O que eu faço pra não ter insegurança na relação e não ter medo de ser trocado

Feita por >Rafael · 29 ago 2023 Dependência emocional

Eu e minha parceira deu um tempo para que eu me curasse da dependência emocional, o que devo fazer pra eu nao sentir mais aquela sensação de insegurança e do medo de ser trocado por outra pessoa?

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá Rafael, o ideal é passar pelo processo terapêutico para entender sua dependência emocional, seus medos e inseguranças.
Invista em você.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

31 AGO 2023

Olá Rafael,
para que você consiga responder a sua pergunta é preciso conhecer mais da sua história para sabermos de onde vem essa insegurança e medo. Pelo seu relato a sua insegurança e medo o levou para uma situação desagradável no relacionamento a ponto da sua parceira pedir um tempo. Sugiro que busque ajuda para trabalhar a sua insegurança e medo. Fico a disposição para um breve encontro online para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

31 AGO 2023

Olá Rafael, neste tipo de situação é necessário entender o que gera e mantém estas sensações de insegurança e medo, como é essa dependência, quais impactos esta dependência e insegurança geravam na relação de vocês, através de um processo psicoterapêutico você conseguirá entender o que se passam nestes momentos e refletir sobre perguntas como as citadas acima, através do autoconhecimento você conseguirá amenizar estes sentimentos e compreende-los melhor, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

30 AGO 2023

Olá Rafael! Obrigado por se manifestar. Dependência emocional é uma expressão altamente inadequada, impossível. Emoções são vividas, muitas vezes a contragostos de quem as vivencia, imagina explicar que elas dependem dos outros. Isso é altamente inadequado.
Certamente você precisa amadurecer, desenvolver entendimento de tua personalidade, identidade, essência.
Conte com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

30 AGO 2023

É ótimo que você esteja buscando maneiras de lidar com esses sentimentos de insegurança e medo após dar um tempo em seu relacionamento. Mas o ideal é que busque entender, por meio da psicoterapia, quais são as raízes da sua insegurança, para que assim possa desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos.

Carine Pereira Psicólogo em Salvador

1 resposta

30 AGO 2023

Olá Rafael.
Você precisa fazer terapia para tratar o sentimento de menos valia, a baixa auto estima e inassertividade na relação.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba