Tenho insegurança em relação ao meu relacionamento

Feita por >Lu · 27 abr 2023 Ciúmes

Atualmente eu estou em um relacionamento que já dura 4 anos com uma pessoa que eu amo muito e com quem quero dividir muitas conquistas na vida. A questão é que ultimamente ele fez amizade com uma mulher que me deixa insegura. Os dois se aproximaram porque ambos passaram na Policia Militar( e a família dos dois são amigas) então eles se ajudam. Só que ela é aquela pessoa que ja conquistou muitas coisas e que todo mundo admira, enquanto eu não sou nem metade do que ela é(nem menos da metade) por isso fico com medo de perder meu namorado para ela. Eu não impeço amizade dos dois porque tento ser o menos tóxica possivel no relacionamento, mas não consigo deixar de sentir ciúmes e me comparar por não me achar boa o suficiente para ele(mesmo ele sempre dizendo que me ama e me apoiando muito). Eu ja me peguei chorando várias vezes imaginando que toda minha insegurança pode fazer nosso relacionamento acabar, e não aguento mais me sentir assim.

A melhor resposta 2 MAI 2023

Um relacionamento não é uma prisão. Por favor, permita que ele tenha os programas dele, as conversas dele no WhatsApp com amigos, colegas de trabalho, de faculdade, família, e faça o mesmo! É muito importante e saudável que cada um tenha suas atividades independentes do outro. Mantenha a sua individualidade e deixe que ele faça isso também.
A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em qualquerrelacionamento, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos.
O parceiro inseguro passa a idolatrar ou superestimar o cônjuge, sentindo-se indigno de ser amado ou desejado.
Entenda que quando alguém quer trair, seja homem ou mulher, fará isso sem levantar a mínima suspeita. Isso é uma escolha da pessoa, não importa quão maravilhosa você seja. Ficar atrás do parceiro 24h por dia não evitará isso. Não importa quantas pessoas tentam se aproximar do boy, o que importa é o que ele sente por você. Se escolheu estar com você e não com todas as outras, confie nele e não se preocupe! Deixe-o livre, ninguém quer se sentir sufocado em uma relação.
A saúde psicológica vem de lidar com esses medos e inseguranças, além de superar rejeições do passado.
Um psicólogo poderá ajudar nesse processo, facilitando o autoconhecimento.
Lembre-se de se amar e não submeter-se aos outros para obter aceitação. Ninguém é igual a ninguém.
Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

2 MAI 2023

Olá Lu, espero que esteja tudo bem com você.

Quando possuímos alguma insegurança em nosso relacionamento, e não há motivo aparente para isso, é muito provável que a questão esteja muito mais dentro da gente, do que fora. E quanto mais não lidamos com essas questões internas, mais elas vão ganhando espaço dentro de nós, e também dentro do relacionamento, afetando a qualidade que você experimenta na relação. O que tem acontecido é justamente isso, ou seja, essa insegurança está ganhando espaço, e está afetando você e também a relação que possui com seu parceiro. Independente do que vá acontecer, e das escolhas que, tanto você quanto ele tomarem, você pode e deve experimentar sua relação de maneira positiva, vivendo o melhor que ela pode oferecer a cada momento, pois é isso que você tem no momento. Para isso, você deve voltar ao que sentia antes dessa insegurança aparecer, e compreender que comparações com outras pessoas não devem ser feitas, pois cada um tem seu ritmo, seu aprendizado e suas escolhas, e não podemos afirmar qual é a melhor. Por isso, busque se conectar com o melhor que a relação pode te oferecer agora, e busque viver plenamente esse momento, pois a realidade que está sendo colocada no momento é essa, ou seja, vocês estão juntos. Se você sentir necessidade de um auxílio para lidar com suas dúvidas e anseios, então o profissional de Psicologia é o mais indicado em seu caso. Junto a esse profissional, você terá oportunidade de renovar sua segurança emocional, e dar prosseguimento com sua relação da melhor maneira possível, tendo plena consciência em seu papel e responsabilidade na construção de sua própria felicidade, e de seu desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 ABR 2023

Olá Lu.
O fato de uma pessoa ter conquistados algumas coisas na vida, não significa que ela não tenha problemas ou inseguranças.
Comece a observar os bons momentos que está com seu namorado, as virtudes desta relação e ao mesmo tempo observe suas virtudes e coloque suas qualidades a frente de suas dificuldades. Leia sobre marketing pessoal para que suas virtudes apareçam tanto para você como para aqueles que estão a sua volta. Se você não se valorizar fica difícil que outros percebam suas virtudes.
Foque nas suas qualidades e não dos defeitos para melhorar sua autoestima.
Busque ajuda de um psicólogo.

Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 ABR 2023

Olá Lu! Obrigado por escrever. No fundo, no fundo mesmo, você não vivencia é segurança consigo mesma. As pessoas são compostas por milhares de aspectos. Não há como dizer que uma pessoa é melhor ou superior a outra, a não ser quando esquecemos da quase totalidade dela e fixamos em um ou dos aspectos. Por exemplo, alguém pode supor que outro é superior a ela porque é cinco centímetros mais alta. Isso não tem fundamento ou base. Dentro de cada ser humano há um universo potencial tão rico, desconhecido dos outros, e em grande parte da própria pessoa. Com esse fato, cada um de nós, precisa estar ocupado em aprender, em se melhorar, em viver harmônico consigo mesmo, com ética e saúde nas interações. A vida é uma constante construção. Construa a sua vida. Quem está atento a conquistar as vivências éticas e saudáveis do presente, com vistas ao futuro que quer construir, não gera espaço para sentimentos com inveja e ciúmes.
Caso persista a sensação, será recomendável que você reflita cientificamente com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.