Não consigo ter paz, sinto insegurança e medo

Feita por >Tatau · 3 mar 2022 Ciúmes

Estou grávida ,e recentemente descobrir que fui traida novamente com varias meninas diferentes!! Ou seja foram muitas traições, terminamos pela segunda vez e voltamos novamente! O problema é que nao me sinto mais segura , não confio mais nele , ele ainda mantem os contatos com as meninas e ainda sai todo final de semana com os amigos !! Como posso confiar em alguém assim ?se ela nao me passa confiança? Eu tento terminar mais não consigo , nao sei se é o certo. Tudo que ele faz me irrita , quando ele esta no celular ja penso coisas , nao consigo mais demonstrar carinho, amor ,quando eu olho para ele so sinto tristeza e decepção.
Não consigo sair e nem ficar ,estou ficando doente não sei oque fazer
Alguém me ajude pfv????

A melhor resposta 4 MAR 2022

Tatau, boa tarde!

A gestação é um momento que pode gerar insegurança, às mudanças hormonais e no corpo podem ocasionar vários outros sentimentos na mulher. É um momento que você precisa se cuidar, tente focar em você e no seu bebê.
Quanto às traições é uma situação que não é do seu controle, por ser algo que não é de seu comportamento, mas sim do outro. É algo que diz respeito a ele, então qualquer mudança deve partir dele, vale pontuar que o outro não muda, se não quiser mudar. Você precisa entender que a postura dele, em nada tem haver com você, essa atitude é uma falta na estrutura dele, o porquê dele buscar isso na traição, são respostas que só uma análise com ele poderia responder. Entendo sua insegurança e sua não confiança, mas talvez, seja o momento de tomar uma atitude. Pare e pense, vale a pena continuar vivenciando essa situação? Pense o que tem prioridade para você nesse momento, sua saúde mental, sua gestação , seu bebê ou essa relação que tem te causado todos esses sentimentos ruins?

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

22 MAI 2022

Oi, Tatau! Sinto muito que esteja passando por isso nesse momento tão delicado que é a gravidez. Você precisa começar a perceber seus pensamentos quando está em vias de terminar, para entender os motivos que te fazem ficar e trabalhar em terapia em cima disso. Me parece que esse relacionamento já acabou e você está presa por algum motivo que pode ser justamente a vida que está gestando e o que acha que o término pode reservar pro seu bebê. O puerpério é um momento de ainda mais instabilidade e vulnerabilidade e você precisa ter ao lado apenas pessoas que te entendam e te apóiem. Pense bem se as atitudes dele te fariam bem em um momento tão difícil para a mulher. Se precisar de ajuda, estou aqui para te atender. Sou mãe de uma bebê também. Um beijo.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

9 MAR 2022

Tatau, vc tem reações com relação a atos por seu namorado praticadas . Vc se sente triste e decepcionada e isto é normal tendo em vista ao q vc relatou .
O q vc deve fazer é procurar ajuda profissional como vc está fazendo.
sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 MAR 2022

Oi Tatau,
Primeiro, precisa analisar o grau de dependência que tem dele! Financeira? Emocional? As duas? Precisa resolver isso e as vezes demora um pouco para conseguir. Toda a carência é suprida por si mesmo e não é o outro que preenche uma carência, seja emocional, seja financeira. Cada um é dono da sua vida, cada um tem o poder de criar a sua realidade.
Depois, é aprimorar, aprofundar o diálogo com ele a respeito da forma de como voces dois querem levar a vida juntos; o que agrada e o que desagrada cada um... pode ser que isto esteja claro para voce mas não para ele, por isso ele te apronta cada final de semana.
Depois mais é voce saber que não veio aqui para ser mãe, nem para ser esposa, muito menos para ser traída, muito menos para ser humilhada... está aqui para se resolver, para compreender por que voce está nesta zona traível, nesta zona de humilhação e resolver estas questões dentro de ti. Tão logo resolva isso, a traição acaba.
Tenha carinho e amor por voce mesma e pelo seu filho(a) que está vindo.
Não tenha nenhuma expectativa por outras pessoas, elas podem nos surpreender, sempre. Por isso da necessidade de combinar como querem prosseguir, se juntos ou não e como e o que acontece se quem não cumprir com o acordo feito.
Se precisar de mais orientações, solicite atendimento
Abraços

5817 respostas

4 MAR 2022

Olá Tatau.
A gestação é um período em que tudo está alterado e se transformando em nossas vidas. Nesse período de transição, fica complicado tomarmos decisões importantes. Portanto, oriento você a praticar o amor próprio e a desenvolver autoconfiança.
Seguem algumas dicas para você obter AUTOESTIMA saudável na Gestação:

1. Estar CONSCIENTE de todas as transformações que estão ocorrendo, físicas e emocionais, perceba: quais os sentimentos presentes, emoções negativas e positivas, tensões físicas e emocionais.

2. AUTOACEITAÇÃO: A partir do momento em que você percebe o que está ocorrendo, fica mais fácil aceitar, mas não no sentido de se acomodar, mas sim de buscar as soluções para os incômodos.

3. AUTORRESPONSABILIDADE: Exercer o controle sobre a sua vida. Pensar em suas habilidades para agir em benefício próprio.

4. AUTO-AFIRMAÇÃO: Expressar seus sentimentos através de palavras e comportamentos de acordo com os seus propósitos e valores. Jamais se contrariar!!!

E, por fim, praticar o AMOR PRÓPRIO:
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, ainda que tivesse toda a fé que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria…O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…”
Coríntios 13

Marley Carvalho Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

4 MAR 2022

Olá Tatau, tudo bem? Sinto muito por toda essa situação viu?! E me pareceu que esse relacionamento não está sendo mais saudável pra ti, talvez seja importante buscar por ajuda profissional para compreender melhor o que você está sentindo e se de fato quer continuar nesse relacionamento, pense nisso e um forte abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

4 MAR 2022

Bom dia Tatau.
Sugiro acompanhamento psicológico para você trabalhar dependência emocional.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

4 MAR 2022

Oi Tatau! Grato por escrever. Você está vendo o processo mais rico que o ser humano pode viver: gerar uma nova vida. Para isso precisa estar harmônica, tranquila, calma. Você precisa poder conversar e ser acolhida para vivenciar essa fase de maneira serena. Veja pessoas de tua história, que sejam de confiança, que sejam sensatas, amadurecidas, conte com elas. Evite ficar sozinha ou pensando muito nessa situação desconfortável. Sendo possível, veja nossos perfis, escolha um de nós, e conte com uma escuta e ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

4 MAR 2022

Olá!
Acho que não temos como controlar o comportamento do outro. Não posso te dizer que há uma forma de evitar a traição de um parceiro. Só posso escolher o que quero em minha vida. As situações em si não são controláveis, mas a sua tolerância sim.
Recomendo que busque um profissional que te ajude a esclarecer isso com calma, para que você tenha um final de gestação prazeroso também.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 MAR 2022

Boa noite tatau
A gravidez é um momento muito rspecial na vida de uma mulher, sempre única.
Tente pensar mais em ti e no bebê.
Se não tem mais confiança e ele permanece saindo com os amigos, pense o que seria melhor pra ti pois a partir desse momento tens duas vida em tuas mãos, a tua e a do bebê.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre