Eu não sei como continuar vivendo. O que deveria fazer?

Feita por >Herik · 12 jun 2023 Desenvolvimento pessoal

Meu nome é Herik, eu gosto de pensar que amo todos nesse mundo e as vezes isto é um fardo terrível. Eu não sei como viver desde que eu comecei a pensar sobre isso, desde que me vejo como gente eu almejava um futuro onde eu pudesse fazer as pessoas serem mais felizes, mas o fato de eu ser meio lento ou só por ser um tanto pior que os outros para fazer as coisas me afeta muito, me desanimou e fez com que eu disperdiçasse o meus anos vividos até agora, me arrependo de não ter pedido ajuda antes, de não ter estudado o suficiente antes, de não ter me esforçado o suficiente antes, tudo a cada dia parece cada vez mais uma causa perdida. E eu só tenho 20 anos. Atualmente eu tô no meu segundo emprego, eu não aprendi a perguntar se as pessoas precisam de ajuda, então como ajudante eu tô com medo de não passar pelo tempo de experiência. Eu tava tentando seguir pelas pessoas próximas que me amam, queria pelo menos fazer algo por elas, elas cuidaram de mim até aqui, por isso não quero desistir. Mas o mundo não me ensinou a ter esperança, eu tive que me agarrar nesse apego que tenho a essas pessoas, mas cada vez mais eu me desprendo mais da minha mente, só para que eu possa parar de pensar nisso e continuar seguindo, mesmo sem ter forças ou motivo pra continuar, eu só estou existindo, sem motivo ou propósito. Aí eu olho pras pessoas e vejo elas, tão incríveis seguindo, muitas com motivos para estarem mais tristes do que eu. Mas eu sou o único parado, que não consegue dar dois passos em direção do futuro sem cair em uma espiral de desespero. Eu não me imagino indo ao psicólogo por vontade própria, seja por preguiça ou por achar que não tenho dinheiro. Por isso espero que alguém possa me ajudar... Por que eu não consigo fazer isso por mim.

A melhor resposta 5 JUL 2023

Olá, Herik!

Por mais que você gostaria de ter pedido ajuda e feito outras coisas antes, perceber isso agora é um grande passo e preciso dizer que sempre há tempo ou formas para buscarmos nos desenvolver e alcançar nossos objetivos! Pelo que você comentou, você gostaria de em seu futuro levar felicidade às pessoas - esse é um lindo propósito de vida, quem sabe essa não pode ser a sua motivação para buscar auxílio para seu sofrimento?

Ah e não se engane, as pessoas à nossa volta podem até parecer ter vidas incríveis, mas não as conhecemos a fundo para conhecer os obstáculos e desafios que elas têm - e elas têm, todos temos. E não é justo você se comparar a elas, você tem sua própria história de vida, experiências e dificuldades. Você é único e com a ajuda necessária você poderá sim dar seus passos em direção ao futuro que você quer, ir cada vez mais ganhando confiança em si e se desenvolvendo.

Se você não se vê decidindo buscar uma ajuda profissional sozinho, quem sabe você não busca o apoio de alguma das pessoas que você ama e te querem bem para que te ajudem a buscar esse auxílio? Muitas vezes nossa rede de apoio é muito importante para superarmos nossos desafios.

Espero que você busque ajuda, saiba que tem esperança sim, há tratamento para esse sofrimento e você poderá ter um futuro lindo pela frente. Apenas dê um passo de cada vez, que tal começar se permitindo receber a ajuda que você precisa?

Espero ter ajudado.
Qualquer outra dúvida, estou aqui.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas