Como não ter medo de ser traída?

Feita por >Maria eduarda* · 20 fev 2022 Ciúmes

Oi eu sou a maria Eduarda, e estou em um relacionamento a mais de 1 ano e 8 messes. E eu me sinto muita insegura, me sinto muito menos que ele, eu me alto comparo todos os dias com ele. Como no meu relacionamento passado eu fui traída 3 vezes, Agora que estou em outro relacionamento, estou com medo de que isso aconteça novamente, no momento ele está fazendo faculdade, e esse meu medo só ALMENTO, vai que ele me troca, acha uma mais bonita, eu tenho muito medo disso, e isso acontece todos os dias.

A melhor resposta 1 MAR 2022

Olá Maria Eduarda,

Obrigada por nos escrever. Você nos relata que está insegura e com medo de ser traída novamente e que isso só aumenta com possibilidades de ele encontrar alguma pessoa mais bonita e que isso aumentou por ele estar na faculdade. Todos os fatores que você nos trouxe não são elementos que você possa ativamente mudar, são externos, assim sendo, lhe restam a ansiedade e o medo que te afligem por não ter o controle sobre a situação.
Pessoas mais bonitas sempre vão existir, mas não necessariamente serão as corretas para a vida que ele planeja, levando em consideração personalidade, compatibilidade, projetos de vida, etc. Mantenha calma e trabalhe seus medos e inseguranças.
O que você pode fazer agora é olhar para si mesma. Os projetos de vocês estão alinhados? Como está a comunicação? Ele está fazendo faculdade e avançando a carreira, como você se sente sobre isso? A sua carreira tem avançado também? Como você tem se sentido sobre você mesma ultimamente? A psicoterapia ajuda bastante nessa fase, te auxiliando a refletir melhor sobre a sua autoestima, autoconhecimento, projeto de vida solo e em casal.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

22 FEV 2022

Maria Eduarda. O ciúme pode ser muito prejudicial aos relacionamentos. Vc pode aprender a controlar/ dominar seus medos.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 FEV 2022

Maria Eduarda,
O que significa traição? é preciso esclarecer este termo e a abrangência dele.
Qual o objetivo de vida de voces? De cada um?
O que voces esperam do casamento? Como querem viver voces juntos?
Voces são verdadeiros um com o outro? Voces expressam sentimentos?
Quais as fantasias que cada um tem do relacionamento? Da sexualidade?
Voce foi traída no outro relacionamento... viu as razões? Por que isso aconteceu?
A vida é tão sábia que se aprendeu a lição, ela se repete até aprender!
O que será que voce precisa entender em você mesma a respeito da vida e do relacionamento?
Conhecimento de si mesma, correção de rotas, aprendizagem das lições da vida é a garantia do que acontece e do que não acontece. Tudo o que voce vive de forma inconsciente, mecanicamente, voce atrai para si e voce chama isso de destino.
Portanto, é necessário se conhecer para ter as respostas. Nada acontece por acaso.
Voce pode não aceitar o que estou colocando, mas as coisas são como são e não como queremos que sejam.
As coisas acontecem conosco para aprendizagem, para a superação, para crescimento.
Abraços e se sentir desafiada, faça Psicoterapia...
Vais gostar e precisa.

5817 respostas

21 FEV 2022

Ola Maria Eduarda
Confiança é a sua resposta.
Pelo seu relato sua autoestima e autoconfiança estão muito abalados. A terapia pode te ajudar a melhorar.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

21 FEV 2022

Olá Maria Eduarda, tudo bem? Esse medo é normal, afinal de contas já aconteceu anteriormente com outra pessoa mas é preciso ter em mente que são pessoas diferentes, relações diferentes também, talvez seja interessante e será muito benéfico, você buscar por ajuda profissional e trabalhar essa insegurança, pense nisso, se dê uma chance e dê uma chance para seu relacionamento atual.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

21 FEV 2022

Olá Maria Eduarda! Grato por perguntar. Parar de trair a si mesma é a solução. Explicando: insegurança, sentir-se menos, fixar memórias, justamente na parte ruim do relacionamento anterior, é extrema auto traição. Você precisa melhorar a autoconfiança.
Você não está vivendo espontânea, confiante, harmônica para construir sua graça, sua naturalidade, suas expressões, seus planos, seu aprimormento. A pessoa natural, espontânea, aprendendo sobre a vida ao viver, é pessoa altamente interessante.
Estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8634 respostas

21 FEV 2022

Oi, Maria Eduarda
Esse medo de ser traída, em geral, se associa a sentimentos de insegurança e baixa autoestima. Me pergunto como você se sentiria se ele decidisse terminar o relacionamento. Me parece que seria bem desagradável.
Mas assim perdemos nossa noção de liberdade no relacionamento. Passo a estar nele não porque quero, mas porque não me vejo fora dele, parece assustador demais sair.
Quando temos a segurança de autossuficiência e rede de apoio, não tememos a saída da relação pois sabemos que, se isso acontecer, estarei segura mesmo assim.
Esses passos podem ser trilhados em um processo de terapia, assim podemos explorar como essa vivência se deu e como pode se desfazer, cedendo lugar à algo mais saudável.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha