Até que ponto o narcisismo é saudável?

Feita por >Alexia · 11 out 2017 Transtornos personalidade

Queria saber até que ponto o narcisismo é saudável... e se não for o que fazer

Sempre fui uma pessoa restrita e na minha, não me acho bonita, talvez um pouco rs

Mas isso é detalhe, o fato é que eu sinto atração por mim mesma ao me olhar no espelho e quando me dou por conta tendo me seduzir KKKKKKKK aí que vergonha falar isso mas é fato...

também lamento de mais o fato que estou perdendo a sensibilidade humana, e frequentemente perco a sensibilidade pelo próximo e me vejo como o floquinho de neve no meio do Rio de Janeiro.... isso não é sempre mas às vezes...

De acordo com minhas amigas esse ponto de querer passar por cima de todo mundo por um objetivo, manter relacionando por interesses e coisas do tipo é por causa do meu signo, mas não acredito muito nisso (sou de Capricórnio)

Isso é normal?

A melhor resposta 19 OUT 2017

Olá Alexia!
Pelo significado de narcisismo, não consegue-se encontrar aspectos saudáveis neste conceito. Uma pergunta intrigante.. Se admirar, autocuidado e zelo próprio é muito saudável e necessário em nossa existência, em nossa história de vida. Se a autoadmiração resultar em transtornos, pode ser a hora de aumentar a atenção neste aspecto. O auxílio de um profissional de psicoterapia lhe fornecerá mais conhecimentos neste contexto.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

13 OUT 2017

Intensidade x frequência é um bom indicador. Tudo o que é "demais", forte demais, fraco demais, pode indicar uma desregulação emocional. A frequência supõe o SEMPRE x NUNCA. Se houver excessos ou faltas, seja qual for o comportamento, indica desregulação emocional também. Outro indicador importante é quando o comportamento causa prejuízos a si próprio ou a terceiros. Se houver críticas ou comentários frequentes sobre o seu comportamento estar prejudicando alguém, confie no relato e desconfie na sua auto percepção. O narcisismo não fica fora desses indicadores. Auto estima é um indicador de saúde, narcisismo sugere um excesso de auto estima, uma distorção perceptiva que impede o sujeito de perceber alguns limites.

Lais Araújo Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

13 OUT 2017

Olá Alexia, bom dia!
Gostar de si e da imagem que vê no espelho não tem nenhum problema. Agora você passou por algum acontecimento ou uma trajetória para se tornar esse "floquinho" que menciona ai e que associa com o distanciamento emocional com as outras pessoas. Indico que procure um psicólogo para trabalhar essa questão e para você se sentir melhor.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

12 OUT 2017

Ola Alexia!
Pelo seu pequeno relato parece que algo que ocorreu em sua vida fez com que você desenvolvesse estes recursos para sentir-se bem consigo mesma, valente e segura.
É indicado que procure um psicólogo para compreender e aprofundar estas questões.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 OUT 2017

Olá, Alexia.
Gostar de si mesma é bom, ter amor próprio é bem interessante, mas tem que tomar cuidado para não exagerar, enxergar o outro e ter empatia, que é se colocar no outro é muito importante.
Sugiro que procure uma terapia, para que possa exercer afeição e empatia a outras pessoas.
Estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo