não é um sentença de condenação para a relação desde que a gente encontre Alguma forma de se sentir confortável dentro desse vínculo. Talvez seja necessário que vc entre em contato de verdade com quem vc é, com os seus desejos, com o lugar que ocupa nesse mundo pra entender se suas relações ainda fazem sentido ( o namoro, mas podemos incluir aí outros tipos de relações tb).
Um processo terapêutico ajudaria e muito nessas descobertas.
Tenha em mente que a atualização é algo natural e desejável para uma vida saudável; assimilar suas transformações e assimilar as transformações dos outros tb faz com que os vínculos possam, inclusive, ser fortalecidos qdo encontramos motivos para continuar apesar de...
A vida é constante movimento e quem tenta barrar isso corre o risco de adoecer emocionalmente.
Procure um bom profissional; vai te ajudar!
E lembre-se do poeta: "a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito.."
Boa sorte!

Claudia Marinho Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

28 JUL 2023

Olá Babi! Obrigado por escrever. Pelo que descreveu, não deve continuar. Namoro é para se conhecer mais de perto, amadurecer. Quando se associam dúvidas, dificuldades sexuais e objetivos diferentes, somam-se várias incompatibilidades e insatisfações, que levam a desgastes complexos.
Vocês precisam de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, de estudos sérios e consistentes, de aprofundamento profissional, de prática de esportes coletivos de contato, de grupo de teatro, de entendimento da cultura e da natureza humana, nesse estágio, mas do que namorar.
Terminem.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

28 JUL 2023

Olá Babi.
Grata por sua participação aqui.
Cinco anos é tempo suficiente para observar se têm afinidades ou não. Nesse período de relacionamento amoroso observou que ele lhe trata bem e faz tudo o que você pede mas mesmo assim você sente que o namoro não se desenvolve como você queria em especial na área sexual e financeira que são dois Pilares importantes na Vida de todos. Você já apresenta comportamentos que demonstram o resultado do desgaste na relação. Refletir neste momento sobre o fato de que a realidade é o que é e que não ninguém tem o controle de tudo, nem mesmo você. Aceite que a maioria dos namoros acabam por falta de afinidade, disponibilidade, responsabilidade. Faça terapia psicológica para tratar desse conflito. Fico à disposição para desenvolver esses temas em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba