Gostaria de saber se é possível transformar uma relação tóxica em saudável?

Feita por >Cristina · 25 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

consigo visualizar em meu marido a natureza narcisista, e em relação a mim sou 100% dependente emocional, é como se eu estivesse pressa em mim mesmo e não conseguisse ver nenhuma saída. Ele sabe disso e usa minhas fragilidade pra me torturar com a greve de silêncio, é capaz de passar meses sem olhar na minha cara. Sinto que recebo só migalhas dele, mas ao mesmo tempo não consigo me desvincular dele , sou tomada de uma angustia tão profundo que me alivia Seder sempre, é como se fosse morrer se estivesse sem ele, nunca fui viciada mas é como dependecia química, sabe que vai morrer mas é uma tortura tentar parar, ele está pouco se lixando pra mim. Pra piorar fui abusada na infância e nunca tive aquela vivência em família saudável, vivi em um lar disfuncional, presenciava meu pai agredindo minha mãe fisicamente, e minha mãe era extremamente ciumenta. Fui uma criança dividida estava na casa dos meus pais querendo estar com meus avós maternos e vice versa.
Hoje não sei o que é confirmar em mim mesma, não gosto de assumir responsabilidade e sou dominada pelo medo... Medo de tudo, do meu marido me agredir fisicamente, uma vez que às agressões dele são psicológicas, acostumei com o abuso das pessoas, fico como expectadora de mim mesma, se uma pessoa me expõe ao ridículo fico em estado de choque, e não reajo, me paraliza completamente e só assisto elas fazerem o que querem. Não é difícil saber o que tenho, o quase impossível é se libertar dessa prisão que me atormenta quase uma vida toda , tenho 34 ainda não consigo me ver longe dessa tormenta, será que isso é possível?

A melhor resposta 26 JAN 2021

Olá Cristina! Que bom que você escreveu. Sua história sugere que você se acostumou a viver de um jeito. Após muitos anos, está querendo modificar isso. Claro que é possível modificar qualidade das relações. O que precisa ficar claro de forma prévia é que quando nos modificamos, o outro que convive com a gente, se vê levado a se modificar. A modificação nossa podemos direcionar conduzir; a do outro podemos negociar desde que haja razões e espaço emocional para negociações.
Pelo relato, você precisa aprimorar a autoconfiança, o amor próprio a autonomia.
Será importantíssimo aprofundar essa transição com o acompanhamento científico de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 JAN 2021

Olá Cristina,
Imagino que deva ser dolorido expor seu sofrimento, mas saiba que você tem uma voz forte que no fundo mostra que você sabe que o que está vivendo é disfuncional, esse é o primeiro passo, entender que essa relação não é saudável e que você merece algo melhor para sua vida. Mudar o outro eu diria que é complexo, já é difícil mudar a nós mesmas, imagine o outro, mas pelo que eu percebi, você tem uma consciência bem importante sobre tudo que está passando mas principalmente do que já passou, essas experiências negativas da infância seguem influenciando suas escolhas de vida atuais.
Antes de querer mudar o outro, você precisa se liberar desses traumas passados que seguem te atormentando hoje e que estão refletindo nas relações tóxicas que você mantém hoje.
Abuso psicológico dói tanto quanto o físico, você precisa se fortalecer como mulher, só mudando sua situação atual, conseguirá mudar seu relacionamento ou a forma como se relaciona com seu parceiro.

Me coloco a sua disposição, como posso te ajudar?
Carolina Ovalle

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

26 JAN 2021

Cristina, vc precisa se libertar primeiramente de vc mesma. Depois das outras pessoas. Pq permites tanto abuso? Pq se culpa tanto?
Busque ajuda profissional.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro