Como finalizar um relacionamento tóxico?

Feita por >Fernanda · 1 ago 2022 Dependência emocional

Estou casada há 7 anos, porém, desde o terceiro mês de casamento já estava insatisfeita. No dia do casamento, ele fingiu que estava dormindo para não ter relação sexual e na lua de mel, o interesse dele foi fazer turismo e me tratou com muita frieza. Estive diante de uma pessoa carinhosa, atenciosa e educada antes do casamento; ou seja, durante 2 anos de namoro e, após o casamento, ele se revelou uma pessoa totalmente diferente. Porém, todas as vezes que tento terminar ele se desespera, pede perdão, promete que mudará e, após um tempo, retorna com o mesmo comportamento. Ele também sempre "culpa" o fato de ser ansioso e com depressão, sendo que iniciou fortes medicações quando tinha 19 anos de idade até o momento (46 anos). Nesse relacionamento eu entrei em depressão, fato que nunca tinha passado, ganhei 20 quilos, parei de fazer atividade física e perdi o interesse em me cuidar (tinha corpo atlético). Talvez como forma de "justificar" a falta de interesse por parte dele. Nunca tinha ocorrido isso antes, até porque sempre tive pessoas que demonstravam interesse em me conquistar. Como ocorreram várias situações ruins na minha vida que coincidiram com o casamento (morte da minha mãe, irmã diagnosticada com câncer, filha com depressão e indo morar fora para estudar, assédio moral no trabalho etc) sentia-me perdida e não soube separar as coisas, sentia-me perdida, sem conseguir entender ou lidar com essa mescla de situações. Antes da pandemia sai de casa, pois não aguentava mais e foi muito doloroso; uma sensação de fracasso. Ele se desesperou e novamente com mil promessas de mudança. Não retornei, mas continuamos juntos em casas separadas. Ele me ajudou com a mudança e esteve presente para ajudar a resolver qualquer pendência. Na realidade, o que me prendia a ele eram essas características (amigo, companheiro, prestativo etc), mas como marido um fracasso. Tentamos terapia de casal, sem sucesso. Ele ficava irritado com as intervenções terapêuticas. Já disse palavras muito pesadas, incluindo a desconfiança da sua sexualidade. Entretanto, a psicóloga disse que a medicação atrapalhava demais a libido dele e que ela não acreditava dele ser gay. Até hoje não sei se acredito nisso, pois para mim ele se esconde nesse casamento. Mas, hoje o que mais me incomoda são as grosseiras dele com as pessoas porque fico muito envergonhada e sem graça. A falta de bom senso também me incomoda, a exemplo do meu aniversário. Na hora de pagar a conta ele pegou o papel e dividiu o valor por três, sendo para minhas duas irmãs e para que eu também pagasse, excluindo a parte dele. Como o esposo da minha irmã jamais deixaria isso acontecer, pois ele arcaria com as despesas por ser o aniversário dela, caso fosse o contrário, me senti muito constrangida. Ele tem uma péssima relação com o dinheiro; ou seja, é muito mesquinho, só fala em dinheiro, etc. Mas, essa situação repercutiu como a gota d'água e não quero mais continuar. O problema é que ele se desespera e tenho medo dessa reação, ou até mesmo, de uma reação futura. Fico com medo do que pode acontecer comigo e com minha filha, pessoa que mais amo no mundo. Não sei como fazer e preciso de ajuda.
.

A melhor resposta 2 AGO 2022

Olá, Fernanda
Eu sinto muito que você esteja passando por essa situação. Imagino o quanto deva der difícil.
Fiquei com a sensação de que você está buscando uma forma de encerrar essa relação, não sei se entendi bem. Sendo assim, o que te manteria nessa relação seria o companheirismo e a amizade dele.
Pelo que percebo, é possível que haja essa mudança de relação, inclusive é melhor que aconteça de forma tranquila para que se transforme numa amizade do que seja de forma violenta e nem isso reste.
É possível que ele ainda seja teu amigo, prestativo e companheiro como amigo. Por isso fiquei me perguntando o que falta pra ti nesse processo, se liberdade, coragem, etc.
Por isso te recomendo um processo de terapia que honre seus sentimentos, com a escuta e as intervenções que eles merecem. Pode te ajudar a retomar essa liberdade emocional de alçar novos voos.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

4 AGO 2022

Olá Fernanda, espero que esteja tudo bem com você.

Você demonstra um quadro de insatisfação geral com seu casamento, e relata que uma separação já se iniciou, mesmo ainda estando casados, já que estão morando em casas separadas no momento, e que ele até te ajudou nessa mudança. No entanto, parece que existem ainda muitas questões, de âmbito pessoal, que seriam interessantes você trabalhar em um processo de psicoterapia, para te dar mais tranquilidade e segurança nas decisões futuras, no que diz respeito a relação com seu marido. Novas formas de configuração de sua relação com ele podem surgir, mas é muito interessante que você tenha o máximo de clareza possível sobre esse processo, e de como ele pode te afetar e afetar seu marido, e como vocês podem manejar isso de maneira adequada, pensando inclusive no bem estar da filha de vocês. Se possível, busque entrar em um processo psicoterapêutico para que você possa desenvolver esses pontos, e obter significativas indicações sobre como construir esse caminho de maneira mais saudável, sem sofrimento, e mais equilibrada para vocês três. O espaço de psicoterapia é um lugar ideal também para você ter uma escuta profissional segura de suas emoções, medos, dúvidas e reflexões, que podem até mesmo abrir novas perspectivas sobre si própria, que você nunca tinha observado, e que podem contribuir para uma boa qualidade de sua vida no futuro, trabalhando seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

2 AGO 2022

Olá Fernanda! Obrigado por escrever. Estando casada faz sete anos, com uma filha, tendo o marido quarenta e seis, qual será tua idade? Teu relato fala de coisas aparentemente duradouras e com grau significativo de tempo de experimentação. Não havendo engano quanto às minhas deduções anteriores, será importante você poder esclarecer mais profundamente as possibilidades e motivações tuas, assim como as melhores formas para lidar com as modificações que precisar fazer: ressignificar a convivência, interpretando as coisas de forma diferente (o que implicará em você modicar a si mesma, com a expectativa de que ele se modifique a partir disso), ou formar convicção de caminho com discernimento e sabedoria, em nível que as decisões que ele vier a tomar, não implicarão em auto responsabilização culposa de tua parte.
Nós, psicólogos, estaremos a disposição para assessorar nessa profunda e responsável reflexão.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, muito falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.