Como lidar com o medo de ser traído?

Feita por >Liam · 4 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, me chamo Liam, quando era mais novo, vivenciei um extenso conflito com minha família, meu pai e minha mãe brigavam constantemente, um dia quando estava olhando o celular da minha mãe, descobri que ela estava traindo meu pai, e por causa de suas súplicas, ocultei a informação, meu pai acabou descobrindo e no final, a relação chegou ao fim, não apenas isso foi traumático, como em pouco tempo antes, eu havia tido um relacionamento de dois anos, onde eu amava verdadeiramente uma pessoa que me traiu, mesmo jurando não ter feito, até mesmo quando eu mostrei a foto dela com outro em um momento íntimo.
Depois de algum tempo, eu comecei a namorar uma mulher, muito segura, uma pessoa maravilhosa de fato, mas algo no meu peito não está normal, já fazem três anos que estamos namorando e mesmo assim, toda vez que eu digo "eu te amo" algo na minha cabeça sussurra "vai acontecer outra vez".
A pessoa com quem estou é maravilhosa, na verdade acho que é a única vez que realmente poderia dar certo pra mim, mas algo em mim não aceita, mesmo lutando, não aceita, algo em mim rejeita, e só deseja ir embora.
Como faço para lidar com esse "algo" que tanto machuca a mim?
Muito obrigado desde já.

A melhor resposta 6 AGO 2023

Liam,
Precisa fazer Psicoterapia para curar teu emocional.
Na tua mente está a informações de traições, infidelidades, enganações, mentiras.
Isto não é a vida, é como tua mente registrou, resultado das experiências vivenciadas.
Precisa corrigir estas informações pois elas impossibilitam que tenhas uma vida harmoniosa e gratificante.
Precisa entender quais são as coordenadas da vida e quais são as coordenadas do sistema, do meio.
Precisa aprender viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício.
Sem este trabalho consigo mesmo, não vai conseguir superar esta dúvida, esta desconfiança, esta insegurança.
Abraços

5817 respostas

10 AGO 2023

Boa tarde, Liam.
Sinto muito que tenha passado por essa situação em sua família. Deve ter sido uma carga em tanto. Mas uma forma de lidar com esse "algo" que te machuca seja encarando-o frente a frente e avaliando o que dele ainda não se resolveu.
Falar sobre essas situações nunca é fácil, às vezes reviver traz a mesma sensação de dor. Mas em alguns momentos é preciso retornar em pontos obscuros da vida para poder seguir em frente com mais leveza.
Te convido a iniciar um processo terapêutico, talvez isso possa te auxiliar a enfrentar esse "algo".

Abraço
Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

8 AGO 2023

Oi Liam! Obrigado por escrever. Desculpe-me a demora por responder. Não podemos cuidar de possíveis traições de outras pessoas. O que podemos cuidar é para que não traiamos a nós mesmos. Entendo que a história de seus pais gerou uma sensação de fragilidades dos relacionamentos, das pessoas. Na verdade, a maior parte das pessoas, vivem episódios de traição. Há nesse caso um conflito entre o instinto humana e a organização cultural. A segurança, a fidelidade está contida na natureza confortante dos vínculos, mas muitas vezes, o impulso fala mais alto. Isso não destrói, não desqualifica as pessoas, mas abala a confiança.
Por essa razão, é importante, é preciso que você confie em si, vivencie harmonia interna. Você não pode temperar a personalidade de tua namorada colocando como características dela, elementos desagradáveis de tua história. Não permita que as coisas se misturem.
Procure reorganizar tua essência a partir de você mesmo, dos seus ideias, de tuas posições firmes. Não obscureça sua expressão plena por causa dessas vivências. Seja você mesmo, construa-se.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

6 AGO 2023

Em primeiro lugar você precisa entender que a história da sua mãe não é sua história...ou seja não é porque houve uma traição familiar que a história sempre vai se repetir ....você pode fazer terapia para mudar a forma de enxergar as coisas

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

5 AGO 2023

Olá Liam,

Seu medo é completamente compreensível, principalmente pelas situações as quais você foi exposto.
Ter que segurar um segredo dos seus pais e ver esta lástima acontecer com você pode ter feito com que você tenha perdido um pouco da fé nas pessoas.

Este receio que você apresenta pode ser infundado, pois, com a qualidade do seu atual relacionamento, pode ser que seja apenas a "voz do trauma" te sussurrando o que você já vivenciou.

Uma dica seria toda vez que ouvir esta voz, analise a situação real, como: "ela me deu algum indício de que pode estar me traindo?", "ela está diferente comigo ou tendo algum comportamento incomum em relação a nós?", "será que esta sensação que eu tenho tem embasamento na realidade?"

Essa dica pode ajudar a lidar com o problema.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

5 AGO 2023

Olá Liam.
Agradeço seu depoimento.
Quando filhos descobrem traições dos pais, quase sempre, se sentem traídos também.
Possivelmente você não deve ter trabalhado a traição da sua mãe.
Filhos projetam nos relacionamentos afetivos desconfianças vividas na relação com os pais.
Sugiro acompanhamento psicológico para você, sentir-se-á mais seguro na sua relação afetiva.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

5 AGO 2023

Olá Liam, entendo a preocupação que você sente em sair traído, pois vivenciou isso duas vezes, com mãe e namorada, mas agora precisa entender como é sua nova relação, quais elementos nessa relação te faz desconfiar. Como está em afetando sua atual relação pense em iniciar a terapia para poder limpar o campo nesse novo relacionamento.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

5 AGO 2023

Olá!! Sou a psicóloga Cristiane dos Santos Rodrigues. É um prazer poder te ajudar. Liam, você viveu duas vezes padrões de comportamentos, uma em relação a traição de seus pais outra a traição de seu relacionamento. Inconscientemente você buscou uma mulher semelhante a sua mãe, aquela que te traiu, a mente humana repete aquilo que aprendeu por ter esse conhecimento e achar que é o único que conhece. O ambiente influencia não duvide disso, porém buscou lutar contra aquilo que tem na mente, o seu mecanismo de defesa não permite ter pessoas assim na sua vida, por isso luta tanto contra, faça psicoterapia para lidar com esses traumas, que geraram medos e inseguranças e só assim suas feridas serão cicatrizadas e conseguirá ter um relacionamento leve, em continuidade saberá se o relacionamento atual é verdadeiro. Um abraço!!

Cristiane Dos Santos Rodrigues Psicólogo em Uberlândia