Apoiar sem concordar, até que ponto pode ser saudável?

Feita por >Rafael · 8 dez 2022 Abordagem psicológica

Não consigo sentir apoio da minha parceira em praticamente nada do que eu faço. Já tentei conversar sobre como o apoio é importante pra mim. E mesmo sendo conversas positivas, de que sim ela me apoia, no fundo eu não sinto que seja genuíno, porque ela deixa claro não concordar, e que apoiar não é concordar.
Eu estou lutando para realizar um sonho pessoal, e sempre que preciso de algo, temos uma conversa.
Ela não concorda com meu emprego, não concorda com meu empreendimento, não concorda com minha gestão financeira, não concorda com o meu tempo investido. Mas diz que me apoia em tudo, todas as decisões foram tomadas em conjunto, com o apoio dela. No último mês eu precisei intensificar as coisas e pedi apoio. "Podemos passar uma semana sem sair? Podemos segurar as despesas extras até janeiro?" De imediato eu recebo o aval e apoio. Mas em poucos dias os assuntos contornam tudo o que pode quebrar o combinado. Eu passo a ouvir "apóio mas não concordo" e não sinto que isso seja genuíno, pois eu não consigo me dedicar de verdade ao que deveria pois sempre tenho medo desse apoio "se quebrar" . Eu queria muito entender, realmente existe apoio genuíno sem concordar?

A melhor resposta 9 DEZ 2022

Olá Rafael.
Pessoas empreendedoras são aquelas que visualizam coisas diferentes e aceitam o risco de não ter salário caindo na conta no fim do mês, por isso nem todas as pessoas se sentem confortáveis nesta posição. Talvez ela te admira por ser assim, mas por receio ou ansiedade não consegue concordar. Isto que digo é uma hipótese, então entender melhor porque ela pensa diferente seria uma forma de você entender porque ela não concorda embora diga que te apoia.
Quanto a finança do casal, seria mais saudável cada um ter suas responsabilidades financeiras para que cada um consiga administrar o que tem sem comprometer o que é importante para cada pessoa, pois quando se trata de dinheiro cada pessoa prioriza coisas diferentes, uns vão dar importância, por exemplo, para gastos com academia, outros com beleza, outros ainda com diversão e outros com estudos. Assim também funcionam os relacionamentos, cada um prioriza os gastos de forma diferente, por isso é saudável cada um administrar suas finanças em separado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 DEZ 2022

Rafael...
Ela trabalha? Ela tem a profissão dela? Se não tem, deveria ter.
Casamento não elimina ou desfaz o compromisso que cada um tem consigo mesmo. E o trabalho escolhido vocacionalmente concretiza o objetivo de vida.
Assim, tem a realidade sua, tem a realidade dela e tem a realidade de voces dois juntos.
Se o teu trabalho traduz o que voce realmente quer, ele precisa ser encarado com seriedade e firmeza.
Pelo exposto, voce se sente inseguro nas decisões que voce toma.
Ou voce está focando demais o teu trabalho e esquecendo da família, ela se vê sacrificada demais.
De acordo que um sonho, precisa de dedicação, mas se a execução compromete demais o orçamento familiar, ela fica ressentida...
Ajuste suas metas e aproveita mais a vida.

Abraços

5817 respostas

9 DEZ 2022

Olá Rafael! Teu relato é a essência do namoro. Namorar para conviver mais de perto e descobrir que se pensa diferente, que não se consegue dialogar significativamente, necessitando amadurecer, terminar namoro com outra pessoa, voltar a namorar a si mesmo, namorar a vida, a socialização; pagar o preço de querer fazer algo que o outro não se convenceu de que é viável, sem o outro. Algumas vezes ela poderá ter razões, outras você. A contribuição mútua somente acontece quando os dois, em condições de igualdade conseguem trocar ideias e formar negociação que contemple a convivência reciprocamente enriquecedora.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8644 respostas

9 DEZ 2022

Sim o importante acho que aí é a atividade envolvida ou atarefa a ser feita

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte