Viver está se tornando uma tortura, não sei mais o que fazer

Feita por >Luana Turrissi · 19 set 2021 Motivação

Me sinto constantemente inadequada, atrapalhada, sem noção, parece que não penso antes de fazer as coisas!!!! Estou no 5° ano de medicina e estou fazendo estagios no hospital, mas sinto que o tempo todo eu faço besteira.. Por exemplo, um dia fui examinar uma paciente puerpera que estava em quarto compartilhado e esqueci de pedir para o marido de um outra paciente que se retirasse da sala e deixei uma paciente exposta por falta de atenção minha!! Ontem fiz pela primeira vez uma sutura e por duas vezes quase furei o dedo porque deixava minha mao muito proxima da agulha, mesmo com a professora me orientando e me alertando. Isso em deixou muito mal, fora varias outras coisas que aconteceram.. fico o tempo todo com medo de errar, porque me atrapalho na hora de fazer e de falar tudo, muitas vezes gaguejo, me sinto uma inutil e tenho muito medo. Parece que fico tao preocupada em estar fazendo tudo direito que fico cega e deixo escapar os detalhes que realmente importam.. Esqueço coisas que acabei de ouvir, não consigo fazer racicinios logicos de forma rápida.. É dificil manter dialogos com as pessoas porque nunca sei o que falar, nao pareço espontanea e natural, preciso ficar calculando cada passo que eu dou, e mesmo assim quando faço alguma coisa é sempre de forma equivocada e depois me sinto um lixo.. Já estou cansada de me sentir esquisita o tempo todo, penso muitas vezes em acabar com a minha vida

A melhor resposta 25 SET 2021

Olá Luana.
Talvez você está olhando apenas aquilo que não tem feito certo, se prestar atenção perceberá que tem feito muitas coisas corretamente. Muitas pessoas percebem um episódio ruim, mas esquecem de perceber os muitos pontos positivos daquilo que tem feito. Só o fato de estar no 5o ano de medicina já é uma grande vitória, mas é você que precisa perceber isso.
Fica aqui para você refletir:
O que tem feito de bom para seus (suas) pacientes a cada dia? O que fez de correto nestes últimos dias? Você acredita que se os professores não confiassem em seu trabalho te colocariam na equipe? Por que se exigir tanto? Você acredita que os médicos já começam acertando todas?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 SET 2021

Oi Luana,
Há muita coisa a ser resolvida e compreender...
Antes de tudo, quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? Como voce se enxerga? É voce mesma quando faz os procedimentos?
Precisa ter esta clareza para ser dona de ti mesma e livre das influências externas.
O que é o ambiente, o meio? 99% do que sente não é teu, não provem de ti mesma. Isto significa que se não desenvolver a cosnciência do que está havendo contigo, podes estar sofrendo influências externas nos teus atos, nas tuas conclusões.
Quais as verdades que estão em ti mesma e voce não acredita?
Muita coisa pode estar interferindo que te induza ao erro, precisa redobrar a atenção, trazer à consciência, sensibilizar-se para dar-se conta do que pode estar acontecendo.
Não estamos nunca sozinhos mesmo que estejamos num ambiente a sós.
Ou voce assume o controle de ti mesma ou será controlada por forças externas.
ou dominas ou serás dominada.
Vamos fazer Psicoterapia?
Além das coisas expostas acima, tem a dependência da opinião dos outros para ser curada.
Serás uma exímia médica se resolver estas coisas.

5817 respostas

23 SET 2021

Olá Boa, obrigada por estar aqui conosco buscando ajuda. Veja, em seu relato vejo um sinal de sofrimento psicólogo que precisa ser tratado com brevidade porque indica que não e de agora este sentimento de inutilidade, insegurança e baixa auto estima. Peço que reflita e tente identificar o que te deixa mais vulnerável em situações de aprendizados e estresses, mesmo porque sua futura profissão demanda muita dedicação, atenção, segurança e paciência na condução de procedimentos médicos. Contudo, seu esforço diante do que vc expressa já é um sinal de resiliência que precisa ser por vc mesma considerado como sucesso. Comece a ter mais calma, controle emocional nesses momentos que te exigem maior concentração. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar a encontrar segurança e conhecimento próprio, para que vc consiga seguir sua vida com mais leveza e controle emocional. Siga sempre com pensamentos positivos e consciência que vc é capaz de conquistar os maiores desafios de sua vida.
Estou a sua disposição se precisar.
Psi.suelytorres.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

20 SET 2021

Olá BiaTex.
Bom, com o seu relato, há uma possibilidade de você estar ansiosa, e com isso , as tarefas podem não sair de acordo com um ideal esperado, pois a ansiedade em determinados casos, causam situações assim.
Em situações como as que você relatou, busque ficar tranquila frente ao estágio e aos atendimentos, mesmo tendo supervisão próxima a você.
No seu caso, o estágio é para isso mesmo, para errarmos, faz parte de um processo como um todo.
Não se culpe, apenas busque uma tranquilidade para realizar suas tarefas, trabalhando suas emoções .
Estou a disposição.
Forte abraço,

Leandro Costa Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

13 respostas

20 SET 2021

Olá BiaTex! Que bom que você escreveu. Certamente você está em momento de exigir muito de sua mente para lidar com diversos e importantes detalhes, ao mesmo tempo, você está com autoestima baixa. De outro lado não é difícil prever que sua história pré faculdade envolveu postura de pouco exercício de troca social, bem como as ideologias comuns aos que estão prestes a cursar medicina e envolvidos com a busca da conquista da vaga.
Uma sugestão, que a princípio te parecerá impossível, mas que mostra-se, com tempo viável e a melhor a seguir: ir mais devagar, fazer uma coisa de cada vez, com a devida nitidez prévia de cada procedimento.
Ao mesmo tempo, será altamente recomendável que você possa dividir suas angústias com um psicólogo, para que possa usufruir de técnicas, saberes e estratégias científicas que esse profissional possa te oferecer.
Veja nossos, perfis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada científica, com mente aberta, regularidade, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

20 SET 2021

Olá Bia Tex.
Grata por sua participação aqui.
É necessário uma anamnese para responder com mais precisão essa questão. Mas vou falar sobre esses episódios que citou. A distração ou o fato de "não se preocupar" com os outros no quarto, com regras ou procedimentos, no contexto do hospital, à princípio denota muita ansiedade, pois está começando uma atividade nova e que exige responsabilidade maior. Mas seria importante você citar se sempre foi assim desde a sua infância, pelo que os seus pais falavam ou pelo que você lembra desde a sua adolescência. Caso positivo você com certeza já vem sofrendo com isso na área social e na área da comunicação mas como se dedicou a estudar e fez as coisas com dedicação, deu "conta do recado" até aqui, e agora, na prática que lhe é exigido maior contato físico e emocional com as pessoas isso está sendo um desafio maior para você, além das formalidades que a sua profissão já exige. Os pensamentos intrusivos, negativos que levam a um sentimento catastrófico estão relacionados com outras situações, em geral, da infância e surgem diante de situações atuais de estresse. A ansiedade que é a preocupação exacerbada com o que pode acontecer leva á diminuição da atividade da área pré frontal e amídala o que causa os sintomas. As sensações no corpo como tensão e os pensamentos negativos podem levar à comportamentos disfuncionais como os equívocos que citou, gaguejar e vontade de fugir. Procure um profissional da psicologia para tratar dessa questão e outras que possam estar relacionadas. No processo terapêutico poderá desenvolver técnicas de enfrentamento com isso sua ansiedade vai se diluindo e poderá retomar com maior rapidez a sua forma natural de agir.
Fico à disposição,
Maria Nair
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba