Minha amiga é narcisista, egoista ou o quê?

Feita por >Karina · 9 mai 2019 Desenvolvimento pessoal

Alguém me ajuda? preciso muito entender a minha amiga.
Tenho essa amiga desde que tinha 15 anos, hoje temos 21 anos, sempre fomos muito grudadas, o problema é que eu comecei a namorar com 13 anos e até hj nunca vi ela com ninguém, e olha que ela é muito vaidosa e linda, não é por falta de pretendentes, lembro q sinto um pouco de magoa pq uma vez um menino q eu era afim chegou nela e ela ignorou ele na frente de td mundo, ela sempre faz assim! meninos lindos correndo atrás dela e ela simplesmente ignora, quantas vezes eu tava mexendo no celular dela e chegava msg de garotos e ela mandava eu bloquear sem ao menos olhar, ela é narcisista?? qual o problema dela, pesquisei um pouco e li q os narcisistas tem prazer em ver os outros sofrerem por eles mas ela n aparente nenhum prazer no rosto, é totalmente indiferente! sinto q a indiferença dela é pior q a humilhação, ela nunca humilhou nenhum deles, só fica em silencio e sai andando.. isso me deixa louca! antigamente eu perguntava mt pra ela quem era o crush dela e ela sempre respondia ninguém, hj n pergunto mais pq ela fica com a cara séria e se afasta de mim... pra n falar q ela nunca teve um relacionamento ela já teve 2 pela internet, já namorou dois garotos 1 por um ano e outro por alguns meses mas nunca chegaram a se encontrar pq terminaram antes, ela n é uma pessoa fria, é mt carinhosa e atenciosa só n entendo pq ela ñ tem vontade nenhuma em namorar, ñ tem nenhum trauma envolvido pq ela tem irmãs e tds já namoraram e a família dela é super de boa... confesso q já tentei arrumar alguns primos meus escondido pra ela mas quando aparecia na casa dela com eles e eles tentavam dar em cima dela ela entrava pra dentro da casa e nos deixava do lado de fora, como se fôssemos lixo. Ñ sei mais o q eu faço eu q sou a chata ou tem algo de mt errado com ela? outra coisa é que ela n é tímida e nem tem medo das pessoas só n suporta q fiquem de cima dela, estamos brigadas, faz 1 semana q n falo com ela, tou mt magoada, nunca brigamos tão feio, eu fui perguntar pra ela qual o sonho dela se era casar ou ter filhos e aí ela disse q era morar sozinha em um apartamento, ai eu disse e como vc se imagina daqui 10 anos e ela 'no meu apê' ai eu perguntei 'sozinha ou com alguém'? e ela 'sozinha ué' foi ai q eu falei se ela tinha certeza de q n queria casar pq todas as garotas tem esse sonho e ela disse que ñ e q n era todas as garotas e que queria também viajar pelo mundo sozinha ou com as amigas dela, foi ai q eu perguntei se ela era lésbica pq nunca quis ficar com garoto nenhum e começamos a brigar feio e ela me falou algo q me magoou muito, disse q n era só pq eu ficava pulando de namoro em namoro e q n conseguia ficar sozinha q ela era assim e q eu pressionava mt ela, foi isso.. sempre brigávamos pelo mesmo motivo, acho q é minha culpa pois quem sempre começava o assunto era eu enquanto ela estava quieta na dela, oq devo fazer gente, n quero perder minha amiga mas ainda estou mt magoada por tudo q ela me disse, já chorei mt e sei q ela tb ta triste mas é mt orgulhosa e n vai vim atrás, tb queria saber se existe algum transtorno q faz com q as pessoas n se interessem por namoro pq acho q isso n é normal :/ se alguém puder me ajudar e me dar uma luz ficarei grata

A melhor resposta 20 MAI 2019

Sera que ess seria uma curiosidade sua mesmo? Por que a curiosidade em saber qual a personalidade da sua amiga? Você ama muito ela? O que sera que pode estar acontecendo?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

10 MAI 2019

Olá Karina! Dentro de cada pessoa existe um mundo extremamente amplo e rico, que temos acesso a uma pequenina parte dele (o que há dentro do outro). Pode ser que você esteja simplificando muito as características, comportamentos e razões de sua amiga. O narcisismo apresenta muitas facetas. Uma delas é autoproteção, até que se esteja preparado para uma ação nova para a pessoa. Quando viajamos pelo mundo queremos ver pessoas, obras de pessoas, registros históricos (de pessoas). Assim há uma porção de interesse humano, manifesto nesta intenção. Ela também tem incertezas e dúvidas. Tente, por um tempo, evitar essas situações que desestabilizam a ambas. Lembre-se a companhia espontânea e recíproca, pode gerar terreno fértil para maior segurança, harmonia e trocas em que o ponto de vista de cada uma de vocês seja melhor compreendido. Um abraço. Ary Donizete Machado.