Será que vivo num relacionamento tóxico?

Feita por >Ingrid Pinho · 7 set 2023 Terapia de casal

Tenho 27 anos e estou casada há 6 anos e temos um filho autista de 4. Meu marido tem 40 anos e de uns 2 anos pra cá está se comportando como um adolescente, nos mudamos pra Curitiba (terra natal dele) e ele mudou completamente. Um tempo após a mudança eu estava em processo de adaptação, pois sou do nordeste e nunca mudei pra tão longe, nesse meio tempo ele me traiu, eu descobri e brigamos feio, ele me culpou por não querer ter relação com ele quando queria, nesse tempo também estávamos ainda sem saber que nosso filho é autista e ele tinha muitas crises, eu fico com ele em casa e ficava muito sobrecarregada, não dormíamos direito e eu estava totalmente deprimida sem entender o que havia de errado. Resolvi perdoar a traição pelo meu filho (não superei até hoje). Tempos depois ele começou a fumar m@conha e eu também, esporadicamente, foi aí que desandou tudo, não sou isenta de culpa porque aceitei no começo, mas quando eu quis parar ele não quis, fez mil promessas e continuou, tempos depois tudo já tinha entrado nos eixos aparentemente, filho já diagnosticado, trabalho dele indo bem... Só que ele começou a usar c0caina escondido e eu descobri, brigamos feio de novo e mais mil promessas e nada, fez de novo as escondidas... Nesses 6 anos sempre peguei ele de conversa com outras mulheres, já quis fazer putaria comigo e outros, e estou de saco cheio, me esforçando pra construir uma vida saudável longe de dr0gas e ele não, não assume o problema, não quer ajuda, não quer que eu conte a família dele, me sinto culpada e traída, ele me dá mais trabalho e preocupação que meu filho. Agora, além da insegurança em relação a traição, tenho medo que ele caia de vez no mundo das dr0gas. Eu não mereço isso, nunca aceitei essa mudança dele, não quero isso pro meu filho, porque eu já saí que eu era só m@conha e ele está querendo se afundar mais ainda. Gosto muito dele mas só continuo pelo meu filho, estou infeliz demais ao lado de um estranho pra mim. Sempre foi inteligente e muito trabalhador, não deixa faltar nada em casa, mas peca na omissão, mente muito pra mim e sempre corre pras dr0gas, isso é o consolo dele, nem tomar banho todo dia ele toma mais. Não o reconheço mais e a família dele já percebeu essa "mudança" dele. Pra pior.

A melhor resposta 11 SET 2023

Olá Ingrid! Obrigado por escrever. Diagnósticos ou vícios nunca podem ser maiores do que as pessoas. Isso não podemos perder de vista. De outro lado, é certo que cada pessoa, que após seis anos de idade, confirma diagnóstico de autismo apresenta particularidades somente dela. Homem de quarenta anos usando cocaína e maconha, é algo muito sério a ser trabalhado.
Vocês precisam de sabedoria, de sensibilidade, empatia, para se ajudarem na melhor condução possível da educação do filho assim como da convivência entre vocês.
Valerá muito a pena, você tentar formas de viver com mais autonomia, para que possa contribuir para a autonomia de seu marido (no que for possível), de seu filho, de forma gradativa, conforme a evolução dele.
Literalmente você, segundo seu relato, vive com um marido que consome tóxicos, que precisa de ajuda. Ele estará disposto.
O fato de ter voltado para a terra dele (Curitiba), reavive local conhecido, reaviva turmas históricas antigas. Modifica, mas a modificação precisa ser conduzida para os aspectos bons, não para os ruins.
Será preciso amadurecer melhores encaminhamentos com a previsão de suas implicações.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

9 SET 2023

Ingrid Pinho
Situação complicada a tua... porém voce faz acordos com ele e endossa as atitudes dele. Estou me referindo às drogas.
Ele precisa fazer Psicoterapia para se livrar das drogas, caso contrário, vai começar a destruir a família por causa das drogas.
Qual é o teu nível de dependência dele?
Voce trabalha? Por que não contar para a familia dele a dependência dele com as drogas?
Assim você passa a ser cúmplice dele.
Façam sim Psicoterapia.

5817 respostas

8 SET 2023

Compreendo que você esteja passando por uma situação muito desafiadora e dolorosa. Lidar com um relacionamento no qual há traição, abuso de substâncias e mudanças significativas no comportamento do seu marido é extremamente difícil, especialmente quando você tem um filho com necessidades especiais.

Primeiramente, quero enfatizar que você não está sozinha nesta situação. É importante buscar apoio e ajuda para enfrentar esse momento difícil. Aqui estão algumas sugestões sobre como lidar com a sua situação:

1. Busque apoio emocional: Procure o apoio de amigos próximos, familiares ou um terapeuta para compartilhar seus sentimentos e preocupações. Ter alguém com quem conversar pode aliviar a sensação de isolamento e fornecer suporte emocional.

2. Cuide de si mesma: Em meio a todas as preocupações, é essencial cuidar da sua saúde mental e física. Reserve um tempo para cuidar de si mesma, seja praticando atividades que você gosta, buscando atividades relaxantes ou praticando exercícios físicos.

3. Converse com seu marido: Tente conversar com ele sobre suas preocupações, seu próprio desejo de uma vida saudável e seu filho. No entanto, esteja preparada para que ele possa não estar disposto a mudar no momento.

4. Busque aconselhamento profissional: Um terapeuta ou conselheiro pode ajudar vocês a lidar com os problemas de relacionamento e a enfrentar os desafios que seu filho autista pode estar enfrentando. Além disso, um terapeuta pode orientar sobre como lidar com a dependência química.

5. Estabeleça limites: Se o comportamento de seu marido estiver afetando negativamente você e seu filho, é importante estabelecer limites saudáveis.

6. Priorize o bem-estar do seu filho: Seu filho autista precisa de um ambiente estável e amoroso. Certifique-se de que ele esteja recebendo o suporte necessário, seja através de terapia, educação especializada ou qualquer outra intervenção necessária.

7. Considere a intervenção profissional: Se seu marido estiver enfrentando problemas sérios de abuso de substâncias, pode ser necessário considerar uma intervenção profissional para ajudá-lo a buscar tratamento.

Lembre-se de que, embora você esteja passando por um momento extremamente desafiador, há recursos e apoio disponíveis para você. O bem-estar do seu filho e o seu próprio devem ser prioridades. Buscar ajuda profissional, como um terapeuta, pode ser um passo importante para encontrar uma solução para essa situação complicada. Você não precisa enfrentar tudo sozinha, e é importante cuidar de sua saúde mental e emocional durante esse processo.

Abraços, Psicóloga Flavia Andrade

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco

9 respostas

8 SET 2023

Olá Ingrid, o importante é você buscar ajuda psicológica para te fortalecer e entender sua relação com o marido. Buscar dialogar com ele em como se sente quando ele utiliza drogas e te trai.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia