É possível salvar um relacionamento tóxico?

Feita por >Ireca · 5 abr 2021 Dependência emocional

Tenho 25 anos e a 2 anos e meio estou em um relacionamento, temos a mesma profissão e a dois anos e 4 meses trabalhamos juntos, somos autônomos, eu moro longe de onde montamos nosso estúdio, ele mora mais perto, e por isso pela pandemia, acabei indo morar na casa dele para evitar de pegar transporte público etc, dês do começo do relacionamento ele sempre foi extremamente ciumento, controlador, possessivo, mexia sempre no meu celular escondido procurando qualquer coisa que virasse briga, qualquer coisa mesmo, eu conversar com meus pais, com minha vo, irmão, ou fazer orçamento para clientes homens, sempre foi motivo de briga, me afastei dos amigos e parei de conversar com todo mundo, só respondo clientes porque preciso trabalhar e do dinheiro, e sempre conversei com ele sobre esse ciúme excessivo que me faz mal, que acho nossa relação não saudável e abusiva. Já havia tentado terminar diversas vezes, ele sempre chorava muito e jurava q ia mudar, mas nunca houve mudança, sempre teve muita briga relacionada a dinheiro pois nunca dividimos as contas igualmente, um mês um paga no outro o outro paga, temos móveis e eletrônicos e ué compramos para o estúdio juntos, mas nunca conseguimos chegar num acordo de como dividir essas coisas, pois mesmo que eu tenha pagado várias parcelas e aluguéis etc ele sempre acha q tem mais direito q eu sobre essas coisas, e cheguei num ponto que estava disposta a abrir mãos disso tudo, do dinheiro, do estúdio, dos clientes, e ficar até sem trabalhar se fosse preciso, pois a relação estava muito difícil de lidar, a uns 10 dias consegui terminar o relacionamento, mas por trabalharmos juntos, continuamos nos vendo, e ele começou fazer terapia, fez só uma sessão até agora, me parece que ele está realmente tentando mudar de comportamento, mas não sei se é possível essa mudança, me sinto muito insegura, tem como salvar um relacionamento assim? É possível um homem deixar de ser extremamente controlador e ciumento etc?

A melhor resposta 9 ABR 2021

B noite, pelo seu discurso vc quer q ele mude e ainda acredita no relacionamento pois tem dúvidas se ele pode mudar.
Se ele está em terapia. Pode ser q ele descubra qbo ciúme excessivo é ruim e o excesso de controle de nada adianta. Esperar a mudança dele é uma opção sua.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro