Tenho medo de ser traida porque um dia eu fui a amante

Feita por >Lola · 16 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu me apaixonei por uma pessoa mais velha do que eu eu não queria isso, quanto mais eu tentava esquecer mais eu gostava dele, foi mais forte do que eu, sei que é errado porque ele era casado, mais mesmo assim me envolvi (e o pior é que ele era meu padrasto), quando minha mãe descobriu ficou louca, aí ela disse que um dia ele ia fazer igual comigo, hoje com 19 anos eu moro com ele (casada no caso) já tem 1 ano e 6 meses, eu não quero ser traída, mais o que mais me deixa louca é saber que eu mereço tudo isso pelo o que eu fiz com a minha mãe, eu sou extremamente ciumenta, eu quero ser assim, mais tudo me faz lembrar o que aconteceu (já tem 5 anos, na época eu tinha 14 pra 15 anos), eu não sei mais o que fazer com toda essa insegurança e pra piorar ele trabalha numa faculdade e o ambiente lá é muito imoral, inclusive teve uma menina lá da minha idade que estava dando em cima dele, e eu fiquei muito mal com isso, tive medo dele me trocar igual fez com a minha mãe

A melhor resposta 17 FEV 2023

Olá Lola! Obrigado por escrever. Parabéns pela percepção. É isso mesmo. A pessoa que tem maior medo de ser traída é o traidor, pois vivencia em sem íntimo a certeza desse tipo de possibilidade. Sei que é difícil a você, sei que você não quer ouvir o que tenho para te dizer, mas é preciso que eu lhe passe possibilidades razoáveis. Namorar justo o companheiro da mãe, é o cúmulo da impulsividade, da acomodação. Você, antes, muito antes de namorar com outra pessoa, precisa amadurecer, viver tua adolescência, tua juventude. Isso se faz com estudos sérios e consistentes, com trabalho ou preparação séria para o trabalho. Isso se faz com a prática de esportes coletivos, com turma consistente de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis. Você pode ter estranhado a referência da palavra "adolescência", mas amadurecer e nossa sociedade complexa demora mesmo. Não dá para você organizar vida com parceiro de reciprocidade, harmonia, maturidade, companheirismo, com as atitudes que vivenciou. O caso de seu "namorado-padrasto é pior ainda. A faculdade é a faculdade, não é imoral ou moral. Lá há pessoas como nos demais lugares da sociedade. Percebe que a imoralidade que você vê na faculdade, está baseada em vivências tuas, não nos fatos que possam ser estendidos a todos que estão na faculdade. Cuidado para não ver coisas fora de si, com base em suas vivências. Há em você, há na multidão, situações, diferentes, as vezes melhores, as vezes piores, as vezes corretas, as vezes erradas.
vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.

8634 respostas

13 ABR 2023

Parabéns pela percepção. É isso mesmo. A pessoa que tem maior medo de ser traída é o traidor, pois vivencia em sem íntimo a certeza desse tipo de possibilidade. Sei que é difícil a você, sei que você não quer ouvir o que tenho para te dizer, mas é preciso que eu lhe passe possibilidades razoáveis. Namorar justo o companheiro da mãe, é o cúmulo da impulsividade, da acomodação. Você, antes, muito antes de namorar com outra pessoa, precisa amadurecer, viver tua adolescência, tua juventude. Isso se faz com estudos sérios e consistentes, com trabalho ou preparação séria para o trabalho. Isso se faz com a prática de esportes coletivos, com turma consistente de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis. Você pode ter estranhado a referência da palavra "adolescência", mas amadurecer e nossa sociedade complexa demora mesmo. Não dá para você organizar vida com parceiro de reciprocidade, harmonia, maturidade, companheirismo, com as atitudes que vivenciou. O caso de seu "namorado-padrasto é pior ainda. A faculdade é a faculdade, não é imoral ou moral. Lá há pessoas como nos demais lugares da sociedade. Percebe que a imoralidade que você vê na faculdade, está baseada em vivências tuas, não nos fatos que possam ser estendidos a todos que estão na faculdade. Cuidado para não ver coisas fora de si, com base em suas vivências. Há em você, há na multidão, situações, diferentes, as vezes melhores, as vezes piores, as vezes corretas, as vezes erradas.

Luan Silva Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

18 FEV 2023

Olá Lol, espero que esteja tudo bem com você.

Será que você sabe realmente o que deseja para um relacionamento afetivo? Quais são seus objetivos dentro de um relacionamento, onde você espera chegar com esse relacionamento, como ele pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal, profissional e emocional? Você precisa ter tempo para vivenciar sua vida, construir todas essas respostas, a partir uma reflexão mais detalhada sobre o que você deseja par si própria. Será que você sabe o que deseja para sua vida, a nível profissional, a nível de estudo? Existem diversos outros setores de nossas vidas que precisam de nossa atenção, que vai nos impulsionar a crescer como pessoas, e realizar nossos objetivos e sonhos, e nos dar uma segurança real em nossas vidas. Mas, no momento, pelo seu relato, me questiono se você está conectada com esses outros lados, muito importantes para seu desenvolvimento. Você está apenas olhando para essa relação, como se fosse a coisa mais importante, e está sofrendo, com medo, pois ela começou de uma forma que não te trouxe confiança, e nem segurança, e nem trará. Não há nada que possa ser feito par mudar esse início, mas é possível modificar o seu futuro, agindo agora no presente. Você tem toda uma vida para ser explorada, e você pode chegar a lugares que nem sequer imaginava que poderia. Mas, se você for deixando o tempo passar, pode ser que perca anos preciosos de sua vida, considerando apenas seu relacionamento como aquilo de mais importante que existe em sua vida. Relacionamentos podem acabar, e isso acontece com frequência. Mas o tempo que você investe em si própria, nunca será em vão, pois ele vai te ajudar em seu crescimento. Por isso, é interessante você começar a olhar para si própria, e para seu próprio desenvolvimento, seus objetivos e seus sonhos agora. Um Psicólogo pode te ajudar neste processo, e se houver possibilidade, procure um profissional para que você possa ter um suporte adequado, que vai te auxilia em seu processo de entendimento desta questão.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende comigo a sua sessão que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém