Até que ponto sei que minha relação com os meus pais é toxica?

Feita por >P68 · 15 jun 2021 Terapia familiar

Tenho 23 preste a completar 24,atualmente não trabalho apenas faço faculdade. Nasci e cresci em um lar evangélico e meu pai é militar das forças armadas,então regidez sempre esteve presente em casa,tenho uma relação bem conflituosa com meus pais o que por muitas vezes já me fez cogitar a ideia de sair de casa,minha mãe desde sempre fala que se não fosse para seguir os caminhos de Deus tanto eu quanto minha irmã morreriamos porque ela tem aliança com Deus,então desde sempre ir a igreja era obrigatório ou então ficaria sem WiFi,celular,Tv e afins. Dos últimos anos pra cá tentei por diversas vezes prestar concursos em algumas áreas que me interessavam no entanto não obtive êxito,e isso sempre foi passada na cara como falta de esforço ou não dedicação. Atualmente tenho outros planos para minha vida entre eles casar,estou dando andamento aos preparativos do meu casamento e ouvir esses dias do meu pai que sem concluir a faculdade eu não tenho a bênção dele para casar e um casamento sem a bênção dos pais é algo sem futuro.
Hoje eu me sinto muito mais muito mal por inúmeras coisas que já ouvi e e vivenciei dentro de casa,já cheguei a pensar em morrer,porque em tese quem tinha q me amar e apoiar em tudo apenas me critica e JUGA então o mundo não será nem de longe melhor q isso...logo pra que viver a vida nesse mundo? É complexo, pq em casa nunca faltou nada,e isso tbm é passado na cara e eu me sinto culpada muitas vezes por coisas q eu reclamo mas q sei q estou com a razão.
Por não trabalhar fora atualmente me sinto obrigada a da conta da casa e de todos os bichos de estimação que temos sendo cobrada diariamente e quando não faço ou não estou me sentindo muito bem para fazer sou chamada de preguiçosa ou folgada entre outros. Essa semana vi um artigo sobre relação tóxica não ser apenas entre casais podendo ocorrer tbm entre pais e filhos isso chamou muito a minha atenção e ficou o questionamento na minha cabeça. Mas será? Será q eu não estou sendo injusta?Mas será que não é amor em excesso? Não sei! O q eu sei é q essa situação tem tirado a minha paz.

A melhor resposta 17 JUN 2021

Olá P68.
Antes de falar em relação toxica, é interessante pensar em como usa das palavras para conseguir o que quer, como está respondendo àquilo que não te agrada, qual o foco que tem em soluções para conseguir o que quer sem ferir a seus pais.
Considerando seu relato, se fizer algo que para você é importante, mas possa ferir seus pais, é possível que te gere culpas, das quais não conseguirá lidar, mas se conseguir ser assertiva na condução daquilo que deseja poderá encontrar caminhos para que seus pais respeitem sua vontade e opinião sem ter que deixá-los desconfortáveis e sem se sentir culpada. Este caminho sugerido não é tão fácil de conseguir, pois existe uma vida toda que você vive dentro deste padrão, mas é possível com paciência, persistência, dedicação e muito mais, é aí que entra os atendimentos psicológicos também.
Procure ler sobre comunicação assertiva, para ir abrindo luz na sua forma de se comunicar com seus pais. Procure entender as preocupações dele sem deixar de ir colocando aquilo que entende ser importante para você.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 JUN 2021

Olá. Posso responder sua pergunta e ajudar .Envie mensagem que eu entro em contato. ABS . Monica psicóloga. Msg

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 JUN 2021

Boa noite. Acho q vc precisa de terapia. Ajustar todos esses pensamentos distorcidos e aprimorar o desenvolvimento pessoal.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 JUN 2021

Um pai tóxico apresenta um comportamento narcisista que lhe permite viver através da vida de seus filhos ou oferece uma criação marcada pela competição, que prejudica os filhos e acentua a si mesmo. São pais que exigem que os filhos orientem suas vidas em torno da satisfação de suas necessidades e desejos.
Comportamentos como esses podem ser resultado, por exemplo, de uma criação autoritária e pouco afetiva ou de uma insegurança que faz com que esses pais busquem se reafirmar por meio do controle da vida de seus filhos. Seja o que for, em muitos casos, por trás das atitudes de pais tóxicos pode estar o desejo de fazer o melhor por seu filho. Assim, é muito importante buscar o autoconhecimento e, até, ajuda de um profissional.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

16 JUN 2021

Olá, compreendo a situação atual, na terapia você terá a possibilidade de se escutar e compreender melhor sua queixa.

Marilia Daniele Ferreira Dos Santos Psicóloga Psicólogo em Duque de Caxias